Esta é uma alternativa saudável para o tratamento do cabelo, pois ajuda no tratamento de alguns problemas capilares, como a queda de cabelo, a falta de brilho dos fios ou a pouca espessura do cabelo. Além disso, este tipo de champô é muito hidratante e nutritivo. Outra vantagem do champô caseiro de aloé vera é o facto de lavar e fortalecer o cabelo, sem ter quaisquer substâncias tóxicas que o possam prejudicar. O champô sólido também se torna muito prático e for viajar, pois é simples de transportar e, além de higienizar o cabelo, também pode ser usado para lavar o próprio corpo. Como a aloé vera é uma planta cheia de propriedades benéficas para o cabelo, deve mesmo experimentar este super champô sólido.
O que é a aloé vera?
Além de poder dar origem a um maravilhoso champô para o cabelo, a aloé vera também é capaz de trazer outros benefícios para o nosso corpo e organismo, sob a forma de creme, óleo ou outras.
A aloé vera é uma planta natural do norte da África. Tem a forma de um cato verde e é rica em magnésio, potássio, vitamina C, iodo, aloína, glucomanano e traquinona. Todas estas substâncias possuem ativas regeneradoras e anti-inflamatórias. A sua seiva ou gel tem propriedades anti-fúngicas, capazes de acabarem com a caspa ou a micose de unha.
Por esse motivo, a aloé vera pode ser aplicada sobre a pele ou sobre o cabelo, se previamente misturada com água ou com um creme hidratante, por exemplo. O resultado é uma ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, que vai ajudar a cicatrizar feridas e a afastar os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce da pele. Assim, a pele e o cabelo ficam mais saudáveis e com um aspeto mais jovem e bonito.

Receita caseira de champô sólido de aloé vera
Ingredientes
- 1 folha de aloé vera
- 1 ramo de alecrim fresco
- ½ kg de sabão de glicerina
- 150 ml de água mineral
- 2 colheres de sopa de sumo de limão.
- 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa doce
Modo de Preparação
- Misture a folha de aloé vera e o alecrim.
- Acrescente água até obter a consistência de um gel.
- Leve a mistura ao banho-maria e, quando estiver quente, vá juntando o sabão de glicerina picado com uma faca ou ralado, para que o limão e o óleo de amêndoa fiquem bem integrados.
- Quando estiver derretido, coloque num molde retangular e deixe endurecer, cortando em pequenos retângulos.
- Se desejar, use papel encerado para embrulhar o seu champô sólido e natural, de modo a conservá-lo.
Como usar?
Assim que o cabelo esteja húmido, esfregue-o com o champô natural sólido, massajando suavemente para que penetre bem no couro cabeludo. Deixe atuar entre 5 a 15 minutos e, depois, remova enxaguando bem com água limpa.
Ao acabar de lavar o cabelo, pode ainda fazer um enxaguamento final com vinagre de maçã, que vai conferir ao cabelo um odor mais agradável e fios mais brilhantes e cutículas bem fechadas.
Use-o uma a três vezes por semana. Pode conservá-lo durante vários meses, desde que à temperatura ambiente e longe da exposição solar direta.

Ingredientes
Muitos dos ingredientes de que precisa para fazer este champô podem ser encontrados quer em lojas físicas, quer em sites online. Porém, se não encontrar aloé-vera fresco, pode também usar gel de aloé vera.
Muito importante é também testar primeiro estes produtos, para verificar se não faz alergia a nenhum deles.
É essencial substituir progressivamente os produtos químicos por alternativas menos agressivas para nós e para o meio ambiente, seja através da preparação de produtos caseiros, seja através da compra de produtos naturais.
Vantagens do champô sólido natural
– É mais económico, pois é feito com produto naturais acessíveis e dura bastante tempo, desde que devidamente conservado.
