A tarefa de passar a ferro pode ser feita com rapidez e eficácia. Há truques que não farão com que passar a ferro seja divertido, mas vão facilitar-lhe a vida…
A vida doméstica implica ter de lidar com tarefas entediantes e repetitivas. Uma das aborrecidas tarefas que fazem parte do quotidiano de muitas famílias é passar a ferro. Quando não se tem empregados para fazer essa tarefa por nós (o que acontece com a maioria das pessoas) ou fazemo-la nós mesmos ou passamos vergonhas, apresentando roupa amarrotada.
No presente artigo, reunimos algumas dicas que servirão os interesses de quem opta por passar a ferro. Esta tarefa não tem de demorar uma eternidade. Pode assegurar-se eficiência no mínimo tempo possível. A tarefa de passar a ferro pode ser feita com rapidez e eficácia.
Há truques que não farão com que passar a ferro seja divertido, mas vão facilitar-lhe a vida… Será como vestir uma roupa saída diretamente do armazém da loja, impecável.
Como passar a ferro melhor e poupando tempo
1. Use um ferro de qualidade
Naturalmente, ter um ferro de qualidade pode fazer a diferença. Investir num ferro de grande qualidade ajuda e muito na hora de engomar com precisão.
Com um ferro de engomar de maior qualidade, perde-se muito menos tempo, além de que este eletrodoméstico vai desgastar menos as peças. Existem alguns modelos que asseguram resultados fantásticos passando as peças apenas de um lado.
2. Faça a separação de roupa por tecido
É importante separar a roupa pelo tipo de tecido. Esta estratégia revela-se uma grande ajuda. Ter as peças separadas por tecido assegura uma poupança de tempo. Coloque montes de peças distintos: peças de algodão num monte, peças de linho noutro, peças de sintéticos e outros montes.
Desta forma, no momento de passar a ferro, confirmará que a tarefa leva muito menos tempo. Este procedimento evite que se tenha de andar sempre a alterar a temperatura do aparelho consoante o tecido.

3. Cuidado com os estampados
É importante prestar atenção às peças com estampados. Passar a ferro peças com estampados e altos relevos revela-se um desafio distinto. Elas devem ser viradas do avesso. Além disso, deve-se passar a ferro com temperaturas menos altas. Se não cumprir este procedimento corre um sério risco de estragar as suas peças favoritas.
Passar a ferro a altas temperaturas fará com que a tinta “derreta” e cole por toda a parte, estragando os estampados. Por isso, além de perder tempo, perde a roupa e só ganha um stress que tornará a tarefa ainda mais aborrecida.
4. Tecidos delicados
Há tecidos que requerem cuidados especiais, tais como a seda, o linho e outros tecidos especiais que requerem cuidados especiais. Primeiro, devemos avaliar se a peça realmente precisa de ser engomada. Se necessitar, devemos colocar sempre um tecido fino entre o ferro e a peça que queremos engomar. Podemos colocar uma fronha da almofada, por exemplo. Isso ajudará a não danificar (ou queimar) as fibras.
5. Passe a ferro por “dificuldade crescente”
Escolher bem a ordem em que se deve engomar revela-se outra etapa importante para se conseguir passar a ferro com eficiência. Devemos começar a passar a ferro justamente pelas peças mais difíceis ou que se gosta menos de passar.
Esta estratégia ajuda a que se tenha maior resistência ao desconforto. Assim, não se fica desmotivado, pois ficam a faltar apenas peças rápidas e simples.
6. Termine com as peças mais grossas
As peças mais grossas não são as mais difíceis, por isso devem ser as últimas peças a engomar. Devemos deixar para último as peças mais grossas, porque nesse momento o ferro já se encontra mais quente.
Esse contexto irá assegurar melhores resultados nos tecidos mais espessos. Deixe para o fim camisolões e gangas (exemplos de peças grossas), que até são das peças mais fáceis de passar.
