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Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Inclua a cúrcuma na sua alimentação diária e melhore a sua saúde. Quer saber como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Como usar a cúrcuma? Nós explicamos! A cúrcuma, também conhecida por açafrão da terra, pertence à família do gengibre, embora tenha uma coloração mais forte, em tons de amarelo. Assim como o gengibre, além de um sabor forte e intenso, a cúrcuma tem um considerável poder anti-inflamatório que beneficia em muito a saúde e protege o organismo de doenças inflamatórias.

Mas a questão que se põe é: sabe como usar a cúrcuma nas suas refeições do dia a dia? Se não sabe, nós vamos deixar-lhe dicas úteis e informações preciosas que vai gostar de ficar a saber.

Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Antes de mais, importa destacar os múltiplos benefícios na cúrcuma, os quais não se esgotam no seu poder anti-inflamatório. Tome nota das suas vantagens, nomeadamente:

– Ajudar a prevenir alguns tipos de cancro;

– Melhorar a função cerebral e diminuir o risco de Alzheimer;

– Melhorar a imunidade;

– Ajudar a desintoxicar o fígado;

– Melhorar a digestão;

– Ter uma ação antioxidante;

– Reduzir o risco de doença cardíaca.


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Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Como consumir a cúrcuma?

Há várias maneiras de consumir cúrcuma. Algumas opções são: tomar cápsulas, comer a raiz ao natural ou em pó.

Habitualmente, a cúrcuma é ingerida em pó. A dose recomendada é de 1,5g, o equivalente a uma colher de chá rasa de cúrcuma pura. Porém, se nunca provou este ingrediente, deve começar por uma porção menor e ir aumentando progressivamente.

Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Para melhores efeitos

Para resultados mais eficazes e notórios, pode e deve combinar a cúrcuma com pimenta ou com alguma gordura, pois assim a sua absorção é 20 vezes mais potenciada e os efeitos no corpo e no organismo mais notórios.

Para isso, basta misturar uma colher rasa de chá de cúrcuma, com um pouco de pimenta e uma colher de sopa de óleo de gergelim, coco ou de abacate.

Pode consumir este preparado dividido por 3 doses diárias ou ingeri-lo de uma só vez.

Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Cúrcuma na comida

Outra opção é tomar esta mistura em conjunto com as suas refeições ou incluí-la nos próprios pratos. Porém, em contacto com o calor da comida, a cúrcuma vai perder alguma da sua eficácia, pelo que deve incluí-la apenas no final da confeção das receitas.

Cúrcuma e canela

Esta é outra dupla imbatível! A cúrcuma é, de facto, uma planta que, por si só, gera diversos benefícios para a saúde. Além de fazer perder peso, o seu chá ajuda a combater a inflamação que pode ocorrer no sistema digestivo. Por isso, este chá é um ótimo remédio caseiro com várias finalidades.

A cúrcuma e a canela, quando conjugadas, apresentam-se como equipa indicada para o bem-estar e defesa do nosso organismo. A primeira contém propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e depurativas, como já dissemos, enquanto a segunda é um alimento termogénico, que acelera o metabolismo, atenua a retenção de líquidos e potencia a eliminação de gorduras. Cheio de benefícios, aprenda já como fazer chá de cúrcuma e canela!


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Como usar a cúrcuma
Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Chá de cúrcuma e canela

Ingredientes

– 1L de água

– 1 c. de sopa com cúrcuma fresca (ou em pó)

– 1 pau de canela

Modo de Preparação

– Coloque a água a ferver por 10 minutos, juntamente com o pau de canela.

– Posteriormente, junte a cúrcuma e deixe que ferva por mais 5 minutos.

– Deixe que repouse por 10 minutos e, só depois, beba este fantástico chá.

Como usar a cúrcuma
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Tabela nutricional da Cúrcuma, moída (colher de chá 2,2 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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