– Os produtos naturais são menos agressivos para o nosso corpo e organismo, enquanto também poupam o meio ambiente e o planeta Terra, uma vez que não são usados quaisquer químicos, corantes ou conservantes, nem se utilizam embalagens plásticas (uma das grandes ameaças dos nossos mares e oceanos).
– Não expomos o nosso organismo nem o de outros seres vivos a toxinas desnecessárias e prejudiciais à saúde.
– Os resultados são incríveis e irá notar a diferença no seu cabelo. Ao evitar químicos e outras substâncias nocivas, o cabelo não terá tendência a secar, espigar ou perder a cor, no caso de ser pintado.
Leia também:
- Afinal, a Curcuma é ou não um remédio caseiro ultra poderoso?
- Será que faz mesmo bem tomar diariamente uma colher de vinagre de maçã?
- Chá ou café: qual o melhor para a saúde e organismo?
- Afinal, bicarbonato de sódio com limão faz bem a quê?
“Os muitos benefícios dos princípios ativos da aloé vera, tanto são para uso tópico (externo) na pele, como para uso em tecidos, membrana e mucosas (interno).” O poder das ervas: vida natural, André Rezende
Alguns benefícios da aloé vera
- É nutritiva: a aloé vera favorece a formação das células e de tecidos, já que é rica em aminoácidos.
- Tem ação regeneradora: a aloé vera ajuda a eliminar as células antigas e a formar células novas, o que melhora a cicatrização de feridas e de queimaduras.
- Funciona como hidratante: o gel da aloé vera é capaz de restaurar tecidos danificados e hidratar profundamente a pele.
- Ajuda na digestão: a aloé vera contém enzimas que ajudam no processo digestivo, evitando a obstipação e a gastrite.
- Atua como anti-inflamatória: as propriedades da aloé vera ajudam a tratar inflamações, queimaduras e infeções.
- Fortalece o sistema imunitário: tanto o gel, como o sumo de aloé vera são capazes de tornar mais fortes as defesas do nosso organismo.
Estes produtos podem ser preparados em casa, mas também comprados em supermercados, farmácias, dietéticas ou outras lojas de produtos saudáveis e naturais. Quer aprender a preparar um sumo de aloé vera caseiro? Siga a receita!
Receita de sumo de aloé vera
O sumo de aloé vera caseiro é uma opção mais saudável e natural, além de que é muito simples e fácil de preparar. Assim, em vez de optar pelos produtos já preparados e prontos a vender pode fazer um sumo de aloé vera bem fresquinho em sua casa, com todas as vantagens e benefícios que ele vai ter para o seu corpo e organismo.

Sumo de aloé vera
Ingredientes
- 50 g da polpa de aloé vera
- 1 litro de água
- 1 colher de mel
Modo de Preparação
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até homogeneizar.
Nota importante: Beba este sumo apenas duas a três vezes por semana, já que o seu consumo diário pode causar irritação da mucosa intestinal, náuseas e mal-estar, por exemplo.
Como viu, a aloé vera é uma planta repleta de benefícios e de usos que além de dar um ótimo champô, ainda pode ser usada numa grande variedade de produtos naturais, todos benéficos para a nossa saúde e bem-estar.
Assim, além de aderir ao uso do champô de aloé vera, deve equacionar a possibilidade de a incluir em cremes e outros produtos de beleza, além de chás e sumos que vão ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário e a tornar o seu organismo mais forte e resistente.
Não subestime o poder das plantas e dos produtos naturais e use-os com mais regularidade, para seu próprio bem.
Outras formas de usar aloé vera
Fins medicinais
No papiro de Ebers, que é datado de 1550 a.C., é feita uma descrição do valor medicinal do gel de aloé vera, mas há milhares de anos que as propriedades regeneradoras e curativas são reconhecidas por diferentes povos, tendo a planta sido alvo de diversas utilizações.
Os antigos egípcios, por exemplo, gostavam tanto da planta que a chamavam de “planta da imortalidade”. De acordo com alguns historiadores, a própria Cleópatra usava frequentemente cremes com aloé vera para realçar a sua beleza.
