Veja como cozinhar carne assada de forma a obter uma textura macia e suculenta! Uma verdadeira arte culinária! Se quer preparar para a sua família uma refeição especial, os assados são sempre uma opção de qualidade. Esta refeição é bastante consensual, pois agrada a miúdos e a graúdos. Uma refeição de carne assada revela-se uma experiência gastronómica de excelência. É rica, saborosa, nutritiva e saudável. Contudo, não é tão simples como parece fazer um assado de qualidade superior.
Com os truques de especialistas, não só o consegue fazer, como apresenta uma refeição ao nível dos melhores Chefs. Poderá colocar na mesa uma carne assada perfeita. Daquelas refeições que deixam os seus convidados a salivar por mais.
Obtenha conhecimentos pertinentes e aprenda com as sugestões que reunimos para si por parte de chefs que são especialistas a fazerem este tipo de refeição.
Como cozinhar carne assada e deixá-la macia e suculenta

O tempero com o sal
O momento de temperar a carne com sal deve ser estratégico. É um erro salgar a carne quando ela ainda está fresca, porque o sal desidrata a carne. Por isso, salgar de forma antecipada pode deixar a carne seca.
Desta forma, apenas faça o tempero da carne com sal quando ela se encontra a cozinhar / assar. Para o momento de salgar, deve usar sal grosso, seja para os grelhados, seja para os assados.
Fazer uma marinada
Muitos especialistas defendem que se deve marinar a carne para a deixar macia e saborosa. Fazer uma marinada é um dos segredos mais antigos e mais eficazes, pois permite deixar a carne verdadeiramente impecável.
O procedimento é simples: coloque a carne num molho criado com vários ingredientes a seu gosto. Por exemplo, junte elementos ácidos (nomeadamente, vinagre e sumo de limão ou de outro citrino), adicione temperos variados que fiquem bem em assados, tais como: alho, coentros, louro, salsa ou tomilho.
Outro complemento à marinada pode ser a colocação de vinho. Finalmente, transfira a carne com a marinada para um recipiente de vidro, coloque no frigorífico e deixe ficar por uma hora, no mínimo.

A escolha dos temperos
O momento de selecionar e colocar as especiarias e as ervas aromáticas é importante. Há opções mais tradicionais. As escolhas devem ser as mais indicadas para o tipo de carne e/ou cozinhado que deseja fazer.
Entre os ingredientes que tradicionalmente combinam bem com carne assada, estão: os cominhos, o cravo-da-Índia, a salsa e o tomilho. No entanto, pode recorrer a ingredientes como açafrão, louro, paprica, sálvia e tomilho, se optar por carne de bovino, porque combinam particularmente bem.
Se quiser fazer carneiro ou porco, pode usar outros temperos, nomeadamente: alecrim, coentros, erva-doce, hortelã ou manjericão. Os ingredientes cominhos, salsa e colorau são vistos como bons temperos para carne de aves.
Como tornar a carne mais saborosa
Muitas pessoas caiem no erro de cortar toda a gordura que encontram na peça de carne. No entanto, é importante deixar alguma gordura na peça de carne para impedir que a carne fique seca e rija.
Esta estratégia dos chefs é eficaz. Desta forma, a gordura que se encontra na peça vai derretendo ao longo do processo em que a carne assa. Nesse contexto em que a gordura derrete, a carne fica humedecida. Por isso, não seca e mantém-se tenra.
É um erro espetar um garfo na carne. Esse gesto faz com que os sucos naturais da peça de carne saiam pelos furos. Por isso, a carne seca e já não fica tão tenra.
Uso de papel de alumínio
É um truque de especialista cobrir a carne com o papel de alumínio. Esta estratégia é frequentemente usada por Chefs, porque permite que a carne mantenha a humidade. Contudo, programe o momento da retirada do papel de alumínio. Deve destinar alguns minutos finais para a carne assar até dourar.
Aprenda a preparar pratos deliciosos:
- Faça carne estufada como nos restaurantes. Tenra e deliciosa!
- A melhor bola de carne fácil está aqui. Tem de provar!
- As 14 melhores receitas de carne assada no forno
As pessoas também perguntam
Que dicas seguir para comprar cabrito e o borrego?
Quando comprar a carne, verifique a cor e o odor. Ela deve ter um odor neutro e pouco pronunciado. Deve evitar peças de carne com matérias estranhas, nomeadamente sujidade e sangue.
Se comprar borrego ou cabrito pré-embalado, opte por embalagens com data de abate, de embalagem ou de início de comercialização mais recente. Opte por embalagens com data-limite de consumo mais alargada. Verifique ainda se não há perdas de líquido da embalagem e se a carne se apresenta bem protegida.
O que é o cabrito?
Trata-se de um caprino com três meses que apresenta carne vermelha. Esta carne tem um valor energético mais baixo do que as outras carnes vermelhas (por cada 100 gramas, contém 120 quilocalorias). Esta carne é rica em ferro e tem menos gordura do que outras carnes, como a de porco.
O que é borrego?
Este é o nome dado ao adolescente de ovino com 12 meses. É carne de carneiro, quando o abate é feito ao animal com mais de 1 ano. A carne de carneiro é menos apreciada devido ao odor e sabor mais acentuados.
Há ainda o borrego de leite ou anho, que só se encontra à venda durante a Páscoa. O borrego de leite ou anho tem cerca de um mês e pesa cerca de 5 a 6 kg. Ao longo da sua curta existência, só se alimentou de leite materno. Por isso, nunca ingeriu comida sólida.