O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala ou grão-de-pato, é uma leguminosa muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo. Excecional alimento com singular valor nutricional, o grão-de-bico é uma leguminosa muitas vezes referida como o grão da felicidade. Certo é que é uma felicidade contar com ele na cozinha pois, além de ser um ótimo substituto do feijão nas refeições, é versátil (permite variadas receitas) e delicioso. Quer cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes? Nós temos os truques e dicas!
Leia também: 10 benefícios poderosos do grão de bico
Aprenda a cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Benefícios do grão-de-bico
O grão-de-bico é um alimento rico e com as suas propriedades nutricionais origina diversos efeitos positivos. Esta leguminosa é rica em proteínas, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
O seu sistema imunológico e a sua saúde cardiovascular melhoram com a presença do magnésio deste alimento. A sensação de bem-estar (recordando este alimento como o grão da felicidade) deve-se a ser uma boa fonte de triptofano. Este aminoácido estimula a produção de serotonina, hormona que origina as boas sensações, o bem-estar e a felicidade. O efeito no cérebro é semelhante ao do consumo de um chocolate, mas mais saudável, pois o grão é menos calórico e não contém gorduras.
Este alimento revela-se um bom amigo dos vegetarianos e veganos, pois é uma das melhores fontes de proteína vegetal. É também particularmente benéfico para as mulheres, pois o grão-de-bico contribui para a fertilidade feminina pela presença da vitamina B9. Além disso ainda ajuda na reposição hormonal na menopausa por ser fonte de fitoestrógenos.

Melhor modo de cozinhar grão-de-bico
Lavar bem os grãos deve ser o primeiro passo a dar, pois permite eliminar qualquer sujidade ou pedras. Posteriormente à lavagem, devem colocar-se os grãos de molho. Devem permanecer em água fria ao longo de pelo menos 12 horas. Assim, o grão-de-bico fica devidamente hidratado neste processo que, além de facilitar a cozedura, ainda preserva a textura dos grãos.
Numa panela comum
Escorra os grãos depois de os deixar de molho por 12 horas. Posteriormente, coloque-os numa panela grande. Cubra os grãos, duplicando em água a quantidade destes. Leve ao lume (médio) até ferver.
Depois, coloque em lume brando com a panela tapada. Permita que assim cozinhe por 1 hora, até os grãos ficarem macios. Depois, basta escorrer e deixar esfriar.

Numa panela de pressão
Depois de colocar os grãos na panela de pressão junte água limpa até cobrir os grãos (a água deve ter uma altura de 4 dedos em relação aos grãos). Junte, então, um fio de azeite e sal a gosto. Deixe que cozinhe por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão, com tampa.
Leia também: 15 razões para comer grão todos os dias
No micro-ondas
Depois do grão ter estado 12 horas de molho, escorra a água. Coloque, então, o grão (numa vasilha com uma tampa no topo) no micro-ondas com água e folhas de louro.
Permita que cozinhe por 8 minutos.
Depois, escorra novamente, remova as folhinhas de louro e aguarde que esfrie. Remova a casca do grão de bico. É um processo que pode não ser muito rápido, mas é simples. Aperte os grãos com a ponta dos dedos, assim irá sair toda a pele.

Húmus
Ingredientes
– 2 dentes de alho
– ½ limão
– 500g grão-de-bico demolhado (em alternativa 1 frasco de grão-de-bico)
– 6 c. sopa com azeite
– 2 c. de sopa com pasta de sésamo (tahini)
– 1 c. de chá com sal
– Cominhos a gosto
– qb pimentão doce
– qb coentros para decorar
Modo de Preparação
– Escorra o grão, depois de passá-lo por água fria.
– Triture o alho, o sal, os cominhos, a pasta de sésamo e o sumo de limão.
– Junte o azeite (reserve uma colher de sopa para decoração).
– Torne a triturar 10 segundos.
– Coloque numa taça de servir e faça a decoração com pimentão doce, salsa e azeite.
– Está pronto a servir!