7. Há roupas que não precisam ser passadas a ferro
Existe alguma roupa que dispensa ser passada a ferro. Existem peças de roupa que após a lavagem, e depois de bem sacudidas, basta serem bem estendidas, de forma bem esticada. Estas peças nem sequer precisam de ser engomadas, por isso nem hesite. Recolha-as e dobre-as. Não perca tempo e arrume-as nos locais adequados.
8. O amaciador ajuda (e muito)
Passar a ferro com eficiência é um processo, não apenas a tarefa do momento. O processo começa na lavagem, onde é importante usar um pouco de amaciador para assegurar o melhor resultado no momento de engomar. O amaciador garante que haja menos vincos nas peças de roupa.
9. Limpeza do ferro
É importante que se mantenha o ferro sempre limpo. Se o ferro tiver sujidade, calcário e resíduos, vai hipotecar o resultado. O ferro de engomar funciona a altas temperaturas. Por isso, é muito fácil que este equipamento transfira para as peças de roupa os resíduos acumulados.
A limpeza do ferro deve ser feita regularmente. Por exemplo, se o ferro começar a apresentar sinais de calcário, rapidamente deixará de funcionar de modo adequado. Ora, o ferro, nessas condições, levará mais tempo a realizar as tarefas e implicará maior esforço de quem está a engomar. Por isso, deve seguir as instruções do fabricante e limpar o calcário com regularidade.

10. Peças de linho
Tenha em consideração que é bem mais fácil passar peças de linho e algodão, se elas ainda estiverem húmidas. Pode humedecer as peças com um borrifador.
11. Humedecer as peças
Se a roupa estiver completamente seca, recorra a um bom ferro a vapor que deverá providenciar a humidade necessária para as fibras alargarem novamente. Se não consegue esse efeito, borrife com água antes de começar a engomar.
12. Esticar das peças
Convém esticar muito bem as peças. Com as mãos, faça com que a peça passe sobre a tábua. Ter a peça muito bem esticada irá facilitar-lhe a tarefa. Se por acaso vincar, sem querer, algum tecido, terá de usar o vapor para esticar de novo com maior facilidade.
13. A forma de passar
Deve engomar sempre cada peça de dentro para fora. Tenha em conta que as peças quadradas ou de maior qualidade (nomeadamente toalhas de mesa, lençóis, cortinas ou outras) devem ser puxadas para cima da tábua, gradualmente, com todo o cuidado, sem as deixar tocar no chão.
14. A tábua
Ajuste a altura da tábua de forma a conseguir mexer o braço confortavelmente. Os detalhes fazem toda a diferença. Isto impede que haja um cansaço e um desconforto que tornem a tarefa ainda mais aborrecida e indesejada.
15. Atenção nas peças
Deve evitar passar a ferro sobre manchas e nódoas. Se o fizer, as manchas e nódoas podem tornar-se definitivas. Também deve evitar passar o ferro sobre fechos de correr e botões, pois pode estragar o ferro e as peças de roupa.
16. Tecidos delicados
Tenha em conta que a seda e o veludo devem ser passados do avesso. Se tiver a passar lãs e outros tecidos delicados (ou sintéticos), estes devem ser passados após colocar um pano de algodão ou uma cobertura para engomar apropriada entre a peça de roupa e o ferro.
17. Peças especiais
Qualquer peça bordada é especial. Deve haver maior atenção. Estas peças devem ser passadas do avesso e pousadas sobre uma toalha.
18. Ter cuidado nos dias de verão
As peças de roupa não devem estar completamente secas. As peças devem estar humedecidas para que as fibras alarguem e os vincos fiquem mais suaves. De modo a melhorar os resultados, deve retirar a roupa (da máquina de secar ou do estendal) ainda um pouco húmida.
Por isso, é verdadeiramente importante ter particular atenção nos dias quentes de verão. O calor pode fazer com que as peças de roupa sequem demasiado os tecidos, o que irá complicar a operação.
19. Confira as etiquetas
Devemos perder algum tempo a analisar as etiquetas das peças de roupa de modo a passar a ferro com máxima eficiência. As etiquetas têm informação valiosa. Lá indica os cuidados a ter com cada peça, nomeadamente a temperatura ideal a apresentar no ferro.
