Início Saúde Conheça o lado mau da cafeína

Conheça o lado mau da cafeína

O consumo em excesso ou inadequado de determinados produtos pode gerar efeitos nefastos. Conheça o lado mau da cafeína.

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

O consumo em excesso ou inadequado de determinados produtos pode gerar efeitos nefastos. Conheça o lado mau da cafeína.

O café é bebido regularmente por inúmeras pessoas em Portugal e no mundo inteiro. É das bebidas mais consumidas no planeta. Quando é bebido com moderação, ele está na origem de diversos benefícios para a saúde. Ele contém cafeína que está na origem de boa parte do fortalecimento do organismo.

Contudo, quando o consumo é feito de forma excessiva, pode ocorrer uma overdose de cafeína no organismo, algo extremamente negativo para a saúde. Assim, poderá sofrer diversos sintomas indesejados, como dor de estômago, tremores ou insónias, entre outros efeitos. Quer saber mais sobre esta versão negativa do café?

Conheça o lado mau da cafeína

Gastronomia e outros usos

O café é um ingrediente especial. Costumamos juntá-lo ao leite ou à água, mas o café pode ser usado em diversos outros produtos. É muito usado na gastronomia, sendo integrado em diversas receitas. Mas adquire grande protagonismo em receitas de doçaria e pastelaria.

Pode ser integrado em gelados, batidos, sumos, doces. Além disso, o café pode ter diversos outros usos, seja enquanto grão, enquanto pó ou, mesmo, enquanto borra de café. Ele pode ser usado como fertilizante, como esfoliante, como repelente de diversos insetos, entre muitos outros fins.

Leia também:

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

A cafeína

A cafeína está presente em elevadas quantidades no café. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a dose diária máxima de cafeína é de 400 mg. Esta é a quantia máxima recomendada por dia e equivale a 600 ml de café diários.

Contudo, não se deve levar em linha de conta apenas o consumo de café pois, ao longo do nosso dia, podemos consumir outros produtos que contenham cafeína, nomeadamente bebidas energéticas, suplementos alimentares, chocolate, medicamentos, chás (nomeadamente verde, mate e preto) e refrigerantes como a coca-cola ou a pepsi, entre outros.

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

Características

A cafeína está associada a diversos benefícios do café, por isso aparenta ser inofensiva. No entanto, é uma droga e pode gerar vício. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Ela interfere no modo como o cérebro e o corpo trabalham, podendo gerar benefícios ou malefícios consoante a quantidade consumida.

Muitas vezes, há um consumo excessivo seja por comportamento inadequado e irresponsável, seja por vício, seja pelo desconhecimento de que esta substância está presente noutros produtos, além do café.

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

Consumo excessivo

É assim extremamente importante ter em conta todos os produtos consumidos. Saber qual a quantidade de cafeína consumida no final de um dia é essencial, pois superar os 400 mg recomendados pela OMS é sujeitar-se a riscos causados pelo consumo excessivo de cafeína.

Assim, poderá desenvolver os sintomas de overdose de cafeína. Quer saber quais são? O excesso de café (e de outros produtos com cafeína) pode gerar overdose, levando a que sejam desenvolvidos os seguintes sintomas: ansiedade; aumento dos batimentos cardíacos; convulsões; delírio e alucinações; diarreia; dificuldade em respirar; dor de estômago; dor no peito; febre e sede excessivas; irritabilidade; insónia; movimentos incontroláveis dos músculos; nervosismo e inquietação; tonturas e tremores leves; entre outros.

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

Recomendação

Nota: Se bebe regularmente café de forma exagerada e parte destes sintomas estão presentes, deve ter cuidado. Deve avaliar se há outras razões que justifiquem o surgimento destes sintomas. Se não houver, é sinal de que pode estar a consumir café (e produtos com cafeína) de forma excessiva. Assim, deve interromper o seu consumo.

Se estiver com estes sintomas ou na presença de alguém com estes sintomas, recomenda-se que contacte o 112, pois pode ser indispensável ir ao hospital, de forma a que seja prestada a necessária assistência médica. Dependendo da gravidade dos sintomas, poderá ser necessário internamento hospitalar e o tratamento indicado pode passar pela realização de uma lavagem gástrica.

lado mau da cafeína
Conheça o lado mau da cafeína

Conclusão

Revela-se muito importante deixar clara a idade, a altura e o peso do indivíduo, pois são algumas das variáveis que interferem na capacidade de tolerância à cafeína. Também varia de acordo com

o hábito. Uma pessoa que esteja habituada a tomar café diariamente tem maior resistência aos efeitos da cafeína do que uma pessoa que não está habituada ao consumo regular de café.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre gastronomia no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo da gastronomia, saiba que há mais artigos no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.