Início Histórias Conheça as 10 tribos mais isoladas do mundo

Conheça as 10 tribos mais isoladas do mundo

10 povos que apenas recentemente foram descobertos, da América do Sul à África e ao Sudoeste Asiático. Conheça as 10 tribos mais isoladas do mundo.

_

As tribos de Papua, Nova Guiné

As 10 tribos mais isoladas do mundo
As tribos de Papua, Nova Guiné – As 10 tribos mais isoladas do mundo

Algures na Nova Guiné, no Oceano Pacífico, existem dezenas de linguagens, culturas e costumes tribais ainda desconhecidos do homem moderno.

Devido ao terreno acidentado e não catalogado, o desconhecimento do tipo de habitantes e alguns relatos de canibalismo, as zonas mais recônditas da Nova Guiné são pouco exploradas. De tempos a tempos são descobertas novas tribos mas muitas das expedições enviadas para estabelecer contacto não dão em nada ou simplesmente desaparecem.

Em 1961, Michael Rockefeller – herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, decidiu partir em busca de tribos isoladas. Acabou por se separar do resto do grupo e acredita-se que tenha sido capturado e comido por membros de uma tribo.

Os Lykovs

As 10 tribos mais isoladas do mundo
Os Lykovs – As 10 tribos mais isoladas do mundo

Em 1978,  um grupo de geólogos russos à procura de depósitos de ferro, repararam numa cabana de madeira nos remotos bosques da Sibéria. Ao se aproximarem encontraram uma família, vestida de serapilheira, a comer de taças de madeira feitas à mão que aparentemente viviam na floresta.

A família encontrava-se abraçada, inundados de medo e a gritar aos visitantes “Estamos a pagar pelos nossos pecados”. Mais tarde descobriu-se que os Likov não eram os únicos a viver isoladamente do resto do mundo, nas florestas da Sibéria até 1990.

Tratavam-se de membros de uma de uma seita russa que se separou da igreja no século 17. Tendo sido perseguidos, alguns fugiram para outros países e outros decidiram que a Sibéria era isolada o suficiente para estarem a salvo. Acertaram, durante 3 séculos viveram isolados do mundo, do progresso e das guerras.

O Índio Solitário

As 10 tribos mais isoladas do mundo
O Índio Solitário – As 10 tribos mais isoladas do mundo

Algures na Amazónia, existe uma tribo composta apenas por um homem, e como o misterioso Bigfoot, desaparece sempre que os cientistas parecem estar perto de estabelecer contacto.

A razão porque não o deixam em paz é simples, trata-se do último membro de uma tribo desconhecida. Ou seja, sozinho carrega consigo os costumes e a linguagem do seu povo, e estabelecer contacto com ele seria como descobrir um tesouro escondido.

Mas talvez o mais importante seria saber como é que ele conseguiu sobreviver e manter-se escondido durante décadas sozinho.

Os Korowai

As 10 tribos mais isoladas do mundo
Os Korowai – As 10 tribos mais isoladas do mundo

O povo Korowai, na Indonésia, foi contactado pela primeira vez nos anos 70 por arqueólogos e missionários. Nessa altura ainda usavam ferramentas de pedra e vivam em casas de madeira penduradas nas árvores.

A razão por que se mantiveram tanto tempo incontactáveis prendia-se com a crença de que o mundo seria destruído por um terramoto se eles mudassem os seus costumes e tradições.

Os missionários decidiram respeitar a sua vontade e deixaram-nos novamente sozinhos, para não enraivecer o Deus do terramoto.

Os Aborígenes Pintupi

As 10 tribos mais isoladas do mundo
Os Aborígenes Pintupi – As 10 tribos mais isoladas do mundo

Em 1984 um grupo da tribo Pintupi correu na direcção de uma pessoa branca no deserto australiano. Isto não seria uma surpresa não fosse o facto de ser a primeira vez que eles viam um branco, numa Austrália completamente infestada de brancos desde 1788.

Um membro desta tribo disse mais tarde que a principio tinha confundido o “homem cor de rosa” com um espírito maligno. A razão para o facto de serem desconhecidos prende-se com dois factos: serem nómadas e viveram na Austrália, o que significa que podiam estar décadas sem se cruzar com ninguém.

Na verdade esta tribo quase não foi descoberta! Uns anos antes tentaram estabelecer contacto com um grupo de aborígenes ocidentalizados, mas o facto de os nómadas andarem com cintos feitos de cabelo humano e lanças de 2 metros assustou os outros e disparam tiros que fizeram os Pintupi fugir.
_

1
2

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.