Atualmente, são conhecidos diversos estudos científicos que revelam os vários benefícios da planta para a saúde.
Versatilidade
O líquido extraído da planta aloé vera pode ser usado para diferentes fins, sendo muitas vezes descrito como milagroso. Por exemplo, é bastante usado no universo da cosmética e até na indústria farmacêutica.
A sua popularidade é incomum, sendo bastante usada por diferentes povos pelas suas incríveis potencialidades.
A pele
Este é o maior órgão do corpo humano, sendo também o mais pesado, ficando entre os 4kg e os 9kg, embora muitos estranhem quando se confrontam com a tese de que a pele é um órgão.
A aloé vera contém propriedades hidratantes e refrescantes que permitem à pele uma nutrição profunda. O gel de aloé vera revela-se precioso como tratamento de queimaduras solares, sendo extremamente eficaz, proporcionando um alívio imediato e contribuindo ainda para estimular a regeneração da pele.
Está comprovado cientificamente que o gel desta planta também ajuda a pele a rejuvenescer, permitindo ainda o retardar do aparecimento de rugas.
Fins cosméticos
As propriedades singulares e quase mágicas do gel de aloé vera têm sido bastante usadas na poderosa indústria da cosmética. Os resultados permitem concluir que essa realidade se mantém por muito tempo.
Existe uma grande variedade de produtos feitos com base na planta da aloé vera, nomeadamente produtos como: cremes anti-envelhecimento, produtos anti-acne, desodorizantes, removedores de maquilhagem, protetores solares, produtos para depilação, after shave, géis de banho ou champôs.
Fins farmacêuticos
A indústria farmacêutica também tem no gel de aloé vera um precioso aliado, pois esta planta é bastante usada, nomeadamente como base de produtos de utilização tópica, nomeadamente pomadas e géis (embora também se use esta planta na produção de comprimidos, cápsulas e até pastas dentífricas!).
Há pastas dentífricas com aloé vera, pois esta ajuda a reduzir a placa bacteriana, algo que surge comprovado em estudos científicos, tal como a capacidade de proteger as gengivas e de fortalecer os dentes.
As propriedades laxantes da planta ajudam a melhorar a saúde digestiva, pois o aloé vera permite eliminar as toxinas do nosso corpo, ajudando a combater a prisão de ventre com eficácia, ajudando ainda na prevenção de vários problemas gastrointestinais.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Neurogastroenterology and Motility, o consumo do gel de aloé vera permite melhorar os sintomas que se encontram associados à síndrome do intestino irritável.
Produtos de limpeza
A aloé vera pode ainda ser encontrada em produtos de limpeza, nomeadamente em detergentes para a roupa, pois a planta tem uma ação calmante e propriedades hipoalergénicas que se revelam úteis.
Pelas mesmas razões, a planta também é usada em detergentes para a limpeza da casa, nomeadamente em detergentes da loiça.
Fins gastronómicos
Atualmente, a aloé vera até é usada como recurso alimentar. O gel da planta é utilizado na preparação de bebidas saudáveis. Os nutricionistas e admiradores da vida saudável procuram sempre encontrar soluções como esta, que funcionam como suplementos alimentares.
Por isso, não é incomum encontrar aloé vera em produtos alimentares, nomeadamente em iogurtes, gelados, sumos, doces ou biscoitos.
Seguramente que desconhecia que a aloé vera era usado para tantos fins distintos, não é verdade?
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
Bibliografia
Healthline. Aloe Vera for Hair: Benefits for Hair Growth. Disponível em: https://www.healthline.com/health/aloe-vera-for-hair
Healthline. Aloe Vera Hair Mask: Benefits, DIY Recipes, and How to Use. Disponível em: https://www.healthline.com/health/aloe-vera-hair-mask
Medical News Today. Benefits of aloe vera for hair. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/319114