O Chá verde para que serve? Muitos de nós já ouvimos dizer ou lemos que o chá verde ajuda a emagrecer. Mas será que tal é mesmo verdade? A resposta é positiva, pois este chá possui cafeína e catequina, responsáveis por acelerar o metabolismo e, assim, fazer com que o organismo gaste mais energia.
Porém, se acha que esta é a única razão pela qual deve ingerir chá verde, desengane-se. Este chá é, ainda, capaz de facilitar a digestão, regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo. Este produto pode ser consumido em pó solúvel, saché ou em cápsulas e é uma extraordinária fonte de antioxidantes.
Leia também: Chá de Hibisco para que serve: benefícios e contraindicações

Chá verde para que serve e benefícios para a saúde
Já adiantámos algumas das vantagens de ingerir regularmente chá verde. Todavia, há ainda muitos outros benefícios deste chá que vale a pena listar e ficar a conhecer, tais como:
– Proteger as células do organismo;
– Retardar o envelhecimento celular;
– Combater o colesterol;
– Prevenir doenças do coração;
– Ajudar a prevenir vários tipos de cancro;
– Aumentar a concentração mental;
– Saciar;
– Melhorar o humor e a disposição;
– Atuar como um diurético e promover a eliminação de líquidos;
– Regular os níveis de açúcar no sangue e controlar a diabetes;
– Proteger os dentes;
– Ser um estimulante;
– Ajudar a rejuvenescer a pele e a hidratá-la.
Leia também: Chá de açafrão é remédio caseiro para tosse e dor de garganta

Receita de chá verde com limão
Para potenciar os efeitos do chá verde, principalmente no que respeita ao seu poder desintoxicante, deve experimentar fazer esta receita de chá verde com limão, pois ela facilita, efetivamente, a perda de peso.
Além disso, a combinação do chá verde com o limão tem um efeito antioxidante, fortalece o sistema imunitário e contribui para um emagrecimento saudável e gradual.
Ingredientes
1 chávena de água
1 colher de chá verde
Sumo de 1/2 limão
Modo de Preparação
– Adicione a água fervida folhas de chá verde e deixe repousar por 10 minutos.
– Coe, junte o sumo de limão e beba.

Nota:
Quem preferir, pode também optar pela toma de 1 cápsula de chá verde, 3 vezes ao dia, 30 minutos após as refeições. Os resultados e efeitos serão semelhantes aos retirados da ingestão do chá, sendo que esta é uma boa alternativa para quem não aprecia o sabor do chá.
Para tirar o máximo partido desta bebida, sem prejudicar a sua saúde, deve consumir 3 a 4 chávenas de chá verde por dia. Este chá deve, ainda, ser ingerido fora das refeições, já que ele pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como ferro e cálcio.
O sabor deste chá pode ser algo amargo. Portanto, em alternativa ao limão (sugerido acima), pode também juntar à bebida folhas de hortelã ou colocar o chá no liquidificador com frutas, como maçã ou morango.
Leia também: Como fazer Chá de Gengibre e limão, canela e mel (6 receitas)

Contraindicações
Apesar de ter tantas vantagens e benefícios, o chá verde está contra-indicado em algumas situações e pessoas. Gestantes, pacientes com distúrbios renais, hepáticos ou cardiovasculares ou que possuem gastrite, úlcera ou tensão alta devem evitar o consumo desta bebida.
Além disso, não deve ser ultrapassada a dose diária recomendada, sugerida anteriormente, pois tal pode causar alguns problemas, como disfunção hepática, por exemplo.
Comentários 1