Início Saúde O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

O alimento favorito de muitos atletas: o que tem o ovo de especial? Descubra agora o que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente.

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

O ovo é um alimento especial, conjugando gema com clara. Juntos tornam o ovo um superalimento. Se se comer um ovo diariamente o que acontece ao nosso corpo? Muitos desportistas não prescindem de o comer todos os dias pois tem sido muito estudado e são muitos os investigadores a defenderem os seus diversos benefícios. Tal deve-se a propriedades específicas contidas no ovo. O ovo sendo uma importante fonte de proteína torna-se um alimento imprescindível para atletas, nomeadamente para quem gosta de ir ao ginásio e pretende apostar no crescimento da sua massa muscular.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?


Este superproduto é bastante saboroso e pode ser consumido de diversas formas, sendo muito versátil. Devemos sempre tê-lo no nosso frigorífico. Este produto contém a gema e a clara, podendo alguns optar por uma destas partes o que é certo é que ambas possuem diversas qualidades. Fique a conhecer melhor este superalimento e saiba quais os seus efeitos.

O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Propriedades do ovo

Como já foi dito, o ovo é rico em proteínas, mas este superalimento também é bastante rico em vitaminas e minerais. O ovo contém diversas propriedades que estão na origem de diversos benefícios para a nossa saúde. Também contém ácidos gordos saturados e insaturados e aminoácidos. Tem 143 kcal, por isso não é um produto light.

Tabela de valor nutricional do ovo, cozido (ovo 60,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 8 kcal 0,4 %
33 kJ
Gordura 0,2 g 0,3 %
Gorduras saturadas < 0,1 g 0,3 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g 0,3 %
Carboidratos 1,4 g 0,5 %
Açúcares < 0,1 g 0,1 %
Proteína 0,2 g 0,2 %
Fibra alimentar 0,5 g 0,2 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 0,2 g < 0,1 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Alimento controverso

É um alimento calórico e não é daqueles alimentos que sejam verdadeiramente consensuais. Uns glorificam os seus benefícios mas também há quem identifique alguns malefícios, nomeadamente quando são fritos em bastante óleo. O ovo deve ser comido cozido de forma obter os seus benefícios, um por dia e acontecem maravilhas!…

Benefícios

A condição de seu fígado melhora

O seu fígado beneficia de um consumo regular de ovo pois este contém alto teor de fosfolipídios, que ajudam a lidar o álcool ou outras com substâncias tóxicas.

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Dias mais vitaminados

Um simples ovo contém nele uma riqueza vitamínica invejável. Nomeadamente Vitamina D (fortalece os ossos); Vitamina B12 (auxilia na produção de glóbulos vermelhos, contribui para quebra de carboidratos, proteínas e gorduras: Depois de decompostos estes elementos transformam-se em energia para o corpo); Ferro (auxilia a combater a anemia); Fósforo (mantém dentes e gengivas saudáveis e bonitos); Selénio e zinco (juntos são uma combinação poderosa, com um antioxidante altamente eficaz que removendo do organismo substâncias nocivas, contribuindo para combater o envelhecimento prematuro das células).

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Mais energia física / Mais energia mental

O ovo contém nutrientes essenciais, uma quantidade elevada de vitaminas e proteínas, que concedem ao nosso corpo um boost por isso comê-los ao pequeno almoço permite que tenhamos a energia para enfrentar os desafios que somos confrontados ao longo da manhã.

Para além de se sentir devidamente saciado até ao almoço, sentirá um efeito energizante, com a mente mais desperta, com memória (a memória deteriora-se na ausência no organismo de um nutriente chamado colina, este está contido no ovo, contribui para uma boa memória) e outras habilidades a beneficiarem dos efeitos do consumo de ovo.

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Melhora o bom humor

A serotonina, conhecida como o “hormónio da felicidade”, tem uma produção aumentada por via do consumo de ovo pois este contém triptofano. Por isso, a sua saúde mental também beneficia de um consumo diário de ovos, para além de melhorar o seu bom humor. O ovo, também contém o aminoácido lisina, uma substância auxilia o combate da ansiedade e o stress crónico.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


Controlo do peso

Os ovos também contribuem para uma perda e controlo do peso pois são um alimento muito saciante. Ao proporcionarem por mais tempo a sensação de saciedade o consumo diário de ovo contribui para reduzir os lanches entre refeições. Logo são consumidas menos calorias ao longo do dia. Havendo menos tentação pelo petiscar.

comer um ovo diariamente
O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?

Colesterol mau equilibrado

O mau colesterol é equilibrado pelo consumo diário de ovo pois este contém fosfatídeos e ácidos graxos ômega-3, que contribuem para esse equilíbrio.

Agora que sabe um pouco mais sobre o ovo, certamente que achará sensato incluir este fantástico alimento no seu pequeno almoço. Um por dia e terá a energia que necessita para enfrentar os desafios quotidianos, e ainda terá muitos outros benefícios! Aproveite para conhecer algumas das nossas receitas que levam ovo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.