O que acontece se colocar 1 colher de mel no seu chá? Se bebe chá habitualmente, deve enriquecer esse saudável hábito com a colocação de uma simples colher de mel no chá, pois aos benefícios próprios do chá, vai adicionar as propriedades do mel. O mel contém diversas propriedades que permitem o fortalecimento da nossa saúde.

O que acontece se colocar 1 colher de mel no seu chá?
Recomendação do uso
Não se deve abusar do mel. Ele é um produto natural saudável que deve ser consumido regularmente, mas de forma moderada. Usar uma colher de sobremesa de mel para cada chávena de chá é suficiente e sem ultrapassar as duas chávenas por dia.
Leia também: 16 Mitos e verdades sobre dietas
Esta quantidade de mel substitui o açúcar e é bem mais saudável e bem menos calórico que os pequenos e doces cristais brancos que usamos normalmente. Sendo o mel mais doce que o açúcar, é também uma melhor opção (não só para diabéticos, mas para todos!), sendo nutricionalmente bastante rico, embora não deixe de implicar moderação no seu consumo.

Por que razão devo optar pelo mel?
O mel é melhor opção do que o açúcar pelas desvantagens que este último tem e pelas qualidades presentes no mel, que não são apresentadas pelo açúcar. O mel é um alimento bastante nutritivo, que possui propriedades muito particulares que o tornam na melhor opção para adoçar.
A presença de compostos fitoquímicos, nomeadamente de ácidos fenólicos e flavonoides, ácido ascórbico, carotenoides, aminoácidos e proteínas é uma das razões que torna este adoçante natural na opção mais saudável para enriquecer o seu chá, pois estes compostos geram diversos benefícios para a saúde. Quer saber quais os benefícios?

Benefícios do mel
Contém mais nutrientes do que o açúcar
Como vimos anteriormente, o mel é uma opção muito melhor que o açúcar. Uma simples colher de sobremesa com mel contém vitaminas como o ácido ascórbico (vitamina C), tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido pantoténico, biotina e ainda ácido fólico.
O mel apresenta ainda uma boa riqueza em minerais, nomeadamente cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo e selénio. O açúcar branco é uma opção menos boa, pois não possui quaisquer propriedades nutricionais, por isso é um produto com calorias vazias.
O mel, além de cumprir com a função do açúcar (adoçar), também tem nutrientes úteis para a nossa saúde. O mel tem na sua composição cerca de 80% de açúcares naturais como frutose, sacarose ou glicose, que geram mais energia para o corpo.

É um relaxante e calmante natural
Uma chávena bem quente de chá com mel deixa-nos mais calmos. Este chá, como contém compostos fitoquímicos, presentes no mel e por consequência também nesta bebida, gera um leve efeito sedativo que nos permite relaxar e a acalmar, pois os compostos atuam diretamente no sistema nervoso central e contribuem para a sensação de bem-estar e ajudam na indução do sono.
Previne e trata infeções
As propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais do mel revelam-se bastante eficazes, tornando o mel num precioso aliado na prevenção e tratamento de diversos tipos de infeções, nomeadamente do trato respiratório.

Protege o organismo
O organismo fica mais fortalecido e protegido com um consumo regular de mel, pois este produto natural ajuda na prevenção de infeções. Como o mel contém riqueza em antioxidantes, também protege contra os danos causados pelos radicais livres (estes, embora sejam produzidos pelo próprio corpo, geram malefícios para a saúde, por isso devem ser combatidos), tornando o corpo mais forte, diminuindo o risco de se desenvolverem doenças como cancro, doenças cardíacas, inflamações e problemas crónicos.
Leia também: Os perigos e benefícios da Aloé vera

Fortalece o sistema imunológico
O nosso sistema imunológico fica fortalecido de modo natural com o consumo de mel no chá pois, por via da vitamina C, ele fomenta a multiplicação das principais células de defesa do organismo, permitindo que os ataques externos (e mutações) ao nosso corpo sejam mais eficazmente combatidos.
Protege o trato gastrointestinal
A Helicobacter pylori é uma bactéria que provoca úlceras estomacais. Como ela, há outras bactérias que causam problemas gastrointestinais. O mel gera um efeito bactericida, ajudando a combater diversos tipos de bactérias que causam infeções intestinais e podem desenvolver problemas como a diarreia.
O mel também ajuda a prevenir a desidratação, que é uma consequência natural que surge com a perda de líquido corporal, quando se sofre de diarreia.
Comentários 1