Se acha que tem a conta da luz alta, saiba como reduzir a conta da eletricidade. Nos dias que correm, é cada vez mais importante evitar gastos supérfluos. Todos nós sabemos que a conta da luz tem a sua importância na gestão do orçamento da casa. Por vezes, somos surpreendidos com uma conta da luz muito alta, uma realidade que pode surgir por erro. No entanto, devemos estar atentos, porque podemos adotar maus hábitos que interferem e muito no gasto de eletricidade.
Por isso, convém alterar pequenos hábitos diários para causar uma mudança que pode ser positiva para toda a família. Há vários euros que se pode poupar por mês com a eletricidade que num espaço de um ano pode representar uma quantia significativa. Esse valor pode ser usado para uma jantarada em família ou, simplesmente, ser poupado…
Saiba como resolver quando tem a conta da luz alta
Podem existir diversas razões para uma conta da luz muito alta. Por exemplo, pode ser por causa de algum aparelho que se tenha por casa que se encontre a consumir mais do que deveria.

No verão, usa-se e abusa-se da ventoinha. No inverno, há um uso de aquecedores excessivo. Ambos os casos podem justificar um aumento significativo na conta da luz. É ainda possível ser feita uma leitura errada do contador.
O NCultura reuniu um conjunto de dicas que irão ajudar a que consiga fazer uma redução significativa do consumo de luz. Desta forma, terá a oportunidade de poupar dinheiro.
Dicas para poupar na fatura da eletricidade
Verifique o que os diferentes operadores têm para oferecer e escolha a melhor tarifa para si. No momento de escolher, tenha em conta o que se adequa à sua família.
Ajuste a potência elétrica da sua casa, segundo as suas necessidades.

Opte por candeeiros com luz dirigida. Uma iluminação orientada para o que está a fazer permite que se evite ter toda a divisão iluminada. Desta forma, se só estiver a necessitar de um pequeno ponto de luz, escusa de ter várias luzes ligadas.
Evite ao máximo usar ar-condicionado. Atue conforme a temperatura. No verão, ligue uma ventoinha. No inverno, opte por se tapar com agasalhos e mantas. O ar-condicionado gasta muita eletricidade, o que tem muito impacto na conta.
No momento de comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes. Sabia que pode poupar muito na fatura da luz com a troca do aparelho? Anualmente, pode poupar até 35€, por ano, simplesmente por trocar o frigorífico por um novo, mais eficiente?
Faça por substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Estas últimas duram muitos mais anos. Além disso, elas consomem apenas 1/4 de energia para produzir a mesma intensidade luminosa.
Tenha em atenção as funcionalidades dos seus aparelhos eletrónicos. Não os deixe em stand-by (posição de espera). Estima-se que o consumo médio dos aparelhos em stand-by corresponda a 377 kWh/ano, o que significará uma despesa superior a 40 euros.
Quando as luzes não são necessárias, desligue-as. Apesar de ser algo simples e óbvio, a verdade é que a maioria das pessoas esquece-se frequentemente de fazê-lo.
Abra cortinas e tire o máximo partido da luz natural. Faça-o sempre que possível, uma vez que fará com que não acenda as luzes ao longo do dia.
Quando tiver de usar a máquina de lavar a loiça, opte pelo programa mais económico. O eletrodoméstico tem programas mais intensos que podem demorar quase o dobro do tempo. Por isso, acabam por gastar mais eletricidade e mais água. Frequentemente, esse é um gasto desnecessário.
Quando recorre ao forno, por exemplo, para fazer uma refeição ou um bolo, deve desligar o forno 10 minutos antes do final da cozedura, porque a comida acabará de cozinhar durante esse tempo. Além disso, esse gesto permitirá que se poupe eletricidade.
O frigorífico é um dos maiores consumidores de eletricidade que temos em casa. Deve fazer por manter este eletrodoméstico (bem) fechado. Além disso, deve ter sempre o termómetro ajustado na temperatura indicada.
Faça um uso estratégico do eletrodoméstico. Retire tudo o que necessitar do frigorífico de uma só vez. Estar constantemente a abrir o frigorífico para ir buscar um produto de cada vez representa um grande gasto.
Se está a gostar destas dicas, aprenda também a poupar:
- Aprenda a poupar energia no frigorífico
- Aprenda a poupar água em casa e na cozinha
- Como poupar no ar condicionado? Tome nota!
Para descongelar os alimentos, deve optar por retirar os mesmos do congelador com algumas horas de antecedência. Reduza o uso do microondas e não o coloque nessas funções.
Opte por lavar a roupa a 40º, em vez de 60º. Apesar de aparentar ser uma pequena redução, este gesto representa uma poupança de 55% de energia.
No verão, não use a máquina de secar. Opte por secar a roupa ao sol e ao vento. Ao substituir o eletrodoméstico por este recurso natural, irá poupar na conta da luz!
Estas medidas podem ser pequenos contributos. No entanto, em conjunto, permitem uma poupança significativa no final do mês. Além disso, somando a poupança feita ao longo de um ano, o valor pode surpreender: use-o com sensatez. Poupe-o ou use-o na compra de um aparelho eficiente, por exemplo.
Comentários 1