Siga as sugestões e faça uma massa absolutamente deliciosa. Surpreenda a família! Saiba como cozinhar massa na perfeição em 7 passos. A massa é um ingrediente fantástico, pois pode ser usado de diversas formas. A massa é versátil, prática e também rica em hidratos de carbono. Para além de apetitosa, é ainda uma fonte de uma saudável energia. Existe em diversos tipos e cortes, como frescas, secas, curtas, recheadas, planas e longas, com ovos, sêmola e até instantâneas. Há 1001 receitas de massa e todas elas podem ficar deliciosas.
Há, no entanto, alguns erros que são constantemente cometidos e que podem levar a prejudicar a qualidade do prato. Por vezes, coze-se muito a massa, tornando-a muito mole, flácida, sendo facilmente esmagada. Por vezes, ficar dura, tirando-se a massa ainda meio crua. Uma boa massa deve ficar “al dente”, nem mole, nem dura, algures entre uma e outra. Evite erros comuns e siga os ensinamentos que recolhemos de quem domina a técnica de fazer massa perfeita.
Como cozinhar massa na perfeição em 7 passos

Critério na escolha do tacho
Sempre que se coze massa, pretende-se que o glúten presente nela endureça da forma mais célere possível. Para isso, precisamos de escolher bem onde colocar a massa a cozer. O tacho deve ser grande o suficiente para possibilitar uma rápida recuperação da fervura.
É importante perceber o papel da proporção entre água e a massa e a dimensão da panela ou tacho. A quantidade de massa usada, o tamanho do tacho e a quantidade de água são relevantes.
Leia também:
- 3 receitas de arroz de pato no forno, um petisco divino
- Aprenda a fazer batatas assadas perfumadas e irresistíveis!
- A carne assada perfeita como nos restaurantes. Tome nota!
- Aprenda a fazer grelhados perfeitos como um Chef
Tempero
O sal grosso deve ser colocado de forma generosa, só depois da água ferver e antes de colocar a massa.
A colher para mexer
Use uma colher de pau de madeira ou de plástico. Não use uma de metal pois esta, quando entra em contacto com a água, subtrai calor à água e interrompe a fervura.

Uso estratégico do lume do fogão
No início, pode colocar o lume muito forte, até ao momento da fervura. Depois de colocar o sal na água a ferver, deve seguir-se a colocação da massa. Nesse momento, reduzimos um pouco o lume, colocando-o em lume médio.
Atenção ao tempo de cozedura
É importante calcular bem o tempo de cozedura. O tempo não deve ser calculado desde o início em que a água é colocada a ferver, mas sim após colocar a massa e a água atingir novamente o nível de fervura. Provar a massa revela-se a melhor forma de avaliar o seu ponto de cozedura.

Água corrente fria
Depois de ter cozido a massa até esta estar al dente, deve passá-la por água corrente fria. Há uma razão para se recorrer a esta técnica. Ela permite arrefecer a massa e evita que ela perca características. Assim, conseguirá que a massa se mantenha al dente.
Recomenda-se que a massa seja retirada da cozedura entre um a dois minutos antes do tempo que indica o pacote de massa que está a usar. Há diferenças em cada pacote, em cada marca.
O fio de azeite
Depois de ter a massa al dente, devidamente preparada, deve passá-la para um recipiente largo. Aproveite e regue a massa com um fio de azeite. Depois, deixe que arrefeça à temperatura ambiente (pode também colocar um pouco no frigorífico).

Massa com salmão e brócolos
Ingredientes
– 3 dentes de alho
– 300g salmão à posta
– 250g tagliatelli verde
– 250g brócolos
– 150g tomate com rama
– 2 c. de sopa com azeite
– 2 c. de sobremesa com pasta de azeitonas verdes e orégãos
– 2 c. de chá com sal
– Pimenta moída q.b.
– Manjericão fresco q.b.
Modo de Preparação
– Faça o tempero do salmão, colocando nele pimenta e uma colher de chá de sal.
– Coloque a massa numa panela com água (temperada com o sal) já a ferver.
– Adicione os brócolos e permita que estes cozam por 10 minutos, até estarem al dente.
– Coloque uma colher de sopa com azeite numa frigideira larga, para aquecê-lo.
– Acrescente, então, o salmão e cozinhe (de ambos os lados) por 3 minutos de cada lado.
– Depois, retire o salmão, remova-lhe as peles e retire-lhe as espinhas.
– Barre o salmão com a pasta de azeitona. Reserve.
– Coloque o azeite que restou na mesma frigideira.
– Acrescente, então, os dentes de alho laminados.
– Junte o tomate cortado ao meio, após deixar o alho fritar um pouco.
– Salteie o tomate em lume forte por 4 minutos.
– Junte a massa e os brócolos (bem escorridos).
– Adicione, então, o salmão (desfeito em lascas).
– Junte ao salmão uma mão-cheia de folhas de manjericão e misture bem.
– Está pronto a servir.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…