20. Adaptação
Por isso, é importante saber adaptar a técnica de engomar conforme a composição do vestuário. Estas duas últimas dicas ficaram para o fim por serem das mais importantes, mas podiam estar no início do artigo, porque são das primeiras tarefas a realizar.

Truques para os diferentes tipos de tecidos, para os mais comuns
Algodão
Dicas para engomar: este tipo de material engelha-se com facilidade, por isso deve engomar a peça de algodão a vapor, a alta temperatura e sempre virada para a frente.
Bombazine
Dicas para engomar: se for de puro algodão, deve seguir as indicações para esse tipo de material. Caso seja de viscose (ou então de uma mistura de poliéster e algodão), engome a peça húmida e sempre do avesso, para evitar ficar com brilhos.
Bordados
Dicas para engomar: os bordados devem ser engomados do lado do avesso e apenas usando a ponta do ferro de engomar.
Ganga
Dicas para engomar: embora também seja algodão, este é um tecido forte e resistente. Por isso, pode engomar este tipo de material com o ferro muito quente. Primeiro, engome a parte do avesso e, depois, engome a parte da frente.
Lã
Dicas para engomar: engome este tipo de material com passagens rápidas e contínuas. A utilização do vapor neste tipo de material deve ser moderada. Recomendamos que coloque um pano limpo sobre a peça de roupa de lã, de forma a evitar que o ferro fique agarrado às fibras da lã. Isto é algo indesejado que pode acontecer mesmo com o ferro pouco quente.
Linho
Dicas para engomar: o ferro deve estar muito quente para passar este tipo de material. Também pode usar vapor para humedecer o tecido, de forma a conseguir eliminar as rugas com mais rapidez.
Tenha em conta que se for uma peça de roupa de cor clara, deve engomar primeiro do avesso e, só depois, a frente, para reativar o brilho da peça. No entanto, se for um tecido escuro, apenas deve engomar do avesso.
Polar
Dicas para engomar: o melhor é não engomar este tipo de material. Este tecido é bastante sensível ao calor. Por isso, deve apenas pendurar as peças de roupa ao secar, para que fiquem o mais esticadas possível.
Poliéster, nylon e rayon
Dicas para engomar: quanto mais elevada for a temperatura do ferro de engomar, menos passagens deve realizar nestes materiais. Engome a peça de roupa do avesso (e com o ferro frio), para evitar brilhos.
Seda
Dicas para engomar: é um dos tecidos mais delicados, por isso exige que haja um maior cuidado. Primeiramente, as peças de seda devem ser lavadas à mão e engomadas no imediato, logo após a peça ser tirada do estendal, num momento em que ainda está húmida.
Posteriormente, deve engomar o tecido do avesso e com o programa do ferro de engomar específico para sedas ou à temperatura recomendada pelo fabricante (terá de ver o significado dos símbolos).
Coloque um pano por cima da roupa para assegurar uma maior proteção e evitar brilhos. No momento de passar a ferro, aplique passagens rápidas, com pouca pressão e com pouco vapor.
Veludo
Dicas para engomar: o veludo é outro tecido muito delicado. Deve engomar este tipo de material do avesso e aplicando sempre a menor pressão possível. Neste tipo de material, também deve colocar um pano, de preferência húmido. Coloque-o por cima da roupa, enquanto a engoma.
Leia também:
- Coloque o pano de cozinha no micro-ondas. Perceba porquê.
- Como limpar a máquina de lavar roupa eficazmente
- Como remover nódoas de vinho tinto facilmente
Importante
Se não tiver certeza sobre o tipo de material que tem para engomar, há que ter todos os cuidados. Por vezes, pode haver esse desconhecimento sobre o tipo de tecido da peça, por se ter cortado a etiqueta, por exemplo.
Nesse contexto, há que prevenir. Engome a peça do avesso, com um pano sobre a peça e com o ferro a média temperatura. Outro procedimento que pode realizar é testar o ferro no tecido.
Identifique uma pequena área menos visível da peça e passe primeiro a uma temperatura baixa. Se for necessário, pode aumentar a temperatura do ferro.