Saiba que este chá não é para todos. Tenha sempre isso em conta! O Chá Preto para que serve, benefícios e contraindicações. O chá preto possui uma série incrível de benefícios que pode dar a ilusão de se ter por casa um verdadeiro remédio caseiro. Contudo, a verdade é que o chá preto possui também uma série de malefícios que convém conhecer.
Há algumas pessoas que devem mesmo evitar o consumo do chá preto. O consumo em excesso deste chá pode mesmo levar a alguns efeitos secundários indesejados.
A sua alta concentração de cafeína, entre outras propriedades, deve ser conhecida e, por isso, vamos apresentar-lhe, sem seguida, as principais características deste chá.
Chá preto para que serve, benefícios, contraindicações e receitas
O que é?
O chá preto advém da planta Camellia sinensis. Tal acontece também com o chá verde. Ambos os chás provêm da mesma planta. O diferente tratamento das folhas da planta Camellia sinensis é que permite a distinção entre um chá e o outro.
Enquanto no chá verde as folhas estão mais frescas e são passadas pelo calor; no chá preto, as folhas são oxidadas e fermentadas. Tal processo, além de dar um sabor mais intenso a este chá, também altera as suas propriedades medicinais, permitindo benefícios distintos.
O chá preto destaca-se por conter grandes quantidades de cafeína, o que dá energia e estimula o cérebro.

Benefícios
O chá preto é um daqueles chás que funciona como um excelente remédio caseiro, do qual se pode obter diversos benefícios. Entre eles estão:
– ajuda e apoia o coração, diminuindo a percentagem de risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
– possui um efeito curativo, melhorando os distúrbios intestinais (por exemplo, impedindo ou curando a diarreia).
– controla e alivia os sintomas de asma, melhorando a respiração.
– melhora os problemas digestivos, relaxando o sistema digestivo.
– reduz o colesterol.
– controla a diabetes.
– previne o cancro.
– reduz o apetite e ajuda a emagrecer.
– aumenta as probabilidades de uma mulher engravidar.
– previne o envelhecimento precoce.
Receita chá preto

Ingredientes
- 1 chávena de água fervente.
- 1 c. de chá com chá preto (ou 1 saqueta de chá preto).
Modo de Preparação
– Adicione as folhas de chá preto numa chávena de água fervente. Tape e deixe repousar.
– Em alternativa, pode usar o chá preto em saqueta.
– Posteriormente, coe o chá ou retire a saqueta.
– Beba o chá quente ou, ainda, morno.
– Pode ser adoçado com açúcar, adoçante ou mel.
– Se pretender suavizar o sabor do chá preto, então acrescente sumo de limão.
– Uma alternativa é juntar um pouco de leite morno.

Informação relevante
Revela-se extremamente importante que as ervas do chá preto permaneçam na água quente por 30 minutos, de forma aos antioxidantes presentes nas ervas se libertarem e dispersarem. O chá preto pode tornar-se muito estimulante, se for preparado de forma rápida (menos de 5m). Ele permite ao cérebro ficar muito ativo, podendo até causar insónias.
Portanto, se não pretende fazer noitadas e quer beber chá preto à noite, permita que o chá permaneça na água durante mais tempo. Com mais tempo, o sabor fica mais intenso, mas não estimula tanto o cérebro, não provocando insónias.

Contraindicações
Atenção! O chá preto deve ser consumido com precaução! Este chá intenso pode não gerar apenas benefícios. Ele pode também levar a malefícios e existem efeitos secundários indesejados para quem abusa do seu consumo. Se este chá for bebido em excesso (mais de 3 chávenas por dia), ele pode causar malefícios e efeitos adversos para o nosso organismo.
Quem consome excessivamente este chá (diariamente), pode mesmo sentir dores de cabeça, quando quebra a rotina, pois o corpo ressente-se com a interrupção desse hábito. Quem sofre de insónias, não deve beber este chá depois das 17h. Um consumo excessivo pode levar a desenvolver malefícios ou problemas – até pela alta concentração de cafeína, como:
– ansiedade;
– desordens gástricas;
– prisão de ventre;
– anemia;
– dores de cabeça;
– agitação;
– insónias;
– aumento da pressão arterial.
Em casos mais graves, pode mesmo levar a cefaleia, delírios, convulsões e taquicardia.

