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Conheça melhor a aveia, um superalimento para a saúde

A aveia é um cereal extraordinariamente nutritivo e está presente em diferentes produtos. Conheça melhor a aveia, um superalimento para a saúde.

Conheça melhor a aveia
Conheça melhor a aveia, um superalimento para a saúde

Conheça melhor a aveia, um superalimento para a saúde. A aveia é um cereal extraordinariamente nutritivo, possuindo ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), fibras e carboidratos. No meio de tantas substâncias ótimas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal e à manutenção do colesterol em níveis adequados. Para além disso, este cereal contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade.

A aveia está presente em diferentes produtos, como bolachas, mas este superalimento é também extremamente versátil, além de poder tornar-se num excelente aliado para a sua saúde. Carregada de diversos nutrientes, a aveia deve integrar o regime alimentar de qualquer pessoa, pois gera vários benefícios.


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Conheça melhor a aveia
Conheça melhor a aveia, um superalimento para a saúde

Tabela nutricional da Aveia (porção 30,0 gr)

Calorias 118,2 kcal
Carboidratos 20,1 g
Proteínas 4,2 g
Lipídios 2,4 g
Fibras 2,73 g
Cálcio 14,4 mg
Potássio 100,8 mg
Ferro 1,32 mg
Fósforo 45,9 mg
Magnésio 35,7 mg
Sódio 1,5 mg
Zinco 0,78 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos / Taco – versão 2, UNICAMP (convertida para uma porção de 30 gr)

Aveia: saiba tudo sobre este importante cereal

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O que é a aveia?

Existem diferentes tipos de aveia (são cerca de 450 espécies), a aveia (Avena L.) é uma planta membro da família Poaceae. Avena sativa e Avena byzantina são as mais cultivadas. Este cereal contém elevada riqueza em fibras, o que se revela ótimo para regular os intestinos.

Superalimento

A aveia possui um perfil nutricional único que a torna num superalimento. A aveia é um cereal muito completo. Tem a capacidade de fornecer 360 Kcal por cada 100g, o que é um valor alto (por isso muitos questionam se engorda…), mas tem na sua composição outras propriedades que dão ainda mais valor a este alimento, nomeadamente proteína, vitaminas, minerais, hidratos de carbono complexos e fibra.

Um caldeirão nutricional que leva a que a aveia se torne num superalimento que todos devem integrar no seu pequeno almoço.

Conheça melhor a aveia
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Benefícios da aveia

Defende o organismo

As defesas orgânicas do nosso corpo aumentam com o consumo de aveia, pois ela contribui para melhorar o trânsito intestinal. Fomentando a saúde da flora intestinal, há uma produção mais acentuada de anticorpos, melhorando a imunidade.

Garante saciedade

A celulose e as beta-glucanas são dois tipos de fibra que a aveia contém. Enquanto a celulose são fibras insolúveis, logo são fibras que não são quebradas pelas enzimas do nosso corpo; as beta-glucanas são fibras solúveis, que são parcialmente digeridas pelo intestino, sendo esta uma das grandes vantagens da aveia.

Elas crescem de tamanho, pois absorvem a água presente, formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino. Assim, a saciedade é assegurada, pois o esvaziamento gástrico é retardado.

Emagrece

Além de garantir saciedade, também estimula o funcionamento do trânsito intestinal.

O ácido butírico, presente na aveia, estimula os movimentos peristálticos (do intestino), eliminando assim as substâncias tóxicas de forma mais rápida e contribuindo para uma renovação celular. Isto contribui para reduzir a probabilidade de se ter cancro intestinal.

Conheça melhor a aveia
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Previne doenças crónicas

O consumo de aveia (especialmente na forma de farelo) é recomendado aos diabéticos, sendo também benéfico para quem tem colesterol alto.

Controla a hipertensão

Por ser rica em potássio, a aveia ajuda no controlo da hipertensão, sendo este um mineral importante que permite modular a pressão arterial.

Torna a pele mais saudável

A saúde da pele melhora. O consumo de aveia contribui para a renovação de tecidos, nomeadamente os da pele, pois a aveia é um alimento rico em silício e proteínas.

Gera bem-estar

Sabemos que a serotonina é um neurotransmissor responsável pelo controlo do nosso humor. A aveia contém triptofano, que é um precursor da serotonina, por isso a aveia gera bem-estar. Também combate a tristeza e até mesmo a depressão pela presença de magnésio.

Conheça melhor a aveia
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Como consumir

A aveia deve ser consumida na companhia de líquidos. Ela pode ser vendida de diferentes formas, nomeadamente em farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. No seu pequeno almoço, pode ser consumida juntamente com líquidos, como sumos.

Além disso, pode estar presente em tortas (doces e salgadas), pães, biscoitos, bolos, bolachas, empanados, bolinhos e farofa. A aveia pode ser consumida juntamente com as frutas.


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Conheça melhor a aveia
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ATENÇÃO: há contraindicações

Apesar da aveia em si não conter glúten, é considerado um alimento de risco para os celíacos, pois é processada juntamente com o trigo. É importante estar atento ao que diz a embalagem! Quem tem a doença celíaca deve evitar o seu consumo.

Pessoas que tenham síndrome do intestino irritado devem evitar consumir aveia, para não correr o risco de inflamação. O consumo de aveia também deve ser evitado por quem tem um intestino muito acelerado, pois o cereal contribui para acelerar ainda mais o trânsito intestinal.

Consumo moderado

Como em tudo, deve evitar-se um consumo exagerado pois, além de impedir os benefícios, pode mesmo provocar malefícios para a saúde. Fazê-lo com aveias é também arriscado. Além de causar flatulência, pode mesmo causar intolerância alimentar. Recomenda-se por isso um consumo moderado.

Quantidade recomendada

Três colheres de sopa de aveia diariamente (mais precisamente 30 gramas), bastam para obter os benefícios deste superalimento. O consumo da aveia deve ser acompanhado da ingestão de líquidos, devido ao seu alto teor de fibras.

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Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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