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Conhece os benefícios do chá? Saiba o que diz a ciência

Conhece os benefícios do chá? Saiba o que diz a ciência. Existe muita informação sobre o chá que deve ficar a saber.

os benefícios do chá
Conhece os benefícios do chá? Saiba o que diz a ciência

Conhece os benefícios do chá? Saiba o que diz a ciência. Existe muita informação sobre o chá que deve ficar a saber. O que é o chá? Há quem defenda que há 1001 chás de todos os tipos e de inúmeros sabores. Contudo, os especialistas mais puristas revelam que existem apenas quatro, sendo eles o chá preto, o chá verde, o chá branco e o oolong.

Sim, conhecemos pelo nome de chá inúmeros outros, como chá de limão, chá de cidreira, chá de camomila, chá de frutos vermelhos, entre inúmeros outros… Contudo, essa variedade é afinal uma imprecisão, pois trata-se apenas de infusões.

Conhece os benefícios do chá? Saiba o que diz a ciência

Chás

Os chás têm todos a mesma origem. Todos provêm de uma planta em forma de arbusto, a Camellia sinensis, que é nativa da China e da Índia. Esta planta formidável contém propriedades que a tornam preciosa para a saúde, estando na origem de diversos benefícios. Algo que difere o chá das infusões é a presença de teína no chá, a qual não existe nas infusões. A teína é a cafeína do chá.

benefícios do chá
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Os benefícios do chá

Todos os chás advêm da mesma planta, mas a sua diferença reside nos diversos processos de secagem e oxidação das folhas. Os chás estiveram na origem de vários estudos que confirmaram que eles estão na génese de muitos benefícios para a saúde.

Por exemplo, é defendido que os chás ajudam a prevenir doenças cardiovasculares ou o entupimento de artérias, assim como também previnem o aparecimento de cancro. Uma das razões para tantos benefícios é a forte presença de antioxidantes (nomeadamente os flavonóides), que podem ajudar a combater os radicais livres, contribuindo para a prevenção das doenças acima mencionadas.

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Conclusões dos estudos científicos

Chá preto: O consumo diário de 3 chávenas de chá preto (ou de chá verde) contribui para prevenir a ocorrência de um AVC isquémico (sendo este o tipo de AVC mais comum).

Chá verde: O chá verde contribui para reduzir o colesterol total e ainda o LDL (considerado o mau colesterol). Tal deve-se à alta concentração de flavonoides.

Chá branco: O chá branco é aquele com maior potencial para ajudar a combater o cancro. Esta tese foi defendida por investigadores da Oregon State University.

Chá oolong: Os consumidores regulares deste chá reduzem o risco de ter níveis de colesterol total, triglicerídeos e LDL (mau colesterol) elevados. Este é um dos benefícios deste chá que é bastante popular, sendo muito consumido na China e em Taiwan.

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O modo correto de o preparar

É preciso saber preparar o chá para não destruir as suas propriedades que originam diversos benefícios.

Primeiro, basta aquecer a água (não se deve ferver) e, mal surjam as primeiras bolhas de ar, desligar o fogão. Junte, então, a erva do chá e coloque a tampa, abafando por 5 minutos, deixando o chá ou a infusão descansar nesse período. Depois, coe o chá, ao fim dos 5 minutos.

Procure um local seco e fresco para conservar o chá. É a melhor forma de preservar as suas substâncias benéficas (nomeadamente os polifenóis e os antioxidantes).

NOTA: Sabia que não deve reaquecer o chá? Além disso, também não deve adicionar nem leite, nem açúcar, à bebida milenar, pois os seus benefícios podem ser comprometidos com tal gesto.

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História

O chá é uma bebida milenar, com muita história. O chá já era consumido pelas suas propriedades medicinais em 2737 a.c., pelo imperador chinês Shen Nung. O primeiro tratado sobre chá foi escrito no século VII. O tratado de Lu Yu, escrito em plena dinastia Tang, apresentava caráter técnico, obra que tornou a China a responsável pela introdução do chá no mundo. Um século mais tarde, o Japão toma contacto com esta bebida que para lá foi levada por um monge budista.

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Europa

Foi só muito mais tarde, por volta de 1559, que os europeus vieram a conhecer o chá. O consumo desta bebida tornou-se mais comum no século XVII. Apesar de terem sido os portugueses os primeiros europeus a consumir o chá, os primeiros a trazerem carregamentos de chá para a Europa foram os holandeses.

Sabemos que atualmente (e tem sido assim desde há muito tempo), o chá é uma das bebidas mais consumidas nas Ilhas Britânicas. Foi uma portuguesa que esteve na origem do típico “chá das 5” inglês; foi Catarina de Bragança que se casou com o rei Carlos II e esteve na origem desse hábito. A filha do rei D. João IV e da rainha D. Luísa de Gusmão levou consigo a sua bebida preferida e encantou os ingleses.

Curiosidade: sabia que o Dia Internacional do Chá se celebra, anualmente, a 15 de dezembro?

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