Início Tradições Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Vamos sempre a tempo de aprender coisas novas. Tome nota! Saiba como fazer o frango assado perfeito.

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Saiba como fazer o frango assado perfeito. Existem muitas coisas que se fazem regularmente, que achamos dominar, mas outras pessoas ensinam-nos que há formas de o fazer melhor. Por vezes, sentimo-nos ofendidos, achamos que nos estão a atacar, mas, se olharmos com humildade para as sugestões dos outros e experimentarmos as suas dicas, percebemos que é possível fazer melhor do que o que fazíamos. Chama-se progresso e é um caminho que nem todos estão dispostos a percorrer.

Boa parte das pessoas faz regularmente frango assado, mas se alguém quiser dar-lhes algumas dicas levam isso “a peito” e rejeitam dar-se ao trabalho de experimentar novas sugestões. Mas não é esse o seu caso, pois não?

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota

Delicadeza

Quando opta por fazer um frango inteiro, nunca fure a carne, nem lhe faça qualquer buraco. Deve ainda ter todos os cuidados para não romper a pele do frango, não por uma questão estética, mas porque a pele permite proteger a carne no momento de confeção, ajudando a reter a gordura e a humidade. A pela furada faz com que os temperos se percam, tornando a carne seca.


Leia também: Aprenda a temperar frango como um especialista


Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Ingredientes de qualidade para o tempero

Escolha apenas ingredientes de qualidade e produtos da época que são mais acessíveis e saborosos. Opte por ervas frescas, prescindindo das ervas secas. Prefira manteiga de qualidade à margarina. Prefira o azeite ao óleo. Prefira limão ou laranja ao vinagre, pois a fruta, além da boa acidez que concede à carne, também perfuma o prato.

Antes de levar o frango ao forno, deve confirmar se ele está à temperatura ambiente

O frango congelado deve ser colocado a descongelar no frigorífico, de um dia para o outro; e deve ser retirado do frigorífico meia hora antes de ir ao forno, de modo a ficar à temperatura ambiente. Se ainda estiver muito frio, poderá sofrer um choque térmico, o que aumenta o risco da ave queimar por fora, sem que cozinhar por dentro.

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Pré-aqueça o forno

O frango não deve ser colocado no forno e aguardar já dentro dele o aumento da temperatura. Quando o frango entra no forno, este já deve ter uma temperatura alta.

Para isso, pré-aqueça o forno, colocando-o a 200°C. Depois do frango ser colocado no forno, pode ir reduzindo o seu calor, nomeadamente para 175C -180°C. Deixe que permaneça nesta temperatura até concluir o cozimento.

A escolha da assadeira é importante!

Deve usar uma assadeira que apresente as laterais baixas. Este tipo de assadeira permite que o ar circule em torno do frango. A assadeira não deve ser muito grande pois, se usar esse tipo de assadeira, a gordura e os sucos da carne espalham-se, havendo grande probabilidade de queimar no fundo.

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Coloque o frango suspenso, com uma grelha

Se o frango estiver suspenso, o calor circula à sua volta, aquecendo de forma homogénea. Em alternativa, pode usar uma cama de legumes aromáticos e colocar o frango sobre uma camada de cenoura, de alho-francês ou de outros legumes. Esse método permite que o calor circule por baixo do frango, assando-o por inteiro e impedindo que ele fique pegado à assadeira.

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Impeça que os sucos da carne queimem

Ao longo do processo em que está a assar, aproveite o caldo de frango que se vai formando no fundo da assadeira. Para isso, deve recolher o caldo e vertê-lo novamente sobre o frango. Repite o processo as vezes que forem necessárias. Tal impedirá que os sucos da carne queimem.


Leia também: As melhores receitas de frango assado no forno para a família


Pode ainda usar sumo de laranja ou sumo de limão que também impedem que a carne seque. Pode ainda verter um pouco de vinho branco.

Como fazer o frango assado
Como fazer o frango assado perfeito. Tome nota!

Use papel de alumínio

Pode e deve usar bastante papel de alumínio, pois ele não só impede que a carne fique pegada ao fundo da assadeira, como permite que ela fique mais protegida. Mas antes de a enrolar em papel de alumínio, deve untar o frango com azeite ou manteiga.

Virar o frango

Depois de confirmar que o frango está assado, vire o frango, colocando o peito para baixo. Depois, aguarde que ele descanse por 10 minutos. Tal permitirá que os sucos que estão presentes nas costas do frango deslizem para o peito. Mantenha o frango coberto com alumínio para ele não esfriar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.