Início Saúde Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Há alimentos que são tidos como saudáveis (e são), mas escondem efeitos que devem ser conhecidos! Confira as contraindicações do alho que muitos desconhecem.

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Confira as contraindicações do alho que muitos desconhecem. O alho é um alimento usado frequentemente. Ele normalmente integra o refogado, fazendo companhia à cebola e ao azeite (embora possa integrar outros produtos alimentares, como alho francês, tomate, entre outros).

O alho contém diversas propriedades que o tornam num alimento particularmente benéfico para a saúde. Contudo, apesar de ser alvo de diversos estudos científicos a enaltecer as suas virtudes (e tem muitas!), as suas desvantagens são bem menos faladas, mas também devem ser conhecidas!

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Contraindicações do alho que muitos desconhecem

O alho

Este alimento de uso quase diário está na origem de diversos benefícios. Ele está associado a tantos benefícios que se torna difícil juntá-los a todos num só artigo. Ele é um alimento que apresenta uma riqueza nutricional fantástica. É uma fonte rica em antioxidantes e contém flavonóides.


Leia também: Alho, mel e vinagre de maçã: a receita que trata muitas doenças


No alho, podemos encontrar diversos princípios curativos que se revelam preciosos para a saúde. Ele tem uma ação antisséptica, antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória, entre outras. A ciência confirma-o, mas antes disso muitos povos já o usavam como parte de um remédio caseiro com efeitos poderosos.

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Tabela nutricional do Alho (coher de chá 2,8 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 4 kcal 0,2 %
17 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,9 g 0,3 %
Açúcares < 0,1 g < 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar < 0,1 g < 0,1 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 1,6 g < 0,1 %
(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.
Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Benefícios para a saúde

Entre os vários benefícios que surgem na sequência de se comer alho (se for cru, o efeito é bem superior) está o fortalecimento do sistema imunitário. Ele também melhora a saúde vascular cerebral.

É amigo do coração, da saúde cardíaca e venosa, assim como mantém limpas e desimpedidas as artérias, ativando a circulação periférica; melhorando a circulação linfática e até afastando os vampiros que, por ventura, andem por perto.

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Outros benefícios

Sabia que o alho pode ser usado como inseticida? Ele é um produto tão fantástico que pode ter muitas outras utilidades e ser usado para fins não gastronómicos. Se plantar alho em torno das couves, ele irá afastar diversos insetos.

Também pode preparar uma solução simples e caseira e borrifar alho sobre as plantas infestadas com insetos ou fungos. Ela ajuda a planta a recuperar, pois afasta os fungos e insetos.

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Contraindicações do alho

Sendo verdade que o alho gera diversos benefícios, não é menos verdade que fruto das suas características ele também gera efeitos negativos que devem ser conhecidos. São muitos a usar o alho como parte de um remédio caseiro.

Contudo, esta planta pode ser tóxica, pode até matar em determinados contextos. O alho faz parte dos remédios caseiros que podem revelar-se bastante prejudiciais. Para pessoas comuns e saudáveis, não há problema, se ele for consumido normalmente, cru ou cozinhado, e usado enquanto tempero ou integrado em refogados.

Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Pessoas que devem evitar comer alho

Quando o alho é usado como medicamento, as quantidades do princípio ativo do alho são muito superiores do que quando ele é integrado na comida, cozinhado ou quando é comido cru, como tempero.

Contudo, tomar cápsulas de óleo de alho e até comer alho, pode revelar-se bastante perigoso para determinadas pessoas, nomeadamente pessoas que: tenham realizado uma cirurgia recentemente; tomam remédios anticoagulantes, têm problemas de coagulação sanguínea; tenham sofrido hemorragias; têm menstruação muito abundante; tenham a pressão arterial muito baixa (no calor, ainda é pior). O consumo de alho deve ser evitado por estas pessoas.

O consumo de alho cru, como remédio caseiro, ou o consumo de cápsulas de alho potencia o efeito anticoagulante, tornando o sangue mais fluído, o que em determinados contextos é bom, mas pode ser prejudicial (ou até letal) noutros.


Leia também: O que acontece se eliminar os hidratos de carbono da sua dieta?


Contraindicações do alho
Contraindicações do alho que muitos desconhecem

Medicação

O alho pode interferir na medicação. Deve evitar o consumo de alho, se tiver a tomar determinados medicamentos, tais como: medicamentos para o coração; medicamentos para o controlo da hipertensão arterial; antibióticos; antifúngicos; antilipídicos (estatinas); anticoagulantes; anticoncepcionais; retrovirais.

Agora que conhece os possíveis efeitos secundários do consumo de alho em determinados contextos, informe-se bem antes de seguir as sugestões de certo remédios caseiros.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.