Limpar azulejos nunca foi tão simples! Aproveite as nossas dicas e desfrute de resultados de limpeza excecionais que deixam os azulejos a brilhar! Não é nada fácil ter azulejos impecáveis. Essa é uma tarefa que requer alguns conhecimentos. No entanto, quando os especialistas partilham os seus segredos de limpeza e revelam algumas estratégicas eficazes que asseguram azulejos imaculados, então a manutenção de azulejos torna-se mais simples.
Se deseja manter os azulejos brilhantes, aprenda as dicas destes profissionais que nos ensinam a limpar azulejos de forma fácil e prática. Os azulejos ficam bem limpos, reluzentes, perfeitos. Quer ter azulejos como novos, não quer?
Como limpar azulejos na perfeição e sem esforço
Os azulejos são elementos decorativos muito estimados pelos portugueses. Eles podem ser encontrados numa casa em diferentes divisões. Além disso, até podem estar presentes no exterior da casa. É sensato escolher azulejos como revestimento das cozinhas e casas de banho. Estas peças de cerâmica revelam-se uma opção muito durável e prática. A variedade é outra qualidade.
Como há milhares de versões deste revestimento, não faltam opções para a decoração das divisões. Existem muitos tipos de azulejo, do mais tradicional à imitação de madeira ou de pedra. Como acontece com outros elementos decorativos, com o passar do tempo, é necessário realizar a limpeza dos azulejos. Esta costuma ser uma das tarefas que ninguém gosta de realizar, porque demora muito tempo e requer uma atenção minuciosa ao pormenor.

Contudo, com as dicas de quem percebe do assunto, poderemos apresentar azulejos impecáveis, sem grande esforço. Aprenda a fazê-lo como um profissional! Nenhuma pessoa pretende ter uma cozinha ou casa de banho imunda. Com o tempo, os azulejos acumulam sujidades. Por isso, apresentam resíduos, bactérias e gorduras, Logo, esta tarefa não deve ser adiada. Caso contrário, poderá colocar em causa a sua saúde e a dos restantes habitantes da casa.
As pessoas tendem a evitar realizar esta tarefa por se tratar de um procedimento que demora o seu tempo. O material cerâmico da casa de banho ou da cozinha costuma ocupar uma área alargada, o que dá trabalho.
Além disso, como requer uma limpeza rigorosa, é necessário adotar um comportamento meticuloso, com atenção a diferentes pormenores. Ora, essa realidade faz com que as pessoas adiem ao máximo realizar essa tarefa.
Com os truques que iremos partilhar consigo poderá deixar de ter essa dor de cabeça. É possível limpar os azulejos de modo rápido e eficaz. Se usar as técnicas adequadas, os revestimentos cerâmicos até são mais fáceis de limpar do que outros materiais decorativos.

Existem estratégias para colocar os azulejos a brilhar. Mesmo as uniões entre estas peças de cerâmica irão apresentar-se como novas. Aprenda a limpar os azulejos como um profissional! Antes de iniciar a tarefa de limpar os azulejos, convém preparar o momento da limpeza. Desta forma, é fundamental remover tudo o possa atrapalhar a tarefa. Deve retirar todos os elementos que possam tornar a limpeza mais demorada. Retire as cadeiras, afaste as mesas e peças de mobiliário.
Os quadros devem ser removidos das paredes. O mesmo deve acontecer com os objetos decorativos e livros que possam tornar a limpeza mais demorada. Até pode aproveitar para se livrar de vez de alguns elementos com que já não se identifica e que não retratam a sua personalidade.
Desta forma, já terá condições para começar a limpeza. Primeiro, deve passar uma vassoura e/ou o aspirador para eliminar a poeira que se encontra mais à superfície. Posteriormente, proceda à lavagem.
Não é necessário gastar uma fortuna em produtos de supermercado específicos para assegurar um resultado de limpeza perfeito. Há soluções caseiras fantásticas para limpar azulejos.
Na casa dos portugueses, costuma haver produtos que servem para criar soluções de limpeza eficazes, nomeadamente o vinagre ou bicarbonato de sódio. O recurso a um detergente neutro dissolvido em água revela-se outro ingrediente que pode ser usado para a manutenção periódica dos azulejos.
O procedimento é simples. Primeiro, deve encher dois baldes com água morna. O primeiro balde será destinado a lavar o azulejo, enquanto o segundo terá o detergente necessário para formar espuma.
Com a ajuda de uma esponja macia, limpe os azulejos. Esfregue-os suavemente até conseguir eliminar sujidades. Posteriormente, com a água do outro balde, remova todo o sabão.
