Cozinhar carne assada pode ser uma arte. Descubra as melhores práticas para garantir que a sua carne fique sempre suculenta e macia. Poucas pessoas conseguem resistir a carne assada. Esta é uma daquelas refeições consensuais. Por isso, tende a ser escolhida em eventos especiais, em fins de semana, nos quais se recebe amigos ou familiares.
Desta forma, os assados são opções comuns que muitas famílias fazem, porque esta refeição tem muitos atrativos. A carne assada costuma ser tenra e suculenta, além de ser uma opção saudável.
Esta refeição é adorada por miúdos e por graúdos. Reunimos um conjunto de sugestões para que possa apresentar a carne assada nas condições ideais. Com as sugestões de especialistas, poderá apresentar uma refeição perfeita para um fim de semana em família.
Como cozinhar carne assada na perfeição

1 – As peças de carne
Deve optar por peças inteiras de carne, especialmente por peças que apresentem pouca gordura. Uma boa opção para um assado é alcatra.
2 – Peças com gordura
Se optar por peças de carne com gordura, nomeadamente a popular picanha, uma opção bastante saborosa, lembre-se que deve colocar sempre a gordura virada para cima.
3 – Líquido na carne
Para dar mais sabor à carne, regue a carne escolhida com líquidos escolhidos criteriosamente. Por exemplo, cerveja, sumo de laranja ou limão são boas opções. A cerveja preta é uma decisão acertada… A carne ficará bastante saborosa!
4 – Os temperos
A carne assada fica melhor quando é bem temperada. Os temperos a serem usados na carne podem ser muito distintos, de especiarias a ervas aromáticas. Faça o tempero da carne conforme o seu gosto.
No entanto, a nossa sugestão passa por não ser muito irreverente no uso dos temperos. Recorra aos clássicos que normalmente são usados nos assados. Desta forma, não falhará.

5 – Pré-aquecimento do forno
Esta etapa também é muito importante. No entanto, nem todos o fazem. É fundamental pré-aquecer o forno, porque ao fazê-lo está a contribuir para tornar a refeição melhor, mais suculenta. O pré-aquecimento do forno deve ser feito com uma antecedência de 10 a 15 minutos, no mínimo. Pré-aqueça o forno, seguindo a temperatura indicada na receita. Geralmente, a temperatura situada para este tipo de refeições fica entre os 180 °C e os 200 °C.
6 – Tenha os ingredientes prontos a serem usados
A organização dos ingredientes é outra etapa fundamental. Coloque tudo o que precisa perto de si, para que possam estar à sua disposição no momento em que precisa deles. Desta forma, poderá usá-los sem perdas de tempo, no preciso momento em que a receita o indica.
7 – Respeite as quantidades
As quantidades indicadas na receita devem ser respeitadas. Por vezes, recorre-se ao “olhómetro”. Contudo, esse erro pode revelar-se bastante prejudicial. Se não quer estragar um petisco, não arrisque e respeite a receita. O instinto para alterar uma receita só deve ser usado quando se domina a receita, nunca nas primeiras vezes que se prepara a refeição.
8 – Aproveitamento das sobras
Se sobrarem ingredientes, poderá fazer algumas receitas. Existem diferentes formas para aproveitar as sobras de carne. Por exemplo, pode fazer um empadão com a carne assada, bolas de carne assada, tartes ou empadas…
Aprenda a assar outros ingredientes e prepare uma refeição deliciosa:
- Como fazer o melhor polvo assado para comer e chorar por mais
- Frango assado à moda antiga, como a avó fazia!
- Como fazer o melhor salmão assado do mundo
As pessoas também perguntam
Como assar peixe?
Os peixes devem absorver os condimentos numa marinada (azeite, sal e limão, se quiser algo simples. Coloque outros a seu gosto, se optar por algo mais complexo). Deixe a marinar durante algum tempo.
Deixe por 30 min para peixes mais pequenos, postas ou por 3h para peixes maiores. Para que os condimentos sejam bem absorvidos, dê alguns cortes no peixe. Leve a assar. O tempo do assado irá variar consoante a altura e o tamanho do peixe, ou se o peixe é assado inteiro ou em postas.
Tenha em conta que um peixe inteiro assa entre 25 e 60 minutos, a 180 °C, em média. No final, deve regar o peixe com azeite para compensar a gordura perdida durante o assado.
Como preparar uma salada?
Preparar uma salada saudável é um desafio mais difícil do que se pensa. É necessário escolher bem os alimentos, se desejar uma salada completa, como um prato único que sirva como um almoço ou um jantar ligeiro.
A base da salada pode ser feita com alface, espinafres, rúcula ou canónigos (pode conjugar estes alimentos ou usar um deles). Usar alimentos como o tomate, a cenoura, a beterraba ou alguma fruta irá dar sabor ao seu prato, mas também cor e vida. Pode ainda escolher uma proteína magra. Delícias do mar são uma opção válida.
Como fazer um empadão de carne com sobras do assado?
O empadão de carne é um clássico. Esta refeição é adorada por crianças, mas também por adultos. Para fazer um bom empadão de carne, deve reunir as sobras de carne assada e picar tudo. Em seguida, adicione-lhes cenoura e curgete.
Entretanto, prepare um puré de batata cremoso (se preferir uma versão menos convencional, pode fazer um empadão de batata-doce e carne). Posteriormente, leve ao forno numa travessa. Em seguida, deixe alourar. Quando estiver pronto, terá um petisco, bom apetite!