Em Covas do Monte vivem um pouco mais de meia centena de pessoas que entre as muitas ocupações cultivam as “terras de pão” e dedicam-se à pastorícia no “monte”. Na aldeia de Covas do Monte existem bovinos, ovinos e caprinos. De todos são os caprinos que devido ao seu número, cerca de 2500, marcam o dia a dia dos habitantes.

Diariamente sobem os montes guardados pelo pobreiro que de forma rotativa vai cabendo a todos. São saberes e formas de vida que o decorrer do tempo inculcou nas pessoas que em Covas do Monte se podem vivenciar.

Para chegar à aldeia de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, é preciso percorrer um caminho sinuoso mas de rara beleza, atravessando a serra da Freita e vislumbrando as de Montemuro e da Gralheira. O passeio vale por si só, mas o melhor está ainda para chegar! Situada na serra de São Macário, Covas do Monte está a 450 metros de altitude, pelo que aqui se respira um ar puríssimo.

A paisagem verdejante, com montanhas a toda a volta, a que ninguém fica indiferente, é pontuada por rebanhos, criando um cenário bucólico. Por aqui abaixo corre água fresquíssima, encaminhada para a aldeia e distribuída pelos campos através de um regadio tradicional.

Encaixada nos montes, a aldeia fica no sopé da montanha e oferece um passeio único por entre as suas ruas estreitas e sinuosas e o aglomerado de casas, quase todas construídas em xisto e com telhados lousa.