Início Saúde Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel...

Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Existem enormes vantagens de um consumo regular de mel. Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia.

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Prepare-se para descobrir o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia. O mel é um produto maravilhoso e memorável, pois sendo absolutamente delicioso, é também extremamente benéfico para a saúde, se for alvo de um consumo frequente e moderado. O mel é o único produto que contém todos os ingredientes indispensáveis para mantê-lo vivo e saudável: enzimas, vitaminas, minerais e água. Este alimento natural deve estar sempre presente em nossa casa pois, além de enriquecer várias receitas (maioritariamente doces e sobremesas, mas não só), o mel também está na origem de diversos benefícios.

O açúcar permite adoçar a comida, mas é prejudicial à saúde e deve ser evitado, por isso é importante encontrar alternativas a ele e o mel é um adoçante natural que pode perfeitamente substituir o açúcar. Conheça os principais benefícios de um consumo diário e moderado de mel.


Leia também: Descubra o que acontece se beber vinho tinto todas as noites


Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

O mel

Quando está presente no frasco, está pronto a consumir, mas até lá estar, foi realizado um processo demorado. O processo de produção de mel é complexo, surge a partir do néctar das flores e do precioso contributo das abelhas.

O mel gera diversos benefícios, pois possui propriedades muito específicas, com uma riqueza peculiar. Como está na origem de uma  ação antimicrobiana, o mel protege-nos de diversas doenças. As ações antioxidantes e antiséticas também contribuem para alguns destes benefícios.

Moderação

O mel é um alimento que deve ser consumido com moderação. Um consumo excessivo, além de cancelar os benefícios aqui expostos, pode mesmo contribuir para o aparecimento de alguns problemas de saúde.

Benefícios

Ingerir mel de forma regular e moderada leva ao surgimento de diversos benefícios, nomeadamente os que se seguem.

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Pode diminuir os níveis de colesterol

O mel pode ter efeitos benéficos na saúde, nomeadamente em relação aos níveis de triglicerídeos, ao colesterol sérico e aos níveis de lipoproteína. Tal foi comprovado na sequência de um estudo que teve por base experiências realizadas em ratos albinos.

Melhora a saúde cardiovascular

O mel contém antioxidantes que contribuem para a saúde cardiovascular. O mel é ainda uma fonte de energia, pois apresenta riqueza em açúcar e frutose.

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Ajuda na perda de peso por substituição do açúcar

O consumo de mel por si só não garante a perda de peso. No entanto, como o açúcar é prejudicial à saúde, o simples facto de substituir este impede o corpo de ter os malefícios de outros produtos.

O açúcar contribui para o aumento do peso. Se se cortar radicalmente com o açúcar, substituindo por mel, então o corpo só tem a agradecer, mas é necessário cortar em alimentos que contenham açúcar, nomeadamente, bolos, doces e outros produtos do género. Substitua isso por uma uma colher de chá de mel no pequeno-almoço e verá que conseguirá apresentar resultados motivadores!

Melhora a digestão

A sua digestão também pode melhorar com um consumo regular e moderado de mel, pois ele facilita os processos de digestão. Poderá dizer adeus aos desconfortos estomacais (nomeadamente, a dor abdominal e o inchaço, que são os mais comuns).

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Promove o trânsito intestinal

Para além de favorecer a digestão, o mel também contribui para regular o trânsito intestinal.

Melhora a saúde da pele

Sabia que o mel pode beneficiar o seu órgão mais extenso? Qual é esse órgão?… Pois, a pele! Mesmo na área da estética, os benefícios do mel fazem-se sentir, pois as suas propriedades hidratantes e antibacterianas contribuem para uma pele com uma aparência mais saudável, livre de impurezas. O mel contribui também para o tratamento de várias condições dermatológicas.

Melhora a sua memória

O mel pode contribuir para reduzir o stress oxidativo, promovendo ainda o equilíbrio hormonal. Há estudos que se centram no mel Koompassia excelsa (também conhecido como mel tualang) que chegaram à conclusão de que o consumo deste mel pode ajudar a melhorar áreas do cérebro relacionadas com a aprendizagem, tornando a memória mais competente.


Leia também: Descubra o que acontece se comer uma colher de sopa de Açafrão por dia


Os processos de aprendizagem e memória podem ser melhorados com o consumo de mel. A saúde do cérebro melhora pelo teor de antioxidantes e nutrientes presentes no mel.

comer meia colher de sopa de mel
Descubra o que acontece se comer meia colher de sopa de mel por dia

Pode ajudar a dormir melhor

Uma boa noite de descanso é fácil de obter, basta ingerir um pouco de mel antes de adormecer. Pelo menos esse é o ensinamento das crenças populares, que pode ser bem fundamentado, pois o mel contribui para um aumento do nível de insulina no sangue. Depois, o sangue liberta serotonina e aí o corpo transforma esta em melatonina, que é a hormona que ajuda a adormecer mais rapidamente.

Reduz a ansiedade

A depressão e a ansiedade são problemas reais que podem e devem ser combatidos com o apoio de um especialista. Existem alimentos que podem contribuir para combater esses problemas. O mel, pela presença dos polifenóis, é um desses alimentos que deve ser consumido para evitar ou combater esses problemas.

Recomendação

Os benefícios do mel só são alcançados se o seu consumo for realizado de forma regular e moderada. Apenas com pequenas quantidades se consegue que o corpo beneficie das várias vantagens aqui expostas.

O ideal é consumir apenas meia colher de sopa de mel por dia ou não mais do que dez colheres e meia por semana, sendo importante controlar também o consumo de outros tipos de açúcar. Aliado a esse consumo moderado, deve juntar-se uma dieta saudável e exercício físico regular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.