Sabe porque é que as pessoas que bebem vinho têm uma vida mais duradoura? Conheça o segredo do vinho tinto e os benefícios para a sua saúde!
Muitos já sabem dos vários benefícios que o vinho tinto tem para a saúde. Porém, além do vinho tinto, o chocolate amargo também promete várias vantagens para o bem-estar do nosso organismo.
Ambos os produtos são deliciosos e até combinam bem. São ingredientes que devem ser consumidos com moderação, mas também com alguma regularidade, de maneira a conseguir-se tirar partido dos seus diversos benefícios.
Quer saber qual é o segredo do vinho tinto e do chocolate negro?
Conheça o segredo do Vinho Tinto para a eterna juventude
Um estudo científico das universidades de Exeter e de Brighton, no Reino Unido, concluiu que consumir moderada e regularmente vinho tinto e chocolate amargo é capaz de ajudar a manter as células jovens por mais tempo, o que naturalmente beneficia o nosso corpo, organismo e saúde.
“O chocolate negro é excelente para o coração e as artérias – mais uma razão para garantir que o come em pequenas quantidades com regularidade. Não só consegue baixar-lhe a tensão arterial (não se sente mais calmo após comer chocolate?) como pode ainda reduzir o risco de coágulos (…)”.
Borges, M. (2016). Transforme o Seu Corpo e a Sua Vida em 22 Dias (1st ed.). Leya.

A explicação para o segredo do vinho tinto e do chocolate negro, pode estar numa substância: o resveratrol. Este componente está presente tanto no vinho tinto, como no chocolate amargo. Esta substância tem, comprovadamente, propriedades rejuvenescedoras.
O resveratrol está presente nas uvas tintas, no cacau e nas amoras (entre outros produtos). O polifenol também possui propriedades antioxidantes e também está presente nas uvas. Ele oferece às células mais antigas do nosso corpo o aspeto e o comportamento que tinham quando eram novas.
“Resveratol é uma substância presente no vinho tinto seco ou no suco de uva vermelha. Sua ingestão ajuda aumentar o colesterol bom (HDL) e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.”
Mara Da Silva Nates, G. (2021). Alguns Benefícios Da Medicina Alternativa (1st ed., p. 45). Clube de Autores (managed).
Leia também
- Saúde e bem-estar: 8 benefícios do vinho tinto para a sua saúde
- O melhor bolo de chocolate e vinho do Porto do mundo. Tome nota!
- 11 Vinhos Tintos do Douro (por menos de 5€) para este Natal

O estudo
O estudo científico das universidades de Exeter e de Brighton, no Reino Unido, aplicou as substâncias sintéticas, baseadas em resveratrol, em várias culturas de células.
Por exemplo, os genes responsáveis pela mitose, ou seja, pelo processo de divisão e de multiplicação celular, costumam deixar progressivamente de funcionar, à medida que as células envelhecem.
Porém, a aplicação dos análogos de resveratrol nessas células reativou esse processo de regeneração celular. De acordo com a experiência, após algumas horas de exposição, as células mais velhas começaram a dividir-se mais ativamente.
Os seus telómeros, uma espécie de “capas protetoras” dos cromossomas, costumam reduzir de tamanho com a passagem dos anos. Nesta experiência, também os telómeros aumentaram de tamanho.
Estas conclusões são surpreendentes e animadoras, já que a acumulação de células envelhecidas no corpo é uma das razões para o organismo ficar mais suscetível a doenças. As células senescentes não funcionam tão bem como as mais novas, o que vai ter influência no próprio sistema imunitário do indivíduo.

Os investigadores
Eva Latorre, investigadora da Universidade de Exeter e uma das condutoras deste estudo e experiência, declarou: “Quando eu vi algumas das células das culturas a rejuvenescer não pude acreditar. Aquelas células velhas pareciam-se com células novas. Foi como por magia.”
Lorna Harries, professora de genética molecular na Universidade de Exeter, também comentou este estudo: “Os nossos dados sugerem que usar químicos para voltar a ativar a maior parte dos genes que são desativados enquanto envelhecemos pode restaurar as funções das células antigas.” Harries acrescentou ainda: “Este é o primeiro passo na tentativa de fazer com que as pessoas tenham saúde ao longo da sua vida.”

Conclusão
Mais do que saber, que produtos saborosos como o vinho tinto ou o chocolate amargo são bons para o organismo e contribuem para um envelhecimento saudável. A equipa que conduziu o estudo, concluiu que todos os resultados obtidos, podem ajudar a contribuir para um processo de envelhecimento com mais qualidade.
Além disso, algumas destas conclusões podem ajudar a combater a evolução de doenças degenerativas. Convém ainda recordar que estes produtos têm outras propriedades benéficas para o corpo e para a saúde, como é o caso do vinho tinto que aumenta a fertilidade e ajuda a evitar os problemas cardíacos.
Portanto, passe a incluir vinho tinto e chocolate amargo na sua dieta diária, sempre com moderação, para que os benefícios destes produtos não se transformem em malefícios.