Descubra tudo o que o alho pode fazer por si e pelo seu organismo. Saiba o que acontece se comer alho todos os dias. O alho é muito utilizado na gastronomia para temperar e condimentar alimentos, mas que também pode ser usado como medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo. O alho é uma planta cheia de propriedades benéficas. Além de protegerem de gripes e constipações, o alho tem ainda outras vantagens surpreendentes para o organismo de cada um de nós. Um indivíduo saudável pode ingerir 4 dentes de alho diariamente, nomeadamente integrados nos seus cozinhados preferidos. Pronto para descobrir todas as potencialidades do alho?!
Descubra o que acontece se comer alho todos os dias

Deixa todos mais atraentes
Sim, é verdade. Alguns estudos defendem que o alho pode facilitar os mecanismos de atração, principalmente dos homens. A razão ainda não é totalmente conhecida, mas pode estar relacionada com a sua propriedade antimicrobiana.
Leia também: Porque deve beber chá de canela? Descubra 10 benefícios
Melhora o sistema imunitário
O alho protege contra vírus, evitando gripes e constipações. Tal deve-se ao facto do alho ter muitas vitaminas, óleos benéficos e aminoácidos, como a alicina, uma substância orgânica que elimina bactérias e fungos. Para isso, deve consumir o alho fresco.

Regula a tensão arterial
Quem tem tensão alta, deve incluir alho na sua dieta diária. Ele é capaz de dilatar os vasos sanguíneos e baixar a tensão arterial. Assim, minimiza as dores de cabeça e a sobrecarga cardíaca.
Para combater a hipertensão, consuma 4 dentes de alho por dia. Ele também reduz o nível de colesterol mau no sangue em 10% a 15%. Deste modo, reduz ainda o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.
Estimula a memória
No alho encontram-se vários antioxidantes e substâncias que previnem o envelhecimento do cérebro. Consumindo regularmente este alimento, os idosos, por exemplo, evitam o risco de sofrer de doença de Alzheimer; e os mais jovens melhoram a memória e o desempenho cerebral.

Dá mais resistência
Comer alho vai contribuir para o bom funcionamento do coração e dos músculos. Por essa razão, é um ingrediente muito aconselhado aos atletas. O alho alivia o cansaço, melhora o desempenho e ajuda a suportar melhor os dias frios de inverno.
Melhora o estado do cabelo e da pele
O alho faz com que o cabelo cresça e aumente de volume. Ele até ajuda a combater a alopecia areata. O alho também ativa os fibroblastos, células responsáveis pela regeneração da pele. Para isso, consuma 2 dentes de alho por dia e aumente a produção de colágeneo natural e elastina. Além disso, o alho protege ainda do fotoenvelhecimento, sendo importante nos meses de verão, por exemplo.

Alivia as dores de dentes
As suas propriedades antibacterianas e antifúngicas tornam o alho capaz de eliminar os micróbios nocivos que causam tártaro. Além disso, ele ainda trata as gengivas doloridas e reduz o risco de vir a ter cáries.
Leia também: O que acontece se beber água de limão com açafrão todos os dias?
Ajuda a perder peso
O alho tem ajoene, uma propriedade que ativa no sangue enzimas que eliminam os depósitos de gordura. O alho bloqueia o rápido aumento de peso e elimina o excesso de calorias.

Contraindicações
Sim, o alho também tem contraindicações.
– Não deve comer-se muito alho durante a gravidez e a amamentação e as crianças até aos 7 anos devem consumi-lo, mas moderadamente.
– Também nas semanas antes de uma intervenção cirúrgica, não deve consumir muito alho, pois ele dilui o sangue.
– Em contacto com a pele, o alho ou produtos feitos a partir dele podem causar uma espécie de queimadura.
– Para os animais, o alho é tóxico, principalmente para gatos e cães de raças japonesas.