Porque existem dicas importantes, hoje vamos tentar demonstrar como evitar mau cheiro na máquina da roupa. Os eletrodomésticos surgiram para facilitar a nossa vida, assegurando que possamos ter mais qualidade no nosso quotidiano. Atualmente, não se gasta tanto tempo a realizar tarefas domésticas. Por isso, a vida melhorou imenso com o surgimento dos eletrodomésticos. Por exemplo, a não ser em casos excecionais, já não se lava a roupa à mão.
As máquinas de lavar roupa representaram uma salvação, uma grande melhoria do nosso quotidiano. Lavar a roupa à mão, em tanques, já não faz parte das rotinas da maioria das pessoas. Apesar dos progressos constantes, os eletrodomésticos não são perfeitos. Eles até podem originar grandes frustrações, como quando avariam ou quando deitam mau cheiro.
Reunimos um conjunto de recomendações que farão toda a diferença. Poderá dizer adeus ao mau cheiro na máquina de lavar. No presente artigo do NCultura, apresentaremos algumas dicas que irão erradicar os maus odores do seu eletrodoméstico. Conheça alguns truques que evitam o mau cheiro do seu eletrodoméstico.

Se deseja a máquina de lavar roupa sem cheiros desagradáveis, convém ter alguns cuidados. Se começar a existir bolor em determinadas zonas do eletrodoméstico, nomeadamente na junta de borracha, na gaveta do detergente ou no filtro, então a máquina de lavar roupa irá apresentar um odor agressivo e isso irá fazer com que as roupas também fiquem a cheirar mal.
No entanto, há formas de impedir isso. Há dicas que ajudam a prevenir que o eletrodoméstico apresente esse mau cheiro gerado pelo bolor. Ele forma-se devido à humidade, à má ventilação ou à água que se acumula na junta da máquina de lavar roupa.
Não é necessário recorrer a um produto específico de limpeza, para evitar o problema do mau cheiro. Basta que se tenham alguns cuidados de manutenção e de prevenção para impedir a criação de bolores no eletrodoméstico. Por isso, é possível evitar os maus odores.
Como evitar mau cheiro na máquina da roupa
1 – Primeiro, deve ler sempre as instruções de dosagem do detergente e seguir as indicações fornecidas pelo fabricante na embalagem.
2 – Após a lavagem da roupa, deve deixar sempre a porta e a gaveta (do detergente) entreabertas. Desta forma, permitirá que o ar possa circular no tambor, o que irá ajudar a prevenir a formação de bolor.

3 – Muitas pessoas têm por hábito lavar a uma temperatura baixa (40 ºC), porque é algo que permite poupar dinheiro e ainda ajuda o ambiente. Deve fazer um ciclo a uma temperatura elevada (70ºC a 90ºC) para fazer a limpeza do tambor da máquina de lavar roupa, pelo menos uma vez por mês. Existem no mercado algumas máquinas que já vêm com um programa de autolimpeza do tambor.
4 – Deve limpar a gaveta do detergente com uma pequena escova. Se tiver em casa uma máquina de lavar roupa de carga superior, deve remover a gaveta do detergente, após cada lavagem, para esvaziar todo o líquido que ainda possa conter. Deve virá-la ao contrário e lavá-la de seguida.
5 – Deve fazer a limpeza do filtro uma vez por mês, para evitar que ele fique entupido. Verifique primeiro se as roupas têm pequenos objetos nos bolsos, antes de as colocar na máquina de lavar roupa, para evitar que se acumulem objetos indesejados na borracha da porta ou no filtro.
6 – Deve limpar a junta de borracha da porta com regularidade. Esse procedimento é essencial para evitar que se crie bolor. Com o passar de algum tempo, o bolor acumula-se na borracha e fica impossível removê-lo. Por isso, a limpeza da borracha é essencial. Pode ser necessário usar um pano limpo humedecido com um pouco de lixívia diluída em água. Posteriormente, enxague muito bem com bastante água.
7 – Deve verificar o tubo de drenagem. Se o mau cheiro permanecer, pode ser sinal de que tem um bloqueio nesse tubo. Nesse caso, deve usar um desentupidor. Se não resolver o problema, terá de solicitar a ajuda a um profissional.
Eis mais algumas dicas para os eletrodomésticos lá de casa:
- Como acabar com o mau cheiro na máquina da louça
- Erros comuns ao utilizar o microondas
- Como poupar no ar condicionado
Erros comuns no momento de colocar roupa na máquina
- Não ler as etiquetas das roupas
- Não separar as roupas por cores
- Não separar a roupa por tipo de tecido
- Não usar bolsinhas próprias para roupa delicada
- Não fazer a pré-lavagem de uma peça com nódoas, antes de a colocar na máquina
- Usar o mesmo detergente para todos os tipos de roupas
- Não estar a par do funcionamento dos diferentes tipos de máquina
- Exagerar no detergente em pó