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Coma um iogurte por dia. Sinta o poder!

Coma um iogurte por dia (pelo menos) e estará a fortalecer o seu organismo. Por isso, trate de o integrar na sua dieta diária.

Coma um iogurte por dia
Coma um iogurte por dia. Sinta o poder!

Coma um iogurte por dia (pelo menos) e estará a fortalecer o seu organismo. Por isso, trate de o integrar na sua dieta diária. O iogurte é um dos alimentos que nos habituamos a comer desde crianças. Cedo, aprendemos que, além do seu delicioso sabor, o iogurte é ótimo pelos benefícios que gera, nomeadamente se for consumido diariamente, pois o nosso corpo acolhe os vários nutrientes presentes no iogurte e estes geram diversos efeitos positivos na nossa saúde.

Por isso, deve incluí-lo no seu regime alimentar diário. Quer compreender melhor os efeitos do consumo do iogurte? Então, saiba o que ele pode fazer por si e pela sua saúde.

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O iogurte

Este alimento contém entre 15% a 20% da quantidade de cálcio recomendada para um consumo diário. Assim, representa uma importante porção do conteúdo de cálcio que se precisa para cada dia. Os produtos lácteos são uma das fontes de cálcio mais importantes.

O cálcio pode ser encontrado em produtos como o leite (até desnatado, integral, integral em pó, cabra), em iogurtes e no queijo, mas também noutros produtos como batata doce, vegetais verdes, frutos secos, ostras, mexilhão, sardinhas, entre muitos outros.

Numa alimentação saudável, há que dar a devida importância ao cálcio.

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O cálcio

Naturalmente que variáveis como idade, sexo, altura, peso, interferem na quantidade de cálcio de que uma pessoa necessita, pois a quantia varia de acordo com esses elementos em cada pessoa.

Sabendo-se que ao longo de toda a nossa vida devemos consumir cálcio, a quantidade necessária é diferente quando se é criança ou jovem, pois é uma etapa da vida em que os ossos se estão a formar e a desenvolver e essa fase de crescimento é de maior necessidade.

Também durante o envelhecimento o consumo de cálcio contribui para a redução da desmineralização óssea, nomeadamente em mulheres pós-menopáusicas. O cálcio fortalece o nosso corpo de diferentes formas. Entre os seus benefícios estão o contributo para um melhor funcionamento muscular e também para a manutenção e desenvolvimento de ossos e dentes normais.

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Regularidade

O consumo diário de iogurte representa também uma fonte de proteína. Uma dieta que seja rica em proteína ajuda no desenvolvimento muscular e noutras funções do corpo.

Outros alimentos ricos em proteínas são o peixe e a carne. Um simples iogurte contém cerca de 15%-20% da dose de proteína que é recomendada por dia para um adulto médio.

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Diversidade

Os iogurtes podem ser bem diferentes e ter características distintas. É um produto vendido em diversos locais, portanto é fácil de encontrar e de comprar. Os iogurtes são tão diferentes que mesmo que não se goste de determinado iogurte, há sempre opções que são do nosso agrado.

Existem os iogurtes que são líquidos e os iogurtes que são sólidos. Existem os clássicos iogurtes naturais, alguns com aromas a diversas frutas, outros de pedaços que também apresentam diferentes sabores. Há iogurtes magros, iogurtes probióticos, iogurtes cremosos, como o grego, bicompartimentados, iogurtes de pura polpa de fruta, entre outros.

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Fermentos

Os alimentos fermentados representam uma das novas tendências de alimentação saudável. O iogurte apresenta os benefícios apresentados pelo leite fermentado. Num mero iogurte, estão presentes cerca de 1000 milhões de culturas vivas.

Os fermentos lácticos interferem não só no sabor, mas também na textura do iogurte. São componentes importantes que ajudam a digerir a lactose do produto. A produção do iogurte é realizada por via da coagulação do leite. A acidez, o ácido láctico e a cremosidade são as três principais características do iogurte e estas são garantidas por três bactérias indispensáveis, que são a lactobacillus bulgaricus, a streptococcus thermophilus e a streptococcus acidophilus. É com elas que é obtida a textura do iogurte.

Estas bactérias não são prejudiciais à saúde humana. Antes pelo contrário, são benéficas! A lactose divide-se em compostos que são mais facilmente digeríveis durante a fermentação. Por isso, com o iogurte, ela é facilmente assimilada nos intestinos. Pessoas com dificuldades de digestão da lactose optam por um iogurte, pois é uma opção mais tolerável para esses consumidores do que o leite.

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Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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