Saiba como fazer os melhores ovos mexidos do planeta. A vida é uma verdadeira azáfama. Estamos sempre com pressa, fazemos as tarefas sob pressão e muito do que realizamos é preparado de forma imperfeita, pois a rapidez com que executamos as tarefas é inimiga da perfeição. Tanta pressa e tanto movimento, só para chegarmos atrasados! Há muitos dias assim, não há?
Para esses dias atarefados, em que chegamos a casa sem muito tempo para fazer o almoço ou o jantar, há uma solução: ovos mexidos. Uma refeição simples, prática, deliciosa e nutritiva feita em escassos minutos. Terá assim uma ótima refeição, em pouco tempo, para que possa usufruir com brevidade dos minutos de descanso de que precisa!

Como fazer os melhores ovos mexidos do planeta
Dicas para os melhores ovos mexidos
É possível fazer uma refeição saciante e deliciosa em poucos minutos. Podemos recorrer a poucos ingredientes e a muita criatividade e engenho para ter uma refeição rápida e deliciosa.
É importante ter ovos, naturalmente, mas pode juntar outros ingredientes que sejam práticos de usar, nomeadamente enlatados, como cogumelos ou atum. Porém, também pode recorrer a outros produtos como delícias do mar, queijo ou fiambre. Ingredientes que são rápidos e fáceis de usar.
Pode ainda usar temperos como sal, pimenta ou outros. Há ainda outros ingredientes que são adicionados de forma a alterar a textura e consistência dos ovos mexidos, como leite, natas, mas esses ingredientes não estarão presentes nas nossas dicas.
Leia também: 7 receitas de ovos mexidos de comer e chorar por mais

Erros
Aparentemente, fazer ovos mexidos revela-se uma tarefa simples, mas a verdade é que muita boa gente comete muitos erros:
– Bater excessivamente (e vigorosamente) os ovos na taça, antes de os lançar para a frigideira.
– Fazer o tempero de forma antecipada.
– Só retirar os ovos mexidos, quando estes se apresentam bem cozinhados.
Assim, o resultado final é sempre insatisfatório, servindo apenas para enganar a fome. Sacia, mas não delicia. Mas os ovos mexidos podem ser uma refeição deliciosa, se forem bem feitos! Os ovos mexidos devem ficar fofos, cremosos, com uma textura aveludada, atrativos e repletos de sabor!

Dicas para ovos mexidos feitos por um autêntico chef com estrela Michelin!
01
Para que o resultado seja o mais próximo possível da perfeição, devemos usar preferencialmente ovos caseiros-biológicos.
02
Recorrer a bons materiais, como uma boa frigideira antiaderente, é fundamental. Ela permite que se coloque somente uma pequena noz de manteiga para cozinhar os ovos.
03
Não bata os ovos excessivamente! São ovos mexidos, não batidos. Bater os ovos leva a que eles fiquem com uma textura excessivamente líquida e não se pretende uma textura aguada, pois não?

04
Devemos colocar os ovos numa taça e apenas mexer ligeiramente, com uma espátula, só para misturar os ovos.
05
Uma dica especial é não colocar sempre os ovos inteiros. Parta os ovos e junte três gemas com apenas duas claras. Ou seja, reduza sempre uma clara a cada três ovos. Se fizer 6 ovos, coloque 4 claras; se colocar 9 gemas, junte apenas 6 claras. São ensinamentos de um chef michelin, o famoso chef Avillez.

06
A explicação é simples: as gemas e as claras têm características distintas. As gemas para coagularem necessitam de uma temperatura mais elevada do que as claras. Devemos parar de cozinhar quando as claras já demonstram estar coaguladas. Assim, iremos obter ovos bem mais cremosos!
07
Para fazer o tempero dos ovos mexidos, escolha o momento certo. O sal e a pimenta devem ser colocados apenas depois dos ovos mexidos estarem cozinhados. Se o fizermos antes, eles vão ficar mais líquidos.
Leia também: 3 receitas com ovos de comer e chorar por mais