Pessoas que devem evitar este chá
Este chá não é para todos! O chá preto não deve ser consumido por bebés ou crianças. O chá preto só é recomendável para quem tem mais de 12 anos de idade. Deve também ser evitado por pessoas com insónias, pois contém altas concentrações de cafeína. Ele também não deve ser consumido nem por grávidas, nem por lactantes.
Pessoas com hipertensão também não devem beber o chá preto. Indivíduos que possuam úlceras gástricas não podem beber chá preto. Pessoas com arritmias, com batimentos cardíacos irregulares devem evitar este chá ou tomar em pouca quantidade, de forma esporádica.
“O chá preto é o chá mais comum no Ocidente, seja em saquinhos comprados em caixinhas industrializadas,(…)” Frutas, Legumes, Verduras, Condimentos E Chás, Lúcia Helena Rissi
Receita de chá preto com leite e canela
Ingredientes
- 2 sachês de Chá Preto
- 1 chávena de chá de leite quente
- Açúcar a gosto
- Canela em Pó, a gosto
- Canela em Pau, a gosto
Modo de Preparação
Deixe os sachês do chá preto em infusão em leite quente durante 3 minutos.
Adoce a gosto, se necessário.
Sirva quente, salpicado com canela em pó.

Receita de chá preto diurético com anis
Ingredientes
- Água, q.b.
- Chá preto
- Anis
Modo de Preparação
Ferva a água e faça uma infusão com o chá preto e o anis.
Este chá diurético é ideal para quem sofre de retenção de líquidos, edema, perda de peso e inflamação generalizada no corpo.
Receita de chá preto digestivo com hortelã-pimenta
Ingredientes
- Água, q.b.
- Chá preto
- Hortelã
Modo de Preparação
Ferva a água e faça uma infusão com o chá preto e a hortelã.
Este chá digestivo tem propriedades adstringentes e anti-inflamatórias, evitando a diarreia e outros problemas gastrointestinais.
Receita de chá antioxidante preto com limão
Ingredientes
- Água, q.b.
- Chá preto
- Limão
Modo de Preparação
Ferva a água e faça uma infusão com o chá preto e o limão.
Este chá antioxidante evita o envelhecimento prematuro, ao combater os radicais livres.

Receita de chá preto com canela e mel
Ingredientes
- Água, q.b.
- Chá preto
- Canela
- Mel
Modo de Preparação
Ferva a água e faça uma infusão com o chá preto.
Junte canela e mel.
Este chá dá energia e ajuda a regular os níveis de pressão arterial.
Receita de chá preto com açafrão e leite de coco
Ingredientes
- Água, q.b.
- Chá preto
- Açafrão
- Leite de coco
Modo de Preparação
Ferva a água e faça uma infusão com o chá preto e o açafrão.
Adicione o leite de coco e junte stévia, mel ou outro adoçante natural.
Este chá ajuda a fortalecer o sistema imunitário.

Tipos de chá preto
Geralmente os chás são conhecidos pela sua origem. No caso do chá preto, podemos nomear: – os Assam, Darjeeling, Dooard, Sikkim e Nilgiri da Índia;
– o Java da Indonésia;
– o Boh da Malásia;
– o Sylhet do Bangladesh;
– os Uva, Kandy, Dimbula, Galle, Ratnapura do Sri Lanka.
– os Kyushu, Okinawa e Shizuoka do Japão.
Chá preto e conjuntivite
Não, o chá preto não cura, nem trata a conjuntivite, mas pode aliviar bastante se usar uma saqueta deste chá. A receita é simples e não substitui qualquer medicamento ou antibiótico, nem a visita a um médico.
Porém, é uma forma simples, prática e eficaz de atenuar os sintomas desconfortáveis associados a este problema. Para isso, basta colocar um saquinho húmido e morno de chá-preto sobre o olho infetado, por cinco minutos, aplicando depois uma saqueta húmida e fria de chá preto, durante dois minutos.
A explicação para este facto está nos taninos presentes nos saquinhos de chá preto, os quais ajudam a diminuir o inchaço. Repita este procedimento várias vezes ao dia, renovando os sachês de chá preto utilizados.
Assim, o chá preto tem várias propriedades benéficas para a nossa saúde e organismo, podendo ser preparado de maneiras muitas distintas, combinados com diversos ingredientes que lhe dão outro sabor, mas também outras propriedades.
O chá preto é capaz de ser diurético, energizante e, também, oxidante. Tudo depende da forma como ele é confecionado e dos alimentos que lhe são adicionados. Experimente as nossas sugestões e tire o melhor partido de uma super chávena de chá preto.
Bibliografia
Healthline. 10 Evidence-Based Health Benefits of Black Tea. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits
WebMD. Black Tea: Health Uses and Risks. Disponível em: https://www.webmd.com/vitamins-and-supplements/black-tea-uses-and-risks
Medical News today. Black tea: Benefits, nutrition, diet, and risks. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/292160
NCBI. Molecular evidences of health benefits of drinking black tea. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6512146/
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Chá preto para que serve, benefícios e contraindicações para a saúde” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre vida saudável. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Eu fui operado ao coração e tomo o Varfin. Posso ou não beber “chá preto?”