O consumo excessivo de vinagre de maçã pode ser prejudicial. O vinagre de maçã é, muitas vezes, falado pelos seus benefícios e propriedades vantajosas para a saúde e para o corpo. Porém, o consumo excessivo deste produto também pode ter consequências negativas no nosso organismo. Saiba quais.
Consumir muito vinagre de maçã pode ser prejudicial
1 – Atrasar o esvaziamento do estômago
É verdade que o vinagre de maçã ajuda a evitar aumentos súbitos nos níveis de açúcar no sangue, diminuindo os alimentos que saem do estômago e que entram no sistema digestivo inferior. Consequentemente, a sua absorção na corrente sanguínea é atrasada.
Este efeito não é benéfico em pessoas com gastroparesia, algo comum nos doentes com diabetes tipo 1. Nestas pessoas, o consumo de vinagre de maçã pode agravar os sintomas da gastroparesia e dificultar o controlo do açúcar no sangue.
Leia também
- Aprenda a fazer vinagre de maçã em casa
- Os principais benefícios do vinagre de maçã
- Afinal, lavar o cabelo com vinagre de maçã faz bem?

2 – Ter efeitos colaterais digestivos
O vinagre de maçã pode provocar sintomas digestivos desagradáveis em alguns indivíduos.
Apesar do vinagre de maçã e do ácido acético reduzirem o apetite e promoverem a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão calórica, em alguns casos, essa redução do apetite e da ingestão de alimentos pode estar associada à sensação de indigestão.
Assim, o vinagre de maçã pode ajudar a diminuir o apetite, mas também pode provocar náuseas.
3 – Causar baixos níveis de potássio e perda óssea
Há casos em que o consumo excessivo e prolongado de vinagre de maçã pode estar associado à baixa de potássio no sangue e à perda óssea.
Por isso, a ingestão de vinagre de maçã deve ser sempre moderada e com períodos de intervalo entre as tomas.

4 – Provocar erosão do esmalte dentário
O ácido acético presente no vinagre pode danificar o esmalte dos dentes. Os vinagres, no geral, podem conduzir a uma perda de 1% a 20% dos minerais presentes nos dentes.
Assim, o ácido acético em conserva pode enfraquecer o esmalte dos dentes e levar à perda de minerais e à cárie. Claro que esta situação é mais severa, se o vinagre de maçã for ingerido puro, excessiva e diariamente.
5 – Desenvolver queimaduras na garganta
O vinagre de maçã pode provocar queimaduras no esófago (garganta). O ácido acético, presente no vinagre, é capaz de causar queimaduras na garganta, dor e dificuldade em engolir.
Mais uma vez, esta consequência é mais provável, se o vinagre de maçã for ingerido puro, em excesso e por pessoas mais sensíveis, como as crianças, por exemplo.

6 – Fazer queimaduras na pele
Como é muito ácido, o vinagre de maçã também pode provocar queimaduras, se for aplicado na pele. Assim, é importante ter cuidado com a aplicação de vinagre de maçã na pele, sobretudo se for usado pele e seguido da exposição solar. O mesmo acontece se existirem feridas ou se o produto for posto numa região mais sensível do corpo.
7 – Criar interações medicamentosas
Há, ainda, medicamentos que podem interagir com o vinagre de maçã.
É o caso dos medicamentos para a diabetes. Quem toma insulina ou medicamentos estimulantes da insulina e ingerem vinagre de maçã podem ter níveis perigosos de açúcar no sangue ou potássio.
Outro exemplo é a digoxina (Lanoxina), um medicamento que reduz os níveis de potássio no sangue e que, combinado com o vinagre de maçã, pode causar uma redução excessiva do potássio.
Também alguns medicamentos diuréticos fazem o corpo eliminar potássio. Se se juntar a eles o vinagre de maçã, então os níveis de potássio podem reduzir demais.
Logo, quem toma esta medicação deve ter estes aspetos em atenção.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Consumir muito vinagre de maçã pode ser prejudicial” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…