Pequenas mudanças, grandes benefícios! Aprenda com os especialistas a poupar água. Dicas práticas que fazem a diferença no seu consumo. O orçamento que se tem para gerir ao longo do mês deve ser gerido com o máximo de rigor, de forma que se tenha algum dinheiro de parte para pequenos mimos. Se ao longo de um ano se conseguir poupar todos os meses, podemos ter dinheiro extra para investir numas boas férias.
Uma das fatias com que se lida mensalmente é a fatura da água. Podemos poupar muito mais na água do que se pensa. Existe um grande desperdício na maioria das casas portuguesas.
Alguns especialistas na área da poupança partilharam algumas sugestões para se poupar água. Por isso, reunimos um conjunto de dicas. Saiba como reduzir substancialmente o consumo de água e confirme a diferença no final do mês!
Como poupar água e muitos euros com dicas infalíveis dos especialistas

Faça questão de fechar a torneira, enquanto não está a utilizar a água. A dica parece óbvia. No entanto, a verdade é que muitos tendem a fazer esse erro. Se está a lavar os dentes, a ensaboar o corpo ou a lavar o cabelo, desligue a água. É um desperdício enorme e representa grande parte do gasto da água ao final do ano.
No momento de tomar banho, opte pelo duche. Quantos mais rápidos forem os banhos, melhor. Evite os banhos de imersão. Lembre-se que pode aproveitar a água do chuveiro. Trata-se de um dos truques mais eficazes para poupar água. Enquanto aguarda que a água aqueça, coloque-a num balde.
Esses litros de água podem ser colocados no depósito do autoclismo. Podem ser usados para regar as plantas de casa. Pode ser usada para lavar pequenas peças de roupa à mão. Faça a experiência.
Não utilize a sanita como caixote do lixo. Cada descarrega do autoclismo implica um gasto situado entre 7 e 15 litros de água. Fazer uma, duas, três descargas para se ver livre de algo implica um grande desperdício por uma coisa que pode simplesmente ser colocada no lixo.
O autoclismo tratado gasta menos. Se tratar dele, poderá poupar água suficiente para reduzir significativamente a conta mensal. Pode verificar se ele tem fugas de água. Colocando corante no interior do autoclismo, permite confirmar se a água colorida na sanita é vertida sem fazer qualquer descarga. Se não existir, não há fugas a tratar.

Coloque uma garrafa de água no depósito do autoclismo. Isso, permite poupar em cada descarga, reduzindo o volume de água que é libertado. Também pode instalar um autoclismo de descarga dupla.
Se instalar um compressor redutor de caudal, poderá poupar significativamente o gasto de água. O desperdício de água é reduzido em cerca de 50%. Se também o instalar no chuveiro, a poupança pode atingir os 80%. Faça-o em todas as torneiras e chuveiros.
É importante ter atenção às máquinas. Na cozinha, boa parte do consumo de água é realizado pelas máquinas, a de lavar loiça e/ ou a de lavar roupa. Por isso, no momento de colocar as máquinas a trabalhar, faça questão de ter a carga completa.
Resolva os problemas das canalizações e torneiras e não tenha água a pingar. Esteja atento aos canos ou às torneiras a pingar que consistem numa das principais formas de desperdício de água.
Use a água sensatamente. Se cozer ovos, use apenas a quantidade necessária. Não é necessário encher a panela de água. Faça o mesmo, quando tiver de cozer outros alimentos.
Fique a conhecer mais sobre este elemento precioso:
- Há ou não vantagens na utilização de um purificador de água?
- Água da torneira, filtrada ou engarrafada? Qual a melhor opção?
- 30 curiosidades incríveis sobre água
Prepare o momento de descongelar com antecedência. Não descongele comida em água a correr. Só está a desperdiçar água. A descongelação correta é feita dentro do frigorífico, com tempo.
No jardim, também pode poupar água. Não varra as folhas “à mangueirada”. Não use a água para varrer com a pressão do jato de água, pois isso implica um grande desperdício. Para varrer as folhas e outros resíduos, use a vassoura e o apanhador.
Escolha o momento de tratar o jardim. Regue o jardim a horas específicas. Deve regar o jardim pelo início da manhã ou no final do dia. Não é necessário gastar grandes quantidades de água. As plantas conseguem absorver a água com facilidade.
O momento de lavar o carro deve ser bem escolhido. Não o faça com uma mangueira. Poupe ao lavar o carro. Opte por um balde de água. Depois, com uma esponja e algum sabão lave melhor o carro. É melhor encher o balde algumas vezes do que estar sempre a usar a mangueira.
Sempre que possa, reutilize água. Regar as plantas é uma das formas mais comuns de poupar água que se tem armazenada. Mesmo a água que sobrou por se cozer uns legumes ou ovos, pode ser usada para regar as plantas. A água ao ser fervida é purificada. No entanto, para não cozer as plantas, certifique-se de regar quando a água estiver fria.
Como viu, com estas dicas, é possível poupar muita água. Coloque estes truques em prática e poupe muitos euros até ao final do ano!