A curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas. Uma raiz que tem encantado pelos benefícios que proporciona. Conheça melhor a Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações. As suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e anti-bacterianas estão a transformar este tempero picante num medicamento natural.
A curcuma tem andado “na boca de meio mundo”, pelos seus efeitos positivos. Há já quem a identifique como uma super raiz, que a tudo faz bem. Mas será mesmo esta uma raiz tão poderosa e benéfica?
Muito presente na Índia, esta raiz será uma das razões para esse país possuir uma das taxas mais reduzidas do mundo em cancros, tão distintos como o do pulmão, da próstata ou do cólon? Fique, então, a conhecer melhor esta super raiz.
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

O que é?
A curcuma ou cúrcuma longa é uma planta medicinal com folhas brilhantes e longas que nas suas extremidades contém uma longa raiz cor de laranja. A raiz alaranjada possui esta cor devido à presença de compostos fenólicos que se chamam curcuminoides. A raiz integra a família das zingiberáceas, um pequeno arbusto trepador que tem vindo a evidenciar grandes qualidades.
Origem e processo
Esta raiz sofre um processo de transformação para ficar em pó e, desta forma, é possível ser usada como especiaria. Tal processo ocorre também com outras raízes.
Esta é uma raiz nativa da floresta asiática. A Índia é um país onde existe muita curcuma, no entanto é possível encontrar esta raiz em muitos países, pois ela é cultivada em climas tropicais.
Leia também: Saúde e bem-estar: 10 benefícios do açafrão para a sua saúde

Outros nomes
Esta raiz, que possui muitas características peculiares que leva a que esteja na origem de diferentes benefícios, é também conhecida por outros nomes, por exemplo: tumérico, açafrão-da-Índia, gengibre-amarelo, açafrão-da-terra.
Culinária
Sendo esta raiz transformada em pó e usada como especiaria, é naturalmente muito comum ter utilidade na culinária. O seu uso é enquanto tempero picante, portanto tem um sabor muito procurado por quem não prescinde destes sabores. No entanto, fruto da sua composição, é também comum ser usada como um remédio natural, pois esta raiz gera diversos benefícios.

Benefícios
Entre os benefícios que esta raiz gera, estão a ação antioxidante, antibacteriana, digestiva anti-inflamatória, contribuindo para uma melhoria na digestão, para a redução do colesterol alto, para a inibição da formação de coágulos, ajudando ainda na perda de peso.
O alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual é outro benefício desta raiz. Ela também contribui para o tratamento e combate da febre, gripe e resfriados. Ainda entre os seus efeitos positivos, está a melhoria dos problemas gastrointestinais e a regulação da flora intestinal, além do estímulo do sistema imunitário, eliminando os vermes intestinais. Assim, podemos encontrar na curcuma um parceiro natural importante.
Além destes benefícios, há outros como desintoxicar e tratar problemas de fígado e evitar crises de asma. A curcuma ou açafrão da índia é, ainda, identificada como uma raiz que permite aliviar inflamações da pele (tais como acne, eczema ou psoríase).

Usos da curcuma
Os ótimos resultados apresentados nos estudos científicos realizados com esta raiz sustentam a tese de que estamos mesmo perante um produto que possui muitas mais-valias. O princípio ativo desta raiz, conhecida como curcuma, é a curcumina. Os seus benefícios são tidos como tão claros que esta está a ser estudada e usada em formatos de pomada ou gel, contribuindo para o tratamento de queimaduras ou feridas na pele.
Esta é ainda usada como infusão, bastando uma colher de café com o pó de curcuma para dotar 150 ml de água fervente das suas características benéficas para a saúde. Um repouso de 15 minutos permitirá à água fervente obter essas características que geram muitos benefícios para o nosso corpo.
Contudo, só se recomenda o consumo de 3 chávenas por dia. Exceder esse número poderá implicar efeitos secundários. Há ainda a opção de tomar cápsulas de curcuma, sendo que destas é recomendado o consumo de apenas 1g por dia (2 cápsulas de 250 mg, a cada 12h).
Leia também: Chá de açafrão é remédio caseiro para tosse e dor de garganta

Contraindicações
É recomendável que o consumo desta raiz, nas suas diferentes dimensões, seja realizado com acompanhamento do seu nutricionista e/ou médico. Na gravidez ou lactação, por exemplo, a curcuma, ou açafrão da índia, só deve ser usada sob orientação médica.
Um consumo errado ou em elevadas quantidades pode levar a possíveis e prováveis efeitos colaterais. Entre estes, podem surgir efeitos como irritação no estômago e /ou enjoo.
É também importante que quem tenha (outros) problemas de saúde, se informe antes de recorrer à curcuma, pois esta está contraindicada a quem tome remédios anticoagulantes e que esteja, por exemplo, com obstrução das vias biliares por presença de pedra na vesícula.
Comentários 2