Fique a saber o que acontece se comer gengibre todos os dias. O gengibre tem entrado cada vez mais na nossa alimentação e culinária, fruto do seu sabor picante. Muito conhecida por ser uma raiz com propriedades afrodisíacas, o gengibre tem diversos benefícios que importa conhecer e que fazem dele um ingrediente que deve incluir na sua dieta diária. Porém, será que há quantidades mínimas e máximas que deve usar, para que possa tirar o máximo partido deste tempero, sem prejudicar o seu organismo?
É isso que vamos tentar descobrir, ao mesmo tempo que listamos as diversas vantagens para o seu corpo de consumir gengibre com regularidade. Tome nota dos benefícios e siga as nossas recomendações.
Leia também: O gengibre faz crescer o cabelo e acaba com a caspa. Mito ou verdade?

Descubra o que acontece se comer gengibre todos os dias
O gengibre ou zingiber officinale é uma raiz usada há milénios tanto como condimento, como para fins terapêuticos. É que além de delicioso, este tempero tem muitas propriedades benéficas para o organismo, pois é anti-inflamatório, ajuda na digestão, alivia a náuseas, atua na prevenção de gripes e constipações, é analgésico e protege o coração, entre outras vantagens que traz para a saúde.
Mas o que será que acontece ao nosso corpo se comermos gengibre todos os dias? Será benéfico ou será prejudicial para o nosso organismo? Fique a perceber.
Benefícios do gengibre
Comecemos por expôr as principais vantagens de incluir o gengibre na sua alimentação.

Náuseas e má digestão
Se, normalmente, fica indisposto depois das refeições, sobretudo se elas forem mais pesadas, é sinal de que o gengibre o pode ajudar e muito. Para isso, deve mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou, então, fazer uma infusão desta raiz e bebê-la depois do almoço ou do jantar. Assim, estará a facilitar o trato digestivo, enquanto também fortalece o sistema imunitário.
Glicémia e colesterol
Quem tem os valores da glicémia e do colesterol acima do recomendado, também pode tirar partido das propriedades do gengibre. Para tal, basta acrescentar 2 a 3 gramas de gengibre em pó aos seus cozinhados. Se o fizer diariamente, irá sentir os efeitos benéficos desta raiz.

Dores musculares, articulares e menstruais
Dadas as suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é capaz de aliviar uma série de dores e de incómodos. Portanto, pode aliar à toma de fármacos a ingestão diária de gengibre. O efeito será notório e uma excelente maneira de combater qualquer dor.
Constipações, gripes e dores de garganta
Quem está doente, com uma infeção respiratória, por exemplo, também pode combater essa patologia com o gengibre. Uma opção é ferver um litro de água com 2 centímetros de gengibre triturado com casca. Depois, junte a este chá morno, sumo de um limão e uma colher de mel. Beba 3 copos desta solução ao longo do dia, sem aquecer.
Mas, afinal, quanto gengibre deve consumir diariamente?
No geral, recomenda-se a ingestão de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre por dia ou 5 gramas de gengibre em pó por dia. É que apesar dos seus inúmeros benefícios, se o gengibre for consumido em excesso, também pode prejudicar o organismo, causando nomeadamente azia ou reações intestinais e/ou cutâneas adversas.
Duas receitas com gengibre

Chá de gengibre
Ingredientes
– Gengibre
– 1L de água
Modo de Preparação
– Lave o gengibre e corte-o em rodelas finas.
– Coloque a água num fervedor.
– Leve ao lume o fervedor e aguarde que levante fervura.
– Só então, junte o gengibre.
– Tape o fervedor e coloque em lume brando.
– Deixe ferver por 10 minutos.
– Desligue o fogão.
– Deixe repousar um pouco, arrefecer e, só depois, coe.
– Os mais gulosos podem juntar açúcar a gosto. Em alternativa, adicione mel.
Leia também: 4 receitas com gengibre que conquistam qualquer um

Chá de gengibre e limão
Ingredientes
– 1 rodela de limão (descascada)
– 1L de água
– 2 c. de sopa com gengibre (bem picado)
– Açúcar
Modo de Preparação
– Coloque a água a ferver num fervedor.
– No momento da fervura, junte o picado de gengibre.
– Junte a rodela de limão descascada e tape o fervedor.
– Deixe que ferva mais 3 minutos.
– Posteriormente, coe.
– Beba bem quente, com açúcar ou mel, se gostar do chá bem doce.