Início Saúde Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

O grão-de-bico ou como muitos lhe chamam, o grão da felicidade. Quer cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes? Nós temos os truques e dicas!

cozinhar grão-de-bico
Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala ou grão-de-pato, é uma leguminosa muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo. Excecional alimento com singular valor nutricional, o grão-de-bico é uma leguminosa muitas vezes referida como o grão da felicidade. Certo é que é uma felicidade contar com ele na cozinha pois, além de ser um ótimo substituto do feijão nas refeições, é versátil (permite variadas receitas) e delicioso. Quer cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes? Nós temos os truques e dicas!


Leia também: 10 benefícios poderosos do grão de bico


Aprenda a cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

cozinhar grão-de-bico
Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Benefícios do grão-de-bico

O grão-de-bico é um alimento rico e com as suas propriedades nutricionais origina diversos efeitos positivos. Esta leguminosa é rica em proteínas, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

O seu sistema imunológico e a sua saúde cardiovascular melhoram com a presença do magnésio deste alimento. A sensação de bem-estar (recordando este alimento como o grão da felicidade) deve-se a ser uma boa fonte de triptofano. Este aminoácido estimula a produção de serotonina, hormona que origina as boas sensações, o bem-estar e a felicidade. O efeito no cérebro é semelhante ao do consumo de um chocolate, mas mais saudável, pois o grão é menos calórico e não contém gorduras.

Este alimento revela-se um bom amigo dos vegetarianos e veganos, pois é uma das melhores fontes de proteína vegetal. É também particularmente benéfico para as mulheres, pois o grão-de-bico contribui para a fertilidade feminina pela presença da vitamina B9. Além disso ainda ajuda na reposição hormonal na menopausa por ser fonte de fitoestrógenos.

cozinhar grão-de-bico
Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Melhor modo de cozinhar grão-de-bico

Lavar bem os grãos deve ser o primeiro passo a dar, pois permite eliminar qualquer sujidade ou pedras. Posteriormente à lavagem, devem colocar-se os grãos de molho. Devem permanecer em água fria ao longo de pelo menos 12 horas. Assim, o grão-de-bico fica devidamente hidratado neste processo que, além de facilitar a cozedura, ainda preserva a textura dos grãos.

Numa panela comum

Escorra os grãos depois de os deixar de molho por 12 horas. Posteriormente, coloque-os numa panela grande. Cubra os grãos, duplicando em água a quantidade destes. Leve ao lume (médio) até ferver.

Depois, coloque em lume brando com a panela tapada. Permita que assim cozinhe por 1 hora, até os grãos ficarem macios. Depois, basta escorrer e deixar esfriar.

cozinhar grão-de-bico
Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Numa panela de pressão

Depois de colocar os grãos na panela de pressão junte água limpa até cobrir os grãos (a água deve ter uma altura de 4 dedos em relação aos grãos). Junte, então, um fio de azeite e sal a gosto. Deixe que cozinhe por 15 minutos, a partir do momento em que a panela pegar pressão, com tampa.


Leia também: 15 razões para comer grão todos os dias


No micro-ondas

Depois do grão ter estado 12 horas de molho, escorra a água. Coloque, então, o grão (numa vasilha com uma tampa no topo) no micro-ondas com água e folhas de louro.

Permita que cozinhe por 8 minutos.

Depois, escorra novamente, remova as folhinhas de louro e aguarde que esfrie. Remova a casca do grão de bico. É um processo que pode não ser muito rápido, mas é simples. Aperte os grãos com a ponta dos dedos, assim irá sair toda a pele.

cozinhar grão-de-bico
Truques para cozinhar grão-de-bico sem que este perca nutrientes

Húmus

Ingredientes

2 dentes de alho

½ limão

500g grão-de-bico demolhado (em alternativa 1 frasco de grão-de-bico)

6 c. sopa com azeite

2 c. de sopa com pasta de sésamo (tahini)

1 c. de chá com sal

Cominhos a gosto

qb pimentão doce

qb coentros para decorar

Modo de Preparação

Escorra o grão, depois de passá-lo por água fria.

Triture o alho, o sal, os cominhos, a pasta de sésamo e o sumo de limão.

Junte o azeite (reserve uma colher de sopa para decoração).

Torne a triturar 10 segundos.

Coloque numa taça de servir e faça a decoração com pimentão doce, salsa e azeite.

Está pronto a servir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.