Início Tradições Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota! 

Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota! 

Iremos partilhar os segredos que precisa conhecer para fazer um polvo de excelência! Saiba como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Saiba como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota! Quem não gosta de comer um delicioso polvo? Quer saber os segredos para comer um polvo delicioso? O polvo pode ser um ingrediente fantástico para a criação de um verdadeiro petisco. No entanto, se não for confecionado por mãos conhecedoras, pode representar um verdadeiro desafio.

Muitos não sabem os segredos para fazer um polvo tenro e saboroso. Torna-se uma verdadeira desilusão, quando vemos polvo na mesa e atacamos o prato com muita vontade, mas o polvo revela-se surpreendentemente duro, a parecer pastilha elástica. No entanto, existem alguns segredos que iremos partilhar que asseguram um polvo perfeito. Quer saber mais?

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Os melhores segredos devem ser partilhados entre amigos. Os segredos para um polvo fantástico foram descobertos pelos melhores chefs e partilhados com pessoas próximas. Estes partilharam com poucas pessoas e, assim, a informação foi chegando a cada vez mais pessoas. Mas, agora, é mais fácil desvendar os segredos para um polvo com textura macia, leve, com sabor… um verdadeiro petisco!

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Critério na escolha

Como em tudo na vida, é muito importante saber escolher. É muito importante o momento da compra. Escolher o produto certo é parte do sucesso do prato. Escolha os polvos frescos e evite produtos congelados. Opte por polvos de tamanho médio, com 1 quilo, aproximadamente. Os polvos maiores podem já ser mais velhos, o que leva a que apresentem uma carne mais dura. Os pequenos são demasiado novos e não apresentam a mesma qualidade fina.


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


Opte por polvos que se apresentem de cor rosada e em que não se vejam mazelas. Por vezes, são vendidos polvos que foram feridos ou que apresentam tentáculos a menos ou parcialmente cortados. O cheiro é outra questão importante, devendo optar-se por um polvo que cheire a peixe fresco, mas sem ter um odor forte!

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

A preparação do polvo

Antes de preparar o polvo, deve lavar bem os tentáculos com uma mistura composta por água e gelo, pois isso serve para higienizar o polvo e, ao mesmo tempo, deixar as fibras da carne bem mais macias. É muito, muito, muito importante investir tempo e dedicação neste momento, na pré-preparação.

No vapor, deve demorar-se entre uma hora e meia a três horas, colocando em lume brando. Leva tempo, mas compensa no final, no sabor e na textura! Coloque 600 ml de água numa panela e junte 650 ml de vinho branco (seco). Depois, acrescente a cebola (depois de devidamente descascada e cortada de forma grosseira). Posteriormente, junte 250 g de cenoura, mais 250 g de alho-francês. Deve ainda acrescentar, 300 g de aipo e, por fim, coloque um maço pequeno de manjericão.

Use um garfo para furar o polvo e verificar se está pronto. Poderá desligar o lume quando sentir que o polvo já está com uma consistência macia. Deve aproveitar para cortar os tentáculos em tiras ou rodelas, quando eles estão quentes.

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

O tempero

Deve fazer o tempero com limão, manjericão, sal e pimenta. Deve fazê-lo apenas depois de estar cozido, pouco antes de preparar o prato, mas sem exageros. Pretende-se usufruir do sabor natural do polvo.

A apresentação

Os olhos também comem! O polvo está na origem de diversas receitas. É um prato tradicional nas culinárias portuguesa e japonesa. Há diversas versões deliciosas: cozido, frito, assado, grelhado. Pode ter inúmeros acompanhamentos (batata cozida, arroz, batata frita, salada, massa, entre muitas outras opções) e até pode levar diversos molhos.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos


Contudo, deve apostar-se numa apresentação simples. Opte por refogar uma ou duas cebolas e junte-lhes o polvo inteiro ou, se preferir, fatiado. Pode ainda grelhar apenas os tentáculos e servir os mesmos com um delicioso molho vinagrete.

Como cozinhar polvo
Como cozinhar polvo na perfeição. Tome nota!

Conclusão

Os segredos devem ser partilhados entre amigos, por isso partilhamos consigo os segredos para o polvo perfeito! Agora que aprendeu alguns dos segredos para um polvo perfeito não deixe de tentar fazer este petisco e surpreenda a família e amigos com este prato delicioso.

Aproveite para abrir uma boa garrafa de vinho, pois o polvo é o tipo de alimento que sabe melhor quando se está rodeado de muita gente, com boa disposição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.