Como cultivar aloé vera em casa. É simples e prático! O gel de aloé vera tem muitos usos e, por isso, é super útil esta planta cultivada em sua casa. Há várias espécies de aloé, mas esta é sem dúvida a mais popular. Trata-se de uma planta suculenta de origem africana que pode ser utilizada em cosméticos, na decoração, na culinária e, até, como remédio natural.
É, frequentemente, usada para hidratar a pele e os cabelos, mas também tem uma ação bactericida, curativa, analgésica e anti-inflamatória. Além disso, ainda purifica o ar.
Com tantas vantagens, deve mesmo equacionar a possibilidade de a plantar em sua casa, não acha? Além de económica, esta é uma opção super sustentável e económica, muito simples e fácil de pôr em prática, mesmo por quem não tem muita prática de plantações, nem tem muito espaço ou mesmo espaço exterior. Tome nota das dicas e fique a saber como tudo se faz!

Como cultivar aloé vera em casa. É simples e prático!
Esta planta pode ser cultivada de diversas formas. Ela pode ser cultivada num vaso ou num canteiro; no exterior ou no interior de casa. Os principais aspetos a ter em atenção estão relacionados com a temperatura, a luz e o tipo de solo e de cultivo. Tome nota!
Leia também: Aloé Vera: benefícios e contra-indicações para a saúde
Temperatura
A aloé vera vem de uma zona com clima equatorial, subtropical e tropical, ou seja, ela adapta-se bem a locais muito quentes. Apesar disso, tolera as mudanças de temperatura. Só não sobrevive a temperaturas inferiores a 4ºC.

Luz e piso
Como precisa de calor, esta planta gosta de muita luz solar direta, durante pelo menos 8 horas por dia. Já o solo deve ser bem drenado, pois a aloé vera prefere solos arenosos ou argilosos.
Formas de cultivo
Esta não é uma planta muito exigente, em termos de tratamento. Pode cultivá-la em vasos ou no jardim.
Se for num vaso, ele deve ser grande quanto baste e ter orifícios no fundo para evitar a acumulação de água. Caso plante num terreno, deve deixar algum espaço entre as plantas para elas crescerem à vontade.

Fertilização
A fertilização destas plantas deve ser orgânica e incluir fósforo quanto baste. Pode, ainda, juntar ao adubo grãos de café, pois são ricos neste mineral.
Irrigação
As plantas suculentas, como a aloé vera, devem ser regadas apenas uma vez por semana e só se a terra já estiver seca.

Cultivo
Para cultivar esta planta, deve usar uma folha ou rebento.
Para usar a folha, deve cortá-la de uma planta de aloé vera que esteja em boas condições. Comece por cortar a base da folha e espere alguns dias ou semanas até aparecer uma película na zona cortada. Por último, plante cerca de 1/3 da planta no solo (a folha deve ter aproximadamente 8 cm).
Caso prefira usar um rebento, deve separá-lo da base da planta, esperar uns dias e, depois, plantar.
Nota: As folhas de aloé vera não devem tocar o chão, caso contrário apodrecem.
Leia também: Como usar a cúrcuma? Nós explicamos!

Poda e colheita
A poda das folhas de aloé vera deve ser realizada quando começam a secar ou quando se pretende cultivar.
Deve colher as folhas, assim que a planta apresenta novos rebentos e antes de começar a época da chuva.
Cada planta de aloé vera produz, em média, aproximadamente 30 folhas.
Nota:
O site do NCultura tem vindo a publicar vários artigos sobre os diversos usos da aloé vera e do seu gel. Portanto, se está a pensar cultivar esta planta, fique também a conhecer tudo o que pode fazer com ela, desde champôs naturais a cremes hidratante e rejuvenescedores para a sua pele. Soluções simples, práticas e ecológicas para facilitar o seu dia a dia.