Início Saúde Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

As propriedades do amendoim tornam este num alimento muito benéfico para a saúde, além de muito saboroso! Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos).

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

Vamos ajudar a perceber quais os riscos e benefícios do amendoim. São muitas as pessoas que não prescindem de um bom snack enquanto estão a ver um jogo de futebol. Os amendoins são daqueles produtos que ficam sempre bem quando a família ou os amigos se reúnem para ver a bola a saltar de um lado para o outro. Apesar de ser classificado como castanha, graças ao perfil nutricional, o amendoim é uma leguminosa, parente de outras como o feijão e a ervilha. A planta que o origina é nativa da América do Sul, cultivada há séculos pelas civilizações Maia e Asteca.

Além de ser um alimento que cai bem num contexto social, a verdade é que a nossa saúde agradece um consumo moderado deste produto. As propriedades do amendoim tornam este num alimento muito benéfico para a saúde, além de muito saboroso! Conheça, por isso, alguns dos benefícios do amendoim para a saúde.


Leia também: Saúde e bem-estar: 10 razões para comer alho todos os dias


Conheça os benefícios do amendoim e os riscos

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

O que é?

Este alimento, rico em gorduras boas (estando entre elas o ómega-3), é uma fruta oleaginosa da mesma família de outros alimentos, igualmente muito estimados pelos portugueses, tais como as avelãs, as castanhas e as nozes.

O amendoim, no entanto, possui propriedades que o tornam particularmente útil em determinados contextos, pois está na origem de diversos benefícios. Entre as suas características está o elevado teor de calorias, por isso mesmo deve ser consumido com moderação. É pobre em sal e por conter resveratrol, vitamina E e ácido fólico é um alimento que está na origem de diversos benefícios.

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

Versatilidade

O amendoim pode ser útil para a saúde, mas na cozinha também o é. Pode comprá-lo cru e depois em casa optar por torrá-lo, colocando no forno por 10 minutos, uma boa opção é criar uma pasta. Basta colocar o amendoim no liquidificador e triturá-lo até ter uma consistência cremosa.

Por isso, apesar de idealmente poder ser consumido fresco e cru são várias as criações gastronómicas que recorrem a este ingrediente para fornecer aquele toque especial aos pratos. As sobremesas são as que mais usam o amendoim, pois as suas características tornam-no num alimento particularmente enriquecedor para bolos, chocolates e doçarias.

No entanto, ele pode ser encontrado noutro tipo de receitas, nomeadamente para lanches. Quem adora barras de cereais, sabe como o amendoim pode tornar uma barrita absolutamente irresistível. Além de proporcionar um sabor delicioso, o amendoim gera diversos benefícios. Fique a conhecê-los!

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

Benefícios do amendoim

O amendoim é um alimento que gera diversos benefícios, mas deve ter-se em conta que, para os obter, é necessário que se faça um consumo relativamente regular de amendoim e também moderado. Comer amendoins em excesso pode levar a que não se obtenha o retorno desejado.

Os amendoins são ótimos produtos alimentares e permitem proteger o coração. O resveratrol, que tem vindo a ser muito falado e normalmente está associado aos benefícios das uvas e do vinho, também está presente nos amendoins. Assim sendo, pela presença destas substâncias, os amendoins têm uma ação que permite prevenir doenças cardíacas.


Leia também: Benefícios e curiosidades da Cebola


Além da presença de resveratrol, o amendoim também possui outras propriedades benéficas, nomeadamente vitamina E e fitosteróis que permitem atuar no sentido de prevenir o cancro.

O amendoim é um ótimo alimento pois, além de contribuir para diminuir a inflamação no corpo, também permite diminuir o colesterol, o que é ótimo por diferentes razões. Como contém gordura monoinsaturada, o amendoim permite prevenir aterosclerose.

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

São muitas as pessoas que têm vindo a aderir à moda dos ginásios. Para os adeptos da atividade física, o amendoim também pode revelar-se um bom amigo, sendo uma fonte de energia que é importante, pois permite melhorar o desempenho na atividade. Além de favorecer a recuperação muscular, também auxilia a atingir os objetivos de quem treina, pois promove a hipertrofia .A presença de magnésio e potássio permite a este alimento contribuir para manter a saúde dos músculos e ainda favorecer a contração muscular.

O amendoim também é rico em antioxidantes, o que permite que atue no sentido de prevenir o envelhecimento precoce. O amendoim contém triptofano, que é uma substância que favorece a produção de hormonas do bem estar, o que permite diminuir o stress acumulado e ainda favorecer e melhorar o humor.

Ele contém ácido fólico, por isso o amendoim contribui para diminuir o risco de malformação do bebé e ainda tem uma ação que permite prevenir a anemia.

benefícios do amendoim
Conheça os benefícios do amendoim (e os riscos)

Ter em conta

A palma da nossa mão cheia é a medida adequada, a quantidade certa de amendoins que devemos consumir por dia, de forma a obter os benefícios aqui apresentados. Se optar por uma pasta de amendoim pura, então a quantidade adequada é apenas de 1 colher de sopa, apenas 5 vezes por semana.

O amendoim deve ser evitado por quem tem pele oleosa, nomeadamente na adolescência, pois este alimento pode mesmo agravar a oleosidade da pele e os problemas de acne. Outro problema que o consumo de amendoim pode causar é azia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.