Guia completo sobre como descongelar o frigorífico rapidamente. Siga as nossas instruções para uma tarefa eficiente e descomplicada. O processo de descongelar um frigorífico é lento. Esta é uma tarefa complicada que leva tempo e dá trabalho. Contudo, reunimos um conjunto de técnicas que permitem descongelar o eletrodoméstico de modo mais rápido do que o tradicional.
Iremos partilhar consigo dicas e estratégias para que consiga fazer o passo a passo sem complicações. É importante ter em conta que é necessário descongelar o frigorífico, apesar de ser uma tarefa demorada. Trata-se de um procedimento fundamental para que o seu equipamento possa funcionar eficientemente por mais anos.
Como descongelar o frigorífico rapidamente com eficácia
Todos temos a necessidade de descongelar o frigorífico com o passar do tempo. Seja por causa do gelo que forma, seja para realizar uma higienização do eletrodoméstico, todos devemos fazê-lo com alguma regularidade. Este artigo vai ajudar quem não sabe por onde começar ou como apressar o processo de descongelação.
O processo para descongelar o frigorífico permite poupar o eletrodoméstico, necessitando de menos energia para cumprir as suas funções. Ao dar mais longevidade ao aparelho, não necessitará de comprar um frigorífico tão cedo. Estes eletrodomésticos não são baratos. Por isso, fazer uma boa manutenção, garante a durabilidade do equipamento e adia esse investimento por vários anos.

É importante descongelar o frigorífico. Fazer uma limpeza regular permite renovar a qualidade do eletrodoméstico. É indispensável retirar os depósitos de gelo e higienizar o eletrodoméstico para assegurar que ele mantém o bom funcionamento. Verifique quais são os passos a dar para descongelar o frigorífico num processo rápido e sem transtornos.
1 – A planificação
Descongelar o congelador e higienizar o frigorífico leva o seu tempo. Idealmente, deve realizar este procedimento uma vez por ano. Contudo, se o depósito de gelo aumentar rapidamente, poderá ser necessário fazê-lo com mais frequência. Esta tarefa deve ser planificada com muita antecedência, para que possa ir consumindo grande parte dos alimentos que se encontram no eletrodoméstico, para facilitar a retirada dos alimentos mais frescos, o momento de os transportar e a necessidade de armazenar esses alimentos em locais frios ou com gelo.
2 – A leitura
Antes de descongelar o frigorífico, deve ler o manual do equipamento. Conhecer e seguir todas as recomendações do fabricante é uma etapa que facilita a tarefa.

3 – Preparação da tarefa
Para fazer esta tarefa com eficiência, convém preparar os diferentes passos. Como já sabe o que irá acontecer, deve colocar toalhas e jornais velhos debaixo do eletrodoméstico. O gelo derretido ficará em água e esta estratégia permite absorver o líquido, sem deixar que ele se espalhe tanto.
Neste momento, pode reunir todos os materiais de que precisa. Além de jornais velhos e toalhas, irá precisar de um pano de microfibra, CIF Cozinha, detergente, bicarbonato de sódio e água. É também importante ter luvas de borracha para usar durante o processo da remoção do gelo do congelador.
4 – Retirada de alimentos e desligar o eletrodoméstico
Não é necessário desligar o aparelho da tomada imediatamente, quando se centra nas tarefas de descongelar o frigorífico, porque a lâmpada interna pode ser útil durante a remoção dos itens.
Remova todos os alimentos do eletrodoméstico (idealmente, devem ser poucos) e armazene-os apropriadamente. Se descongelar o frigorífico num dia frio, então poderá deixar os alimentos num local fresco, longe de fontes de calor.
Contudo, se descongelar num dia quente, então o procedimento correto é manter os alimentos dentro de bolsas térmicas. Pode colocar na pia da cozinha com um pacote de gelo ou pedir a um vizinho que guarde os alimentos. É também importante manter os alimentos afastados do alcance de animais. Depois deve desligar o eletrodoméstico.
