Como usar o “etc.”
O termo “etc.” é a abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É usado com o sentido de “e assim por diante”, “e o resto”, ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Por exemplo:
O Guilherme foi ao mercado e comprou tomates, bananas, maçãs, etc.
Neste caso, o “etc.” indica que Guilherme comprou os produtos citados e outras coisas mais, as quais não têm necessidade de serem citadas na frase. Imagine se tivéssemos que enumerar todos os 30 produtos que o Guilherme comprou! Seria entediante para o leitor.
Muitas vezes, o “etc.” é escrito ou pontuado incorretamente. Vamos aprender os cuidados que devemos de ter ao usá-lo.
O que é correto?
Usar um ponto após o “etc”
Por ser uma abreviação, o termo “etc” deve ser seguido por um ponto à direita. Quando o “etc.” estiver no final de uma frase, não devemos duplicar o ponto. Exemplos:
O homem vendia rebuçados, chocolates, chicletes, etc.
Procure um lugar tranquilo para estudar, sem qualquer tipo de distração, como a biblioteca, a sala, o quarto, etc.
Comprei arroz, feijão, batata, etc. no mercado e depois fui à feira.
Nesse último exemplo, seria como dizer “Comprei arroz, feijão, batata e outras coisas no mercado e depois fui à feira”.
Vírgula antes do “etc”
Na visão gramatical moderna, o uso da vírgula antes do “etc.” é facultativo. Por exemplo, o dicionário Aurélio, na versão eletrónica, cita o seguinte exemplo:
Comprou na feira legumes, verduras, frutas, etc.
Alguns entendidos consideram o uso da vírgula antes do “etc.” um erro, em virtude do conectivo “e” que já está implícito. Contudo, outros vêem a vírgula como elemento necessário, pois consideram que com o passar do tempo o “etc.” tornou-se um elemento enumerativo. Por essa razão, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, VOLP, apresenta o “etc.” precedido de vírgula.
_