O chá de valeriana para que serve? É relaxante e induz o sono, mas não só. Conheça esta e outras características deste chá formidável.
O chá de valeriana é um chá muito procurado por quem sofre de ansiedade e stress ou tem dificuldade em dormir. As propriedades relaxantes deste chá são sobejamente conhecidas e verdadeiramente eficazes. Porém, será que são estas as únicas vantagens deste chá?
Reunimos todas as informações de que precisa para ficar a conhecer em profundidade este chá e todas as suas caraterísticas principais. Se tem alguma dúvida em relação a este chá, com certeza que encontrará a resposta aqui.
Aprenda todo o partido que pode tirar desta bebida que, em certa medida, pode funcionar como uma espécie de remédio caseiro e natural para o sistema nervoso. Siga o nosso guia e fique a saber tudo sobre o chá de valeriana.
Chá de valeriana para que serve? Confira tudo o que precisa saber!
O que é chá de valeriana?
A valeriana é uma planta medicinal que possui vários benefícios para a saúde. Ela pode chegar a ter 1 metro de altura e possui flores cor de rosa ou arroxeadas. O seu nome científico é Valeriana officinalis, embora seja conhecida por outros nomes, como erva dos gatos, valeriana selvagem e erva botica. As raízes da valeriana podem ser usadas em infusões ou também incluídas na alimentação.

Qual o benefício do chá de valeriana? É bom para quê?
O chá de valeriana tem várias propriedades benéficas para o organismo, contribuindo para o seu bem-estar e relaxamento. Esta planta tem efeitos sedativos, soníferos, antiespasmódicos, relaxantes, calmantes, anticonvulsionantes e soporíferos.
Por este motivo, este é um chá especialmente recomendado para tratar problemas como insónias, transtorno obsessivo compulsivo, stress, ansiedade e hiperatividade.
Diminui a ansiedade e o stress
Quem se sente esgotado, stressado e ansioso, pode tirar grande partido deste chá. Um composto presente na raiz da planta aumenta a produção do ácido gama-aminobutírico, o qual está presente em vários medicamentos ansiolíticos.
Alivia as cólicas menstruais
O chá de valeriana também pode ajudar a atenuar as dores menstruais. A razão para isso é o facto de a raiz de valeriana ter substâncias com propriedades antiespasmódicas e sedativas.

Ajuda no tratamento do TOC
O TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) é uma doença psiquiátrica complexa que, normalmente, carece de acompanhamento médico e de tratamento farmacológico. Ainda assim, ao diminuir a ansiedade e ao produzir um efeito sedativo, o chá de valeriana pode ajudar a “acalmar” os pensamentos destes doentes.
Auxilia na formação do sistema nervoso
Geralmente, as grávidas têm de tomar ácido fólico, para ajudar na formação e no fechamento do tubo neural do bebé. Acontece que esta substância está presente em grande quantidade no chá de valeriana. Contudo, se está grávida, deve consultar o seu médico antes de consumir esta bebida, já que ela está, de uma maneira geral, contraindicada para as gestantes.
Combate a depressão
A depressão é uma das doenças do século e o chá de valeriana pode ajudar no combate a esta patologia, já que possui ácido fólico, substância que auxilia o corpo a produzir mais serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar e à sensação de felicidade.

O chá de valeriana emagrece?
A resposta a esta pergunta é algo complexa.
Primeiro, importa dizer que o chá de valeriana não ajuda a perder peso, nem acelera o metabolismo, favorecendo a eliminação de calorias. Porém, ele é capaz de controlar a ansiedade.
Por vezes, o excesso de peso deve-se a compulsões alimentares causadas, precisamente, pela ansiedade. Logo, o chá de valeriana, ao ter propriedades calmantes, relaxantes e ansiolíticas, é capaz de evitar este género de comportamentos em algumas pessoas. Se as pessoas se sentirem menos ansiosas, terão menos apetite e, assim, acabarão por comer menos. Consequentemente, surge a perda de peso e o emagrecimento.
Assim, uma sugestão para quem quer perder peso, é beber o chá de valeriana quando sentir fome e antes de dormir já que, deste modo, também melhora a qualidade de sono e o repouso.
O chá de valeirana serve para dormir?
Sim, o chá de valeriana tem propriedades sedativas que induzem o sono. Logo, esta bebida está indicada para as pessoas que costumam sofrer de insónia.
Ao beber o chá de valeriana o seu corpo vai sentir-se mais relaxado e os níveis de ansiedade e de stress vão diminuir. Consequentemente, vai conseguir ter um sono mais tranquilo e sem interrupções durante toda a noite.
Porém, não se preocupe, pois este efeito sedativo só se vai sentir durante a noite, sendo que de manhã vai acordar bem desperto e cheio de energia. Assim, o chá de valeriana acaba por ser uma solução melhor e mais natural do que os medicamentos que muitas pessoas tomam para conseguirem dormir.
Quando posso tomar?
Como tem efeitos sedativos que favorecem o sono, o chá de valeriana deve ser consumido, preferencialmente, antes de ir dormir. Contudo, como pode criar uma ligeira agitação inicial, este chá deve ser bebido até 30 minutos antes de ir dormir.
Para sentir os seus efeitos de forma mais evidente, deve beber este chá regularmente, durante uma ou duas semanas.

