Conheça os efeitos da aveia no seu organismo e saiba o que acontece se comer aveia todos os dias. O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e, por isso, deve ser bem completa, equilibrada e saudável. Essa é uma excelente altura para incluir a aveia. A aveia dá muita energia já que contém proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, entre outros nutrientes. O seu consumo diário ou, pelo menos, regular garante benefícios importantíssimos e variado para a sua saúde e para o bom funcionamento do seu organismo. Conheça algumas das suas vantagens.
Leia também: Descubra como usar o vinagre de maçã para emagrecer

O que acontece se comer aveia todos os dias?
1 – Reduz o colesterol
As suas fibras são ótimas para o estômago e melhoram o funcionamento da flora intestinal. A sua fibra beta-glucano reduz, ainda, os níveis de colesterol do organismo.
2 – Previne o cancro colorretal
É verdade, alguns estudos concluíram que o consumo diário de aveia pode diminuir o risco de desenvolver cancro colorretal.

3 – Ajuda na perda de peso
Algumas pesquisas demonstraram que quem ingere regularmente aveia, sobretudo ao pequeno-almoço, consegue controlar melhor o apetite e, assim, emagrece, porque sente necessidade de comer menos.
4 – Dá energia
A aveia é rica em hidratos de carbono e, por isso, uma boa fonte de energia. O ideal é consumir o cereal moído, para um efeito mais saciante. Além disso, a aveia ainda ajuda o sistema imunitário, pois contém vitamina B e E.

5 – Previne doenças cardiovasculares
A gordura saudável da aveia protege as células do coração e do sistema circulatório. Logo, este cereal evita as doenças cardiovasculares.
6 – É rica em proteína
A aveia é o cereal com mais proteína, ácidos gordos e aminoácidos. 8 colheres de sopa de aveia têm 15% da quantidade diária de proteína.

7 – Facilita a digestão
Como tem fibra, a aveia ajuda ao bom funcionamento do intestino, evitando a obstipação e aumentando a sensação de saciedade.
8 – Melhora o aspeto da pele
A aveia atenua algumas condições inflamatórias da pele, como o eczema e as irritações.

9 – Contém muito antioxidantes
Como é rica em antioxidantes, a aveia baixa a tensão arterial e ajuda a combater as inflamações do corpo.
Como consumir
A aveia pode ser vendida de diferentes formas, nomeadamente em farinha, flocos (finos e grossos) e farelo. No pequeno almoço, pode ser consumida com líquidos, como sumo, por exemplo.
Além disso, a aveia pode ser incluída em tortas (doces e salgadas), pães, biscoitos, bolos, bolachas, empanados, bolinhos e farofa. O cereal também pode ser consumida com as frutas.
Leia também: 10 razões para comer canela regularmente
Receita deliciosa com aveia

Bolo de banana e aveia (sem farinha, nem açúcar)
Ingredientes
– 4 bananas maduras
– 4 ovos
– 2 chávenas de flocos de aveia
– 1/2 chávena de óleo (de milho ou de coco)
– 2 colheres (de sopa) de fermento em pó
– 1 colher (de chá) de canela (opcional)
– 1/2 colher (de chá) de essência de baunilha (opcional)
Modo de Preparação
– Corte as bananas e coloque-as no liquidificador, juntamente com os ovos e o óleo. Bata bem.
– Coloque essa mistura numa tigela e adicione os flocos de aveia, a canela e a essência de baunilha. Misture bem.
– Finalmente, adicione o fermento e envolva delicadamente.
– Coloque a mistura numa forma untada e leve ao forno por cerca de 35 minutos, a 180oC.

Contraindicações
Apesar da aveia não conter glúten, é um alimento de risco para os celíacos, pois é processada com o trigo. Logo, quem tem a doença celíaca deve evitar o seu consumo.
Também as pessoas que tenham síndrome do intestino irritado devem evitar o seu consumo, para não haver o risco de inflamação.
Olá!
Bom artigo.
Minha esposa celíaca, tinha dores insuportáveis é que nenhum médico pode resolver, mesmo com probióticos e frutas e os alimentos que normalmente funcionam o intestino.
Ela desmaiava de dor.
Foi qdo passou a fazer uso diário da AVEIA SEM GLÚTEN ( produzido no Canadá) passaram as dores ( localizada) e raramente as tem.
Deus a curou coma AVEIA que Ele criou.
Gerson – São Paulo Brasil