Pode prolongar a qualidade da sua vida se comer uma maçã por dia. O consumo de maçã ajuda a ter uma vida equilibrada e longe de doenças. Tanto a casca quanto a polpa são ricas em vitaminas C, sais minerais como o fósforo, cálcio e potássio, além de fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina. A maçã é uma das frutas mais comuns no mundo inteiro e das mais consumidas. Além de ter inspirado um dos maiores cientistas da História (pode ser mera anedota e não facto, mas diz-se que Isaac Newton estava a olhar o céu a refletir sobre os mistérios da Natureza, quando uma maçã caiu sobre ele, momento que levou o então jovem cientista a perceber as leis da atração e a lei da gravidade), a maçã tem muitas mais qualidades.
É um alimento fantástico pelo sabor, pelas poucas calorias e pelos seus diversos benefícios. Por conter propriedades muito específicas, o consumo regular da maçã pode ajudar a que tenha mais saúde, por mais tempo. Basta ter o hábito saudável de comer uma maçã por dia.

O que acontece se comer uma maçã por dia?
O consumo diário de apenas uma maçã por dia é um remédio caseiro que ajuda o nosso corpo a ser mais saudável. Comer a maçã com casca revela-se particularmente importante, pois na casca está presente uma boa quantidade de propriedades da maçã.
Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?
Ela é uma fonte importantes de nutrientes (é rica em fibras, vitaminas do complexo B, C e E, e minerais, particularmente ferro e fósforo) que geram diversos benefícios no organismo, proporcionando uma sensação de bem-estar e de qualidade de vida. Está cientificamente comprovado que esse saudável hábito acarreta diversas consequências positivas para a nossa saúde.

Benefícios
Previne problemas respiratórios
A maçã contém poderosos agentes antioxidantes que atuam diariamente, protegendo o nosso corpo, nomeadamente os pulmões. A nossa capacidade respiratória melhora com o consumo desta fruta fantástica que contribui para a diminuição de crises de asma e outras doenças crónicas.

Saúde bucal melhorada
As gengivas ficam mais saudáveis ao morder e mastigar a maçã, que também estimula e aumenta a produção de saliva. A saúde da nossa boca é melhorada, pois com o consumo desta fruta são evitadas cáries por via da redução ao número de bactérias presentes na boca. Escovar os dentes várias vezes ao dia continua a ser importante, mas o consumo de maçã serve de um bom complemento.

Garganta e voz mais protegidas
Nem todos somos cantores ou atores para vermos nisto a salvação do nosso trabalho, mas a comunicação é um instrumento para todos nós e ficar rouco ou ter dores de garganta é um problema comum que pode ser evitado com um consumo regular deste delicioso fruto.
Tal deve-se à ação adstringente proporcionada pela maçã que torna a garganta e a faringe mais limpas, beneficiando e facilitando a projeção da voz.

Diminui os riscos de diabetes
A maçã contém fibras solúveis que contribuem para o equilíbrio da glicose no organismo, retardando a absorção de açúcar, diminuindo assim o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?
Como o açúcar presente na maçã é a frutose, os diabéticos podem consumir maçã sem restrições, pois ela é absorvida de forma mais lenta pelo organismo.

Previne o envelhecimento precoce
A polpa e a casca da maçã contêm propriedades antioxidantes. A riqueza deste fruto nesta área leva a que um consumo diário de maçã contribua para o combate aos radicais livres, o que gera diversas vantagens, protegendo o nosso organismo de diversas doenças. Além disso, torna a pele mais bonita e saudável.

Emagrece
A maçã é um fruto que sacia bastante. Contém fibras que proporcionam a sensação de saciedade, reduzindo assim a fome por mais tempo, o que leva a que não se consumam tantas calorias.
Também contribui para o desenvolvimento da massa magra, por via das fibras alimentares que se revelam particularmente valiosas, quando o aliamos à prática de atividade física.