Início Tradições Como fazer carne assada macia e suculenta

Como fazer carne assada macia e suculenta

A carne no forno fica particularmente saborosa. Conheça alguns truques que fazem toda a diferença! Como fazer carne assada macia e suculenta.

Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

Como fazer carne assada macia e suculenta. Se vai ter um evento especial em casa, um dos petiscos que deixará todos os convidados satisfeitos é a carne no forno. Fica saborosa e agrada a toda a gente, miúdos e graúdos. Contudo, não basta atirar as carnes para o forno e esperar.

Não é magia, mas se souber alguns dos truques que iremos partilhar, certamente irá surpreender e arrasar no seu evento. Os familiares e amigos ficaram bastante satisfeitos com o sabor da sua refeição. Eles guardarão boas memórias desse dia especial.

Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

Como fazer carne assada macia e suculenta

A carne assada no forno é uma das formas mais deliciosas de saborear carne, que é um dos alimentos que as pessoas preferem. Independentemente da nossa escolha, carne de vaca, de frango, de porco ou outra, a carne é um alimento especial.

A carne é normalmente bastante saborosa. Contém proteína e é saciante, garantindo uma satisfação que se prolonga no tempo. Quando é bem cozinhada, é divinal, mas quando não é bem cozinhada, pode tornar-se intragável, dura, seca, borrachosa, sem grande sabor. O que acontecendo gera grande frustração!


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


Há alguns truques que convém aprender para fazer um verdadeiro repasto, colocando a carne no ponto. Ter a oportunidade de saborear uma carne assada perfeita é uma experiência maravilhosa, com uma crosta deliciosa por fora e tenra e suculenta por dentro.

Desde a escolha da carne até ao momento de servir, as nossas opções podem contribuir para a qualidade final da refeição. Há em todos os passos pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

O que comer?

A escolha da peça é importante. Não basta escolher como refeição. É preciso pensar bem no tipo de carne, pois as diferentes opções implicam diferentes procedimentos. É preciso saber escolher o tipo de corte mais indicado para o forno.

Peças inteiras com mais de 1 kg ou 1,5 kg revelam-se mais indicadas para ir para o forno. Se optar por carne bovino, partes como maminha, alcatra, picanha, costela e acém ficam particularmente bem. Se optar por porco, as melhores partes são pernil, costelinha, lombo e paleta. Já no frango, deve optar pelo frango inteiro ou pelas coxas ou sobrecoxas. Estas partes resistem melhor ao calor do forno, ficando mais suculentas.

Escolha carnes com cortes sem muita gordura. Há tipos de cortes de carne que se revelam mais indicados para o forno, pois cada corte tem a sua especificidade. Mas mesmo os peixes se revelam perfeitos no forno, sendo que os peixes devem ser colocados inteiros, existindo cortes de postas grandes e largas que também podem ficar deliciosas.

Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

Os temperos e as marinadas

Carne no forno sem tempero não dá muito bom resultado. Pode e deve usar muitos temperos! O tempero é especial e concede uma explosão de perfumes e sabores irresistível. Entre os temperos mais usados estão a cebola e o alho, mas também a pimenta, o sal e as ervas aromáticas.

Quanto mais temperos melhor! As carnes ficam suculentas e permitem à carne libertar mais líquidos. As marinadas funcionam muito bem, tornando as carnes bastante agradáveis, com uma suculência singular. Entre os ingredientes que ficam bem na marinada estão os sumos de laranja ou de limão, mas também vinagre, vinho, cerveja.

Deve deixar a carne nesta marinada de um dia para o outro, permitindo uma maior absorção dos temperos, tornando a carne mais saborosa e perfumada. Evite o sal nesta fase. Aguarde pelo momento de colocar a carne no forno, pois o sal desidrata a carne.


Leia também: 7 erros comuns ao cozinhar carne: o que deve evitar fazer


Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

É preciso saber usar bem o forno

– O forno é uma ferramenta essencial para fazer a carne perfeita e um pequeno erro revela-se bastante prejudicial para a qualidade final da carne. A paciência é uma característica importante para se conseguir ter uma carne assada bem suculenta. É preferível preparar a carne a uma temperatura entre 160ºC e 180°C.

É preferível ficar por mais tempo do que colocar a uma temperatura mais elevada e tentar encurtar o tempo a assar. Aumentar a temperatura para apressar a carne só levará a que ela fique longe da perfeição.

Como fazer carne assada macia
Como fazer carne assada macia e suculenta

– A peça necessita de um processo de cozimento lento para a carne ficar assada devidamente, por completo. Deixe que ela fique umas três horas a assar no forno e use papel de alumínio para manter a carne com a humidade que a tornará bem mais suculenta.

Depois, para tostar a superfície, retire o papel de alumínio e deixe assar por mais meia hora. Finalmente, retire a carne do forno, devendo ainda colocar a carne a descansar por um minuto, pois assim irá libertar mais suco da carne. Só depois é que deve cortá-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.