Início Saúde Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

A curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas. Uma raiz que tem encantado pelos benefícios que proporciona. Conheça melhor a Curcuma: benefícios, como tomar e contraindicações.

Curcuma ou açafrão da índia
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações
4
(2)

A curcuma (Curcuma longa) também conhecida como açafrão da índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmeric, é uma raiz que pertence à família das zingiberáceas. Uma raiz que tem encantado pelos benefícios que proporciona. Conheça melhor a Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações. As suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e anti-bacterianas estão a transformar este tempero picante num medicamento natural.

A curcuma tem andado “na boca de meio mundo”, pelos seus efeitos positivos. Há já quem a identifique como uma super raiz, que a tudo faz bem. Mas será mesmo esta uma raiz tão poderosa e benéfica?

Muito presente na Índia, esta raiz será uma das razões para esse país possuir uma das taxas mais reduzidas do mundo em cancros, tão distintos como o do pulmão, da próstata ou do cólon? Fique, então, a conhecer melhor esta super raiz.

Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Curcuma
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

O que é?

A curcuma ou cúrcuma longa é uma planta medicinal com folhas brilhantes e longas que nas suas extremidades contém uma longa raiz cor de laranja. A raiz alaranjada possui esta cor devido à presença de compostos fenólicos que se chamam curcuminoides. A raiz integra a família das zingiberáceas, um pequeno arbusto trepador que tem vindo a evidenciar grandes qualidades.

Origem e processo

Esta raiz sofre um processo de transformação para ficar em pó e, desta forma, é possível ser usada como especiaria. Tal processo ocorre também com outras raízes.

Esta é uma raiz nativa da floresta asiática. A Índia é um país onde existe muita curcuma, no entanto é possível encontrar esta raiz em muitos países, pois ela é cultivada em climas tropicais.


Leia também: Saúde e bem-estar: 10 benefícios do açafrão para a sua saúde


Curcuma
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Outros nomes

Esta raiz, que possui muitas características peculiares que leva a que esteja na origem de diferentes benefícios, é também conhecida por outros nomes, por exemplo: tumérico, açafrão-da-Índia, gengibre-amarelo, açafrão-da-terra.

Culinária

Sendo esta raiz transformada em pó e usada como especiaria, é naturalmente muito comum ter utilidade na culinária. O seu uso é enquanto tempero picante, portanto tem um sabor muito procurado por quem não prescinde destes sabores. No entanto, fruto da sua composição, é também comum ser usada como um remédio natural, pois esta raiz gera diversos benefícios.

Curcuma
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Benefícios

Entre os benefícios que esta raiz gera, estão a ação antioxidante, antibacteriana, digestiva anti-inflamatória, contribuindo para uma melhoria na digestão, para a redução do colesterol alto, para a inibição da formação de coágulos, ajudando ainda na perda de peso.

O alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual é outro benefício desta raiz. Ela também contribui para o tratamento e combate da febre, gripe e resfriados. Ainda entre os seus efeitos positivos, está a melhoria dos problemas gastrointestinais e a regulação da flora intestinal, além do estímulo do sistema imunitário, eliminando os vermes intestinais. Assim, podemos encontrar na curcuma um parceiro natural importante.

Além destes benefícios, há outros como desintoxicar e tratar problemas de fígado e evitar crises de asma. A curcuma ou açafrão da índia é, ainda, identificada como uma raiz que permite aliviar inflamações da pele (tais como acne, eczema ou psoríase).

Curcuma
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Usos da curcuma

Os ótimos resultados apresentados nos estudos científicos realizados com esta raiz sustentam a tese de que estamos mesmo perante um produto que possui muitas mais-valias. O princípio ativo desta raiz, conhecida como curcuma, é a curcumina. Os seus benefícios são tidos como tão claros que esta está a ser estudada e usada em formatos de pomada ou gel, contribuindo para o tratamento de queimaduras ou feridas na pele.

Esta é ainda usada como infusão, bastando uma colher de café com o pó de curcuma para dotar 150 ml de água fervente das suas características benéficas para a saúde. Um repouso de 15 minutos permitirá à água fervente obter essas características que geram muitos benefícios para o nosso corpo.

Contudo, só se recomenda o consumo de 3 chávenas por dia. Exceder esse número poderá implicar efeitos secundários. Há ainda a opção de tomar cápsulas de curcuma, sendo que destas é recomendado o consumo de apenas 1g por dia (2 cápsulas de 250 mg, a cada 12h).


Leia também: Chá de açafrão é remédio caseiro para tosse e dor de garganta


Curcuma
Curcuma ou açafrão da índia: benefícios, como tomar e contraindicações

Contraindicações

É recomendável que o consumo desta raiz, nas suas diferentes dimensões, seja realizado com acompanhamento do seu nutricionista e/ou médico. Na gravidez ou lactação, por exemplo, a curcuma, ou açafrão da índia, só deve ser usada sob orientação médica.

Um consumo errado ou em elevadas quantidades pode levar a possíveis e prováveis efeitos colaterais. Entre estes, podem surgir efeitos como irritação no estômago e /ou enjoo.

É também importante que quem tenha (outros) problemas de saúde, se informe antes de recorrer à curcuma, pois esta está contraindicada a quem tome remédios anticoagulantes e que esteja, por exemplo, com obstrução das vias biliares por presença de pedra na vesícula.

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média 4 / 5. Numero de classificações: 2

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.