Início Saúde O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Basta consumir 4 dentes de alho para se perceber os seus superpoderes. O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Basta consumir 4 dentes de alho para se perceber os seus superpoderes. O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia? Mas atenção: Este artigo não é para vampiros!… Todos sabemos que os vampiros temem alho, tal deve-se à crença popular de que o alho é protetor. Era uma crença comum que se se colocasse o alho ao ar livre, ele absorvia as impurezas ao redor e tornava-se negro, protegendo assim as pessoas do mal. Deixando de lado a mitologia, a verdade é que o alho realmente faz bem à saúde e contribui para prevenir ou eliminar o mal do corpo.

Sabia que o consumo diário de alho gera diversos benefícios para a nossa saúde?

Tabela de valor nutricional do alho

NUTRIENTE QUANTIDADE % VD*
Valor energético 113.1kcal=475 0,06
Carboidratos 23,9g 0,08
Proteínas 7,0g 0,09
Fibra alimentar 4,3g 0,17
Fibras solúveis 0,4g
Cálcio 13,6mg 0,01
Piridoxina B6 0,4mg 0,31
Fósforo 149,1mg 0,21
Manganês 0,2mg 0,09
Magnésio 21,3mg 0,08
Lipídios 0,2g
Ferro 0,8mg 0,06
Potássio 534,9mg
Cobre 0,2ug 0
Zinco 0,8mg 0,11
Tiamina B1 0,2mg 0,14
Sódio 5,4mg 0

* % Valores diários com base numa dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Os seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo das suas necessidades.

4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

O alho

Este alimento possui diversas propriedades que o tornam precioso para a saúde. Tal é confirmado por vários estudos que concluem que se trata realmente de um superalimento. Este é um alimento que tem vindo a ser utilizado pelos seus efeitos positivos, desde a antiguidade. Foram várias as civilizações que, ao longo da história, perceberam que se tratava efetivamente de um produto que gera efeitos maravilhosos.


Leia também: Porque deve beber chá de canela? Descubra 10 benefícios


Este alimento milenar foi usado pelos gregos que já recorriam a este bulbo devido às suas propriedades medicinais, mesmo desconhecendo os seus componentes. Os atletas olímpicos da Grécia Antiga antes das provas consumiam alho, pois assim estavam mais preparados para os desafios que se seguiam. Mesmo o pai da Medicina, Hipócrates, receitava o alho, pois este tinha efeitos importantes no corpo. Basta o consumo de quatro dentes de alho para beneficiar de todas as suas propriedades curativas.

4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

As propriedades

Este é, por isso, um produto que faz extremamente bem à saúde. É possível prevenir e evitar várias doenças com o consumo deste alimento que pertence à família Allium. O alho contém um composto chamado alicina, que se revela precioso, contribuindo para melhorar a saúde de quem o consome regularmente.

Além da alicina (responsável pelo seu seu forte odor), o alho contém vitamina B6 e vitamina C, magnésio, selénio e fibras. Além destes componentes, o alho está repleto de aminoácidos (mais defesas) e não tem muitas calorias.

4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Alho cru ou cozinhado?

Idealmente, os dentes de alho deviam ser consumidos crus. Ao serem cozidos, eles perdem parte da sua riqueza. Atenção que há uma técnica que é sugerida como forma de evitar a perda de nutrientes. Basta picar os dentes de alho primeiro e deixá-los repousar por 45 minutos, pois isso permitirá libertar a alicina e, assim, já não será destruída, mesmo no calor da cozedura.

Tal é defendido por alguns estudos. No entanto, também há outros que defendem que o alho mantém diversos benefícios depois de cozidos, pois alguns compostos são ‘ativados’ através do calor. Recomenda-se ingeri-lo cozido, pois é a melhor forma de prevenir a incidência de tumores.

4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Benefícios

Combate viroses, constipações e dores de garganta

É verdade, o consumo diário de alho combate ativamente estes problemas, permitindo uma redução de cerca de 70% ao tempo de duração dos sintomas.

Saúde óssea melhorada

O consumo diário de alho reduz os problemas típicos da fraqueza óssea, sendo particularmente benéfico no caso das mulheres, nomeadamente na fase da menopausa.

Rendimento físico e mental melhorado

A fadiga diminui e a produtividade dos trabalhadores e desportistas aumenta com o consumo diário de alho. Como foi dito, na Antiguidade, o alho era consumido pelos atletas olímpicos da Grécia Antiga, antes das provas.

4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Corpo desintoxicado

Um dos componentes do alho é o enxofre, sendo este elemento importante, pois atenua os efeitos dos metais pesados que são acumulados no organismo, que são provenientes dos alimentos ou da poluição ambiental.

Previne a doença de Alzheimer

A demência é uma das várias doenças degenerativas que o consumo diário de alho ajuda a prevenir. A boa presença de antioxidantes é uma das principais razões para este benefício. Eles evitam que os radicais livres façam dentro do corpo a ação destrutiva que origina diversos males.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?


4 dentes de alho por dia
O que acontece se comer 4 dentes de alho por dia?

Reduz o colesterol

Pessoas que apresentem um nível elevado de colesterol mau (LDL), também beneficiam dos efeitos que um consumo regular de alho produz. É também recomendada a ingestão para pessoas com problemas cardíacos. O consumo regular de alho ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, enfarte, derrames cerebrais e pressão alta. Também regula os níveis de açúcar no sangue.

Outros benefícios

São muitos mais os benefícios proporcionados, nomeadamente: previne e combate de problemas renais ou urinários; ajuda no funcionamento do fígado; combate a prisão de ventre; combate e elimina parasitas e vermes do organismo; é anticoagulante; previne cancros (nomeadamente do estômago, esófago e cólon); saúde das articulações melhorada (nomeadamente, os sintomas da artrite que são atenuados); contribui para o tratamento de herpes e eczemas; descongestiona os pulmões; contribui para a diminuição da ansiedade e cuida do sistema nervoso; contribui para evitar o aumento do ácido úrico (que provoca problemas como gota e reumatismo); contribui para o tratamento de varizes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.