Quais as contraindicações do chá de valeriana?
O chá de valeriana está contraindicado para algumas pessoas, como é o caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças até aos 12 anos de idade.
Mesmo as outras pessoas podem sentir alguns efeitos secundários decorrentes da ingestão deste chá, como é o caso de dores de cabeça, desconforto gastrointestinal (náuseas, diarreia) e tonturas.
Outro aspeto a ter em conta é o efeito sedativo do chá de valeriana. Como este chá induz o sono, é importante não conduzir, nem fazer atividades que exijam demasiada atenção, após o consumo deste chá.
Quem já toma medicamentos para dormir, deve falar com o seu médico sobre a possibilidade de começar a beber este chá, já que em conjunto com esses fármacos sedativos, ele pode ter uma ação demasiado forte.
Posso dar chá de valeriana ao meu cachorro?
A valeriana pode ser uma boa opção também para os cães, em caso de ansiedade, nervosismo, irritabilidade, stress e problemas de sono.
Contudo, esta planta deve ser dada ao animal não na forma de chá, mas sim de cápsulas, comprimidos ou extrato líquido. Quanto às dosagens diárias recomendadas, elas são as seguintes (devendo ser divididas por 3 a 4 tomas):
– 10 gotas para cães pequenos;
– 15-20 gotas para cães pequenos-médios;
– 30-40 gotas para cães médios;
– 60 gotas para cães grandes.
No entanto, antes de administrar valeriana ao seu cão, deve ter alguns cuidados, tais como:
– Consultar o veterinário, para perceber qual a origem da ansiedade e da irritabilidade do animal;
– Perguntar ao veterinário qual a dose que ele considera mais apropriada para o seu cão;
– Não administrar a valeriana, se a cadela estiver grávida ou estiver a amamentar.
– A valeriana pode interagir com alguns fármacos, sobretudo os que atuam sobre o sistema nervoso central. Se o seu cão estiver a tomar este tipo de medicamento, deve pedir aconselhamento ao veterinário, quanto à toma da valeriana.
Onde encontrar chá de valeriana?
A valeriana pode ser vendida em raízes, gotas ou comprimidos. Já existem vários compostos e medicamentos naturais feitos à base desta planta. Todos estes produtos podem ser encontrados em ervanárias e em lojas de artigos naturais, saudáveis e de bem-estar.

Como fazer chá de valeriana?
O chá de valeriana é muito rápido e simples de preparar e é indicado para quem quer o precisa de relaxar. É uma excelente bebida para consumir à noite, antes de dormir.
Ingredientes
1 colher de sopa de valeriana
2 medidas de chávena de chá de água fervente
Modo de Preparação
Após ferver água, junte 1 colher de sopa de valeriana no recipiente e deixe em infusão, abafado por 5 minutos.
Depois, coe e beba o chá.
Para um consumo mais saudável e equilibrado, não é recomendável acrescentar açúcar ao chá ou qualquer outro produto que o torne numa bebida calórica, já que o propósito do chá é, precisamente, ser uma bebida livre de açúcares.
Contudo, se quiser dar um sabor diferente ao seu chá pode juntar-lhe alguns ingredientes saudáveis, que lhe vão dar um toque distinto, sem comprometer o equilíbrio da bebida. Alguns exemplos desses ingredientes são, por exemplo: o gengibre, a canela ou a hortelã.
Naturalmente que estes aditivos devem ser adicionados com moderação, não só para não prejudicarem a saúde, como para não porem em causa do sabor do chá. Assim, o ideal é ir experimentando e ir testando, à medida que vai juntando esses ingredientes.

Conclusão
Apesar do chá de valeriana poder não ser o chá mais conhecido no nosso país, este é um chá com propriedades fantásticas. Geralmente, quando pensamos num chá capaz de acalmar e de tranquilizar, pensamos no chá de camomila. Porém, o poder da valeriana não lhe-é inferior, sendo capaz de relaxar e de induzir o sono de uma forma bastante eficaz.
Este é, contudo, um chá que deve ser consumido com moderação e em momentos do dia muito concretos, já que as suas propriedades relaxantes podem prejudicar quem tem de estar alerta, seja para conduzir, seja para trabalhar.
Neste sentido, é mesmo recomendável beber o chá de valeriana só à noite, quando estiver perto de se ir deitar. Este é, por isso, um chá para ter sempre em casa, já que ele pode ser muito útil, numa situação de stress súbito, em que a pessoa precisa de se acalmar e não quer recorrer a fármacos.
Apesar deste chá não substituir qualquer medicação psiquiátrica prescrita por um médico, é certo que a valeriana é capaz de ajudar muito as pessoas que são mais nervosas ou ansiosas ou que, simplesmente, têm mais dificuldade em dormir.
No entanto, há que ter em consideração que os efeitos da valeriana estão dependentes de outros fatores. Não adianta beber chá de valeriana, se não puser em prática uma rotina de sono saudável. Assim, se sofre de insónias, deve ter uma higiene de sono adequada, procurando deitar-se e acordar cedo; não usando aparelhos eletrónicos antes de ir dormir; evitando comidas pesadas e café ao jantar.
Se mesmo bebendo o chá de valeriana, continuar a sentir dificuldade em adormecer ou em dormir uma noite completa, deve consultar um médico, pois a resolução desse problema pode exigir uma intervenção diferenciada.
Siga todas as nossas indicações e prepare um chá de valeriana super agradável e relaxe de forma natural, económica e muito simples. Cuide de si, do seu corpo e da sua mente, recorrendo a um produto natