O coco e o seu óleo têm propriedades únicas, sendo usados em cosméticos naturais. Saiba como usar óleo de coco e as vantagens que lhe pode trazer. Sendo usado para hidratar e reparar cabelos, há muitos outros usos que se podem dar ao óleo de coco. O coco e o seu óleo contêm características incomuns, poderosas, que podem fazer com que eles sirvam para tratar da pele e dos cabelos.
Existe um crescente interesse em usar o coco e o seu óleo em cosméticos naturais; tornou-se uma tendência. Ambos os ingredientes se revelam preciosos para tratar a pele e os cabelos. Quer saber mais sobre estes dois produtos e como usar óleo de coco? Então, leia…
Como usar óleo de coco e as suas incríveis propriedades
O coco e o óleo
A fruta tropical conhecida como coco (ou coco nucífera) contém propriedades especiais. É um fruto que se torna particularmente valioso pelas suas características. É que além de ser um produto alimentar com sabor doce, agradável e delicioso, ele contém diversas propriedades que podem ser usadas para fins terapêuticos, ajudando a tratar do nosso corpo e da nossa saúde.

O coco é assim uma espécie de superalimento que permite ajudar a combater ou a prevenir diversas doenças (nomeadamente Alzheimer). O óleo de coco é outro produto que pode ter vários fins, proporcionando um cuidado singular à pele e aos cabelos.
Sendo frequentemente usado para hidratar e reparar a pele e os cabelos, ele também pode ser usado para outros fins, nomeadamente gastronómicos. Ele pode ser usado para cozinhar. O seu consumo gera muitos benefícios.
“O coco talvez seja o produto da natureza que mais se aproxima do ensinamento de Hipócrates, o pai da Medicina, segundo o qual devemos fazer do alimento o nosso medicamento. O Coco tem excelentes efeitos medicinais e, ao mesmo tempo, é um alimento praticamente completo, possuindo vasta quantidade de nutrientes fundamentais, além de diversos elementos promotores de saúde e preventivos de doenças. Um componente especial dessa fruta é o óleo de coco, considerado recentemente como um alimento funcional por suas propriedades de prevenção e combate de doenças infeciosas, de ativação do sistema imunológico, de defesa contra doenças degenerativas, além de ser importante na proteção contra enfermidades cardiovasculares.”
(O Poder Medicinal Do Coco E Do Óleo De Coco Extra, de Marcio Bontempo, Editora ALAUDE).

Como usar o óleo de coco na gastronomia?
O óleo de coco virgem, além de ser muito versátil, é delicioso. O óleo de coco virgem pode ser usado cru, integrando batidos ou molhos, mas também pode usar o óleo de coco virgem para cozinhar.
O óleo de coco virgem tem a grande vantagem de ter um ponto de oxidação distinto, sendo superior quando é feita a comparação com outros óleos vegetais. É que o óleo de coco virgem mantém as suas propriedades nutricionais no final, algo que não acontece com outros óleos. Pode ser usado na produção de alguns doces, mas também em pratos principais. Existem muitos exemplos orientais.
Assim, muitos são os que aproveitam as suas qualidades preparando um wok de legumes. Uma refeição saudável que se torna deliciosa. É um produto obrigatório para quem procura um regime alimentar saudável. Sabia que ele até pode substituir o açúcar, sempre que for tomar o seu café ou beber o seu chá?

Óleo de coco: como saber qual é o melhor produto a comprar?
Se tem interesse em comprar a melhor opção, sempre que for ao supermercado adquirir este produto, então saiba que deve escolher por uma opção orgânica, extra virgem, sem ingredientes artificiais. Esta revela-se sempre a melhor opção.
O óleo de coco contém 99,9% de ácidos gordos. Desses, 91,9% são saturados. A composição restante do óleo de coco é dividida por ácidos gordos monoinsaturados (em 6,6%) e de ácidos gordos polinsaturados (1,5%).
Assim, tendo em conta essa composição, deve evitar o consumo de óleo de coco na forma de doces industriais e de gorduras trans, presentes em produtos ultra-processados.

Como usar
O ideal é consumir o óleo de coco na sua forma mais natural. Verifique se o óleo de coco é um produto orgânico, pois o processo de produção desta versão é sustentável e respeita o ecossistema.
Deve, assim, optar por procurar um óleo de coco virgem-extra, pois ao fazê-lo está a optar por um produto que não foi refinado ou alterado e que, por isso, mantém todas as suas propriedades.
Gordura boa
Não representa uma contradição. O óleo de coco é saudável, mesmo sendo uma gordura. Ele é um dos poucos óleos vegetais que contém cerca de 90% de ácidos gordos saturados na sua composição, sendo um óleo extremamente benéfico para a saúde.
As gorduras saturadas que ele contém não são as mesmas que contêm outros alimentos, nomeadamente o queijo ou a carne. Além disso, o coco contém triglicerídeos de cadeia média e, também, substâncias anti-sépticas características que se revelam fundamentais para nos manter em forma!

Propriedades do óleo de coco
As gorduras do óleo de coco podem ser avaliadas como altamente benéficas por via dos efeitos que geram na nossa saúde. Diversos estudos demonstram evidência científica que sustenta que este produto gera vários benefícios para o organismo, combatendo e prevenindo diversas doenças.
Assim, houve uma redefinição. Anteriormente, todos os óleos eram catalogados como prejudiciais, mas o óleo de coco é um caso de exceção, dentro da categoria de gorduras saturadas, comprovando que nem todos são prejudiciais.

Benefícios do óleo de coco
Os ácidos gordos saturados que o óleo de coco virgem contém são de cadeia média. Por isso, eles desempenham um papel importante, melhorando o funcionamento do cérebro, mas também a saúde cardiovascular.
Além disso, ainda ajudam no controlo dos níveis do colesterol, pois são capazes de melhorar os níveis lipídicos. Assim, contribuem para aumentar o bom colesterol (HDL) e ainda evitam que o colesterol mau (LDL) atinja níveis considerados perigosos.
A gordura de coco pode, assim, ser usada para fins medicinais, nomeadamente para combater doenças como o Alzheimer. Existem estudos que demonstram que as gorduras presentes no coco são úteis para interromper o processo de envelhecimento, causado por doenças neurodegenerativas, pois as gorduras de cadeia média, quando metabolizadas, ajudam a compensar a disfunção mitocondrial
O óleo de coco deve ser integrado no seu regime alimentar por tudo o que foi dito e por muito mais. As gorduras de coco atravessam diretamente o intestino e o fígado, logo não se acumulam. São gorduras que nos fazem sentir cheios, gerando uma sensação de saciedade e ainda acelerando o nosso metabolismo. Deste modo, deve integrar este ingrediente na sua alimentação. O óleo de coco contém propriedades termogénicas, por via da quantidade de gorduras de cadeia média que possui. Estas propriedades facilitam a mobilização e a eliminação de gorduras.
O óleo de coco também contém outro tipo de propriedades, nomeadamente antivirais, antisséticas e antimicrobianas, por ter conteúdo em láurico, caprico, caprílico e polifenóis. São qualidades que ajudam a tratar diversas doenças e problemas, nomeadamente gastrite, úlceras e cancro de estômago, entre outros.

Óleo de coco em cosméticos e beleza
O óleo de coco revela-se um excelente hidratante, permitindo uma reparação natural. Por isso, é usado frequentemente em muitos produtos cosméticos. Ele pode ser aplicado diretamente na pele e nos cabelos, pois o óleo de coco contém ácidos que ajudam a reparar as células e a protegê-las dos efeitos nocivos de agentes externos.
O óleo de coco também contém vitamina E, que é um excelente antioxidante que impede o envelhecimento precoce das células. São, por isso, muitas as qualidades deste produto que ajuda a realçar a beleza natural da pele e dos cabelos.
Procedimentos
A melhor opção para reparar é usar o óleo de coco como um hidratante noturno. Também pode e deve ser usado como máscara capilar, a qual deve ser aplicada após o banho.
Este produto revela-se bastante poderoso, permitindo que em pouco tempo se note a pele e o cabelo recuperarem a saúde. Notará uma maior suavidade, a recuperação do brilho e a luminosidade. O óleo de coco pode ainda ser usado enquanto protetor labial e até como removedor de maquilhagem.

Outros usos
O óleo de coco pode ainda ser usado num momento mais agradável e tranquilo, como parte de uma massagem refrescante e revitalizante.
O óleo de coco pode ser usado quer no corpo (para melhorar a saúde da pele e conceder um maior brilho), quer no couro cabeludo, tornando o cabelo mais saudável e mais brilhante.
Para o fazer da melhor forma, basta aplicar uma colher de sopa com óleo de coco sobre a área que deseja e, com as suas mãos, massajar o local e fazer movimentos circulares até que a pele e o cabelo absorvam o produto. Este momento até pode servir para uma noite especial, sendo usado numa massagem a dois…
Leia também
- Faça um anti-rugas caseiro com óleo de coco e aloé vera
- Os surpreendentes benefícios do óleo de coco
- Óleo de Coco os benefícios, malefícios, receitas e como usar
Bibliografia
MICHALUN, M. VARINIA MICHALUN, Dicionário de Ingredientes para Cosmética e Cuidados da Pele, Editora Senac, 2010.
A cosmetologia Arte e Ciência: Eduardo Barata 2002 Lidel Ed., Lisboa
DA SILVA Renan. Coconut oil: what do we really know about it so far?. Food quality and Safety. 3. 61-72, 2019
KUMAR Ravindra, BOSCO Sjd. Extraction Processes of Virgin Coconut Oil. MOJ Food Processing & Technology. 4. 2; 1-3, 2017