Como fazer carne assada suculenta e deliciosa. A maior parte das pessoas prefere carne ao peixe, embora esta última seja mais saudável. A carne é normalmente mais saborosa, mais saciante. Há vários tipos de carne, que podem ser confecionadas de diversas formas, sendo uma das mais deliciosas no forno.
A carne assada é deliciosa, quando é bem confecionada. Mas se alguns erros forem cometidos, pode sair com vários problemas. Todos nós já comemos carne dura, seca ou que passou do ponto. Quando se pretende saborear uma carne bem assada, pretendemos algo perfeito!

Como fazer carne assada suculenta e deliciosa
Carne assada perfeita
A carne, depois de colocada no forno, pode resultar num prato irresistível. Mas há todo um longo processo que vai da compra do produto certo até ao prato ser servido. Entre um momento e o outro, há uma série de opções que são tomadas.
São vários os momentos que são importantes e em que vários erros são frequentemente cometidos. Há pequenos detalhes que são muitas vezes desvalorizados, mas que se revelam importantes, fazendo toda a diferença no produto que se coloca na mesa.
Leia também: 7 erros comuns ao cozinhar carne: o que deve evitar fazer

Critério na escolha da peça
É preciso escolher bem não apenas o tipo de carne (vaca, frango, porco, outras), como também o tipo de corte da carne, antes de se preparar a refeição no forno. A carne assada fica melhor quando se colocam peças inteiras de 1 kg ou 1,5 kg, no mínimo.
Quando se colocam peças inteiras, é menor o risco da carne secar. Devemos escolher carnes sem muita gordura ou em que a gordura está entremeada na carne.

O momento da escolha dos cortes
Os peixes ficam ótimos no forno, nomeadamente quando são colocados inteiros. A carne bovina fica particularmente bem no forno, mas não é a única carne. Diferentes tipos de carne têm diferentes tipos de corte. Existem tipos de carne especialmente indicados para serem colocados no forno.
Bovino: acém, alcatra, costelas, maminha e picanha.
Suíno: costelinha, lombo, paleta e pernil.
Frango: frango inteiro, coxas, sobrecoxas.

O momento do tempero!
O tempero é outro momento importante que se pode revelar precioso para tornar a carne no forno verdadeiramente irresistível. Apostar nos clássicos é aposta ganha: alho, cebola, pimenta, sal, ervas aromáticas.
A regra de ouro nos assados é colocar diversos temperos, pois desperta mais líquidos na carne, ajudando a que ela adquira mais suculência. É sempre sensato fazer uma marinada, recorrendo a produtos como sumo de laranja, sumo de limão, cerveja ou vinho.
Colocar a carne a absorver estes sabores de um dia para o outro faz muita diferença. Outra sugestão essencial: o momento de salgar a carne deve ser feito apenas no momento de assar, pois o sal desidrata a carne.
Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos

O forno
Depois de colocar a carne no forno, há ainda alguns erros que podem ser cometidos. Convém não errar para não colocar em causa todo o trabalho desenvolvido. Para se ter uma carne assada bem suculenta, é indispensável saber esperar e ter paciência! Não tente apressar o processo, colocando o forno no máximo.
Para a carne assada ficar perfeita, o forno deve ter uma temperatura de 160ºC a 180°C, devendo assar lentamente, para no fim termos uma carne saborosa e irresistível. Deve colocar a carne a assar por três horas e com papel de alumínio! Este não só ajuda a cozinhar a carne, como irá manter a humidade da mesma.

Depois das três horas, a carne deve permanecer mais meia hora no forno, pois assim irá tostar a superfície da peça. Posteriormente, retire a carne, mas não a sirva de imediato. Deixe a carne descansar um minuto. Só, depois, deve cortá-la.
Pode parecer difícil, mas conhecendo esta informação e seguindo estes passos, facilmente se consegue uma carne assada perfeita. Surpreenda a família com este prato verdadeiramente delicioso!
Comentários 2