Diga adeus à massa empapada e aprenda o segredo de como cozer massa na perfeição! Confira os nossos métodos infalíveis para alcançar o ponto perfeito. A maioria das pessoas gosta de massa. Apesar de ser um prato popular, nem sempre é feito na perfeição. Existem falhas comuns no momento de confecionar massa. Deve evitar esses equívocos, porque a qualidade do prato fica bastante prejudicada (isto, quando não é destinada ao lixo, se queimar, por exemplo).
Convém conhecer alguns desses erros e usar esse conhecimento a seu favor e evitá-los. Este artigo serve o propósito de proporcionar a oportunidade de aprender com os erros dos outros, de saber como fazer massa na perfeição.
Como cozer massa na perfeição
A massa é um dos ingredientes mais populares. Os italianos são um dos povos especialistas que conhece este ingrediente em profundidade e o domina na perfeição. Este povo tem diversas receitas emblemáticas.
Contudo, a massa é um ingrediente bastante usado em todo o mundo, existindo noutros países diversas receitas fantásticas, nomeadamente em Portugal. Uma pessoa pode cozinhar massa regularmente. Isso não significa que faça bem a massa. Há erros que são cometidos constantemente. Todos erram. Mesmos os especialistas numa matéria podem errar.

Pior que errar é desconhecer que se está a errar ou não aprender com os erros. A aprendizagem é um processo que evolui com os erros. A aprendizagem acontece também devido ao reconhecimento dos erros. No processo de confecionar massa, há erros que são cometidos constantemente. No entanto, com o conhecimento do melhor procedimento, irá evitar esses erros e poderá fazer bem a massa, como um chef!
Existem diferentes tipos de massa. Cada variedade pode ser usada para criar uma refeição deliciosa. Os molhos são um elemento que torna uma refeição de massa ainda mais apetitosa. Contudo, quando são cometidos erros na sua confeção, a refeição pode ficar longe da perfeição. Entre as consequências, a massa pode ficar demasiado cozida, apresentando-se mole, sem graça, sem sabor, pastosa e a colar, entre outros problemas.
Os diversos tipos de massa
Há diferentes tipos de massa que se podem usar. São mais de 500 tipos de massa diferentes. Cada variedade tem a sua especificidade. Cada massa tem particularidades que devem ser respeitadas. Por exemplo, pode implicar tempos de cozimento distintos.
- A Esparguete é das massas mais amadas e comuns, fina, longa, seca e redonda. A esparguete com carne picada e molho de tomate é uma delícia.
- A Tagliatelle é uma massa longa, como a esparguete. No entanto, tem uma forma retangular.
- A massa Alfabeto é especial para os mais novos. Todas as crianças adoram comer uma sopa de letras.
- A massa Canelone é uma variedade popular. A massa de paredes grossas apresenta-se com formato tubular e abertura larga que pode ter um recheio a gosto.
- A Farfalle é outra variedade com muitos admiradores, destacando-se por ter o formato de laço.
- A Fettuccine é um tipo de massa com formato longo, achatado e cortado em tiras.
- A variedade Fusili é outra variedade bastante comum, com formato em espiral.
- A massa Penne apresenta forma de tubo, tem um tamanho mediano e apresenta paredes grossas.
- A variedade Ravioli é de formato quadrado, achatada e apresenta ondulações nas extremidades.
- A massa Lasanha é uma opção distinta. Trata-se de uma variedade de massa longa, achatada e larga, que está na origem da lasanha, um dos pratos mais populares. Este prato típico italiano coloca a massa recheada com carne ou com legumes e carne e pode ser acompanhada por molhos de queijo, tomate ou outros.

Assegurar espaço
É um erro comum colocar-se a massa em panelas pequenas. Selecione uma panela grande, que permita ter espaço para cozer a massa, para se movimentar e ficar perfeita.
O momento de temperar
O momento de temperar é importante. Pode colocar sal na água, generosamente. Uma ou duas colheres de sopa de sal é o indicado. O sal impede que a massa cole entre si. Por isso, além de a tornar bem mais saborosa, impede que fique pegajosa! No entanto, coloque o sal só após a água a ferver, imediatamente antes da colocação da massa. Se colocar o sal em água fria, a água irá demorar mais tempo a chegar ao momento da fervura.
O momento da colocação da massa
Colocar a massa em água fria é um erro comum. Evite-o. A massa deve ser colocada, após a água ferver. Primeiro, deve temperar a água com sal. No imediato, junte a massa. Desta forma, irá cozer da forma correta, sem prejudicar a qualidade da massa.
O erro de colocar azeite no início
No início, a água deve ser aquecida sem qualquer ingrediente. Deve esperar que ferva e, só depois, deve temperar com sal. Por isso, não caia no erro de colocar azeite ou óleo na água. Esse gesto faz com que a massa fique gordurosa.
Assim, não irá absorver bem o molho. Coloque a massa na água fervente e mexa ocasionalmente para ela permanecer bem solta, mas não exagere.
Adicionar água fria
Após cozer a massa, não a passe por água fria. Muitos cometem esse erro. Contudo, esse gesto rouba boa parte do sabor e do amido à massa, fazendo com que ela perca qualidades.
O amido é um bom amigo. Ele ajuda a massa a ficar com a textura perfeita, além de possibilitar que a massa absorva melhor o molho, ficando mais saborosa. Pode colocar a massa a escorrer numa peneira ou num escorredor. A massa pode ser acompanhada com um molho do seu agrado.
O molho para a massa
Quando a massa está destinada a ser acompanhada por molho, deve retirar a massa mais cedo. Por isso, deve antecipar a retirada da massa, em cerca de 2 minutos. Faça-o tendo em conta os valores recomendados na embalagem.
Posteriormente, coloque a massa junto do molho. Assim, irá finalizar a cozedura nesse molho. Desta forma, a massa irá cozer na perfeição e ainda irá absorver melhor os sabores. Se o molho engrossar muito, junte um pouco de água.
Aprenda a cozer outros alimentos até à perfeição:
- Como cozer bacalhau na perfeição
- Como cozer camarão congelado na perfeição
- Como cozer polvo congelado deixando-o tenro e macio
As pessoas também perguntam
Quanto tempo demora a massa espiral a cozer?
Deve cozer esta massa em água salgada ao longo de 8 minutos, sensivelmente, até ficar al-dente. Em seguida, deve escorrer e passar por água fria.
Qual a quantidade de massa por pessoa?
Geralmente, os fabricantes colocam a quantia de 85 gramas de massa como dose de referência para um adulto médio. Desta forma, o habitual pacote de 500g de esparguete será suficiente para 6 porções. Se as porções forem generosas para podemos repetir, podemos optar por 100 gramas.
Quanto tempo dura a massa cozida no frigorífico?
Embora as massas secas apresentem uma vida útil longa, quando são guardadas na despensa, após serem cozinhadas, devem ser consumidas em poucos dias. A maioria das ‘sobras’ de massa pode ficar 3 dias no frigorífico, no máximo.
Bom dia
Não percebi a questão de passar a massa por água fria.
Primeiro refere que não mas na resposta a uma das perguntas responde que a massa espiral deve ser passada por água fria.
Pelo que percebi só a massa espiral deve ser passada por água fria. É isso?