Casos mais difíceis
Quando existe muita sujidade nos azulejos, o desafio é mais complicado. Nesse caso, convém realizar a solução caseira, juntando vinagre e bicarbonato de sódio numa mistura feita em partes iguais.
Estes produtos são ótimos para limpar a superfície, para desinfetar e para eliminar manchas, gorduras e outros tipos de sujidade mais persistente. O procedimento passa por usar esta solução caseira com a ajuda de uma esponja.
Passe a mistura sobre os azulejos e deixe que atue ao longo de 10 minutos. Idealmente, na casa de banho, deve fazer esta tarefa após alguém tomar banho, porque irá conseguir aproveitar o vapor gerado. Trata-se de um elemento que irá ajudar a desincrustar os resíduos. Finalmente, com um pano macio que não solte fiapos deve secar.
Pronto! Desta forma rápida e simples, tem a tarefa concluída. Tenha em conta que se fizer isto regularmente, os azulejos não acumulam tanta sujidade. Por isso, a lavagem seguinte fica sempre facilitada.
O desafio das juntas dos azulejos
A limpeza dos azulejos propriamente ditos é fácil de resolver. No entanto, limpar as juntas revela-se um desafio de maior dificuldade. As uniões dos azulejos tendem a acumular muita sujidade. É uma tarefa mais difícil.
Elas apresentam gordura, manchas, mofo e humidade. Lidar com juntas já pretas é uma dor de cabeça, um desafio desagradável. Para evitar que as juntas fiquem nesse estado deplorável, deve fazer-se uma limpeza em profundidade com alguma frequência.
Reunimos 3 dicas que ajudam a resolver esse problema:
Opção 1: usar bicarbonato, vinagre e água quente
Esta solução caseira apresenta grande versatilidade. Ela permite limpar as juntas dos azulejos de modo não agressivo.
O procedimento é simples: deve misturar os dois ingredientes com água muito quente. Em seguida, deve aplicar a substância nas juntas, diretamente. Finalmente, com a ajuda de uma escova, deve remover a sujidade e a solução.
Opção 2: usar água-oxigenada
Este ingrediente permite-nos combater eficazmente a sujidade que se acumula nos azulejos. Pode aplicar a água-oxigenada sobre as juntas dos azulejos, diretamente.
Em seguida, com a ajuda de uma esponja, deve esfregar para eliminar os resíduos mais persistentes. Se fizer isto após o banho, com o vapor ainda instalado, a sujidade saia melhor.
Opção 3: usar amoníaco e água quente
Faça esta solução eficaz da seguinte forma: coloque três partes de água quente para uma de amoníaco num balde. Use esta fórmula de limpeza para “desinfetar” as áreas. Faça este procedimento, recorrendo a uma escova de dentes.
Desta forma, irá conseguir eliminar toda a sujidade das juntas, especialmente a gordura que se encontra presente nos azulejos da cozinha. É importante assegurar que haja boa ventilação neste processo de limpeza. Depois, tanto pode secar com um pano macio, como pode deixar secar ao natural.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- Aprenda a limpar persianas corretamente e deixe-as impecáveis
- Como limpar e tirar manchas da banheira deixando-a impecável
- Aprenda a branquear eletrodomésticos amarelados
As pessoas também perguntam
Como manter o piaçaba limpo?
Para manter o piaçaba limpo, deve seguir estes passos: após cada uso, enxague bem o piaçava, passando-o por água corrente para remover resíduos. Depois, deve deixá-lo secar completamente, antes de o guardar num local arejado.
Regularmente, deve mergulhar o piaçava numa solução de água e vinagre. Deixe de molho por 15 minutos. Depois, enxague novamente. Desta forma, manterá o piaçaba higienizado e livre de bactérias.
Como limpar a tampa da sanita?
Para limpar eficazmente a tampa da sanita, deve usar um detergente multiusos ou uma solução caseira composta por água e vinagre. Desta forma, conseguirá remover manchas e sujidade.
Primeiro, com uma escova ou esponja macia esfregue. Depois, enxague bem. Por fim, com um pano limpo, seque. Para manter a tampa da sanita devidamente higienizada, deve repetir o procedimento regularmente.
Como pôr a tijoleira a brilhar?
Para dar brilho às tijoleiras, deve primeiro varrer o piso ou aspirar para remover o pó e a sujidade. Depois, crie uma solução caseira num balde e misture água morna com um detergente neutro.
Em seguida, aplique a solução nas tijoleiras. Com um pano ou esponja macia, esfregue bem. Posteriormente, com água limpa, enxague e seque bem. Finalmente, aplique uma cera para pisos para um brilho extra.