5 – Retirada das prateleiras e gavetas removíveis
Enquanto algumas prateleiras e gavetas se encontrarem presas no gelo, não faça força, porque poderá quebrá-las. Retire o que der, à medida que conseguir. Depois, mal possa, coloque as prateleiras e gavetas de molho em água morna com detergente.
6 – Absorver o gelo derretido
Continue a colocar jornais velhos e panos debaixo do eletrodoméstico e em torno da base. Não se esqueça que deve torcê-los e substituí-los sempre que for necessário. A formação de poças de água na cozinha é perigosa, pois representa um risco de eletrocussão ou escorregões.
Neste processo, deve manter a porta do frigorífico aberta para deixar o gelo derreter com maior facilidade. Uma estratégia que permite descongelar mais rapidamente consiste em usar uma ventoinha ou secador para acelerar o processo de descongelação, direcionando o ar dos aparelhos para o interior do congelador, sem grande aproximação.
7 – A limpeza
Após o gelo derreter, deve limpar as superfícies do frigorífico e ter em conta as vedações de borracha. Faça uma limpeza rigorosa ao eletrodoméstico. Deve higienizar dentro do equipamento, que se encontrará vazio, e o exterior.
Deve usar um pano de microfibras para limpar o interior do frigorífico e do congelador. O pano deve ser humedecido e enriquecido com CIF Cozinha ou com outro bom limpador de superfícies.
Contudo, lembre-se de ler as instruções da embalagem atentamente, antes de aplicar o produto. É também possível usar uma solução caseira composta por água e bicarbonato de sódio. Posteriormente, enxague e seque o interior. Certifique-se de limpar as vedações de borracha ao redor da porta.
8 – Recolocar as partes removíveis e os alimentos
Para concluir este passo a passo que visa descongelar o frigorífico de forma eficaz, surge o momento final: as prateleiras e gavetas devem ser enxaguadas e secas, antes de serem reinseridas no eletrodoméstico. Depois, coloque tudo o que foi removido anteriormente nos seus devidos lugares (menos o gelo, naturalmente…).
9 – Ligar o frigorífico
Após colocar os alimentos novamente no eletrodoméstico, resta ligar a tomada e aproveitar o frigorífico e o congelador, que estarão como novos.
Aprenda a cuidar dos seus eletrodomésticos:
- Como limpar a base do ferro a vapor e deixá-la como nova
- Saiba como limpar o exaustor de cozinha na perfeição
- Aprenda a branquear eletrodomésticos amarelados
As pessoas também perguntam
Como lavar roupa com água morna?
A água morna é uma opção versátil que as máquinas apresentam. Trata-se de uma alternativa que ajuda a remover sujidade e manchas. Esta opção pode ser usada para lavar roupas de cama, toalhas e roupas de bebé.
A temperatura morna da água irá ajudar a soltar resíduos de produtos de cuidados pessoais. Após a lavagem, seque as peças adequadamente.
Quais são os melhores métodos para limpar os recipientes de plástico manchados?
Um dos métodos que pode usar para limpar recipientes de plástico manchados consiste em criar uma solução caseira composta por bicarbonato de sódio e água. O procedimento é o seguinte: faça uma massa com estes ingredientes e esfregue nas manchas.
Deixe a pasta de bicarbonato de sódio e água atuarem por alguns minutos, antes de enxaguar. Como o bicarbonato é um agente de limpeza suave e eficaz, esta solução irá conseguir remover manchas.
Posso usar papel alumínio em micro-ondas?
Não! O alumínio pode originar faíscas e danos no micro-ondas. Por isso, não é recomendado usar papel de alumínio em micro-ondas, porque irá representar um risco de incêndio.
Desta forma, deve evitar usar papel de alumínio ao aquecer alimentos no micro-ondas. Opte por colocar os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmica que são adequados e seguros para uso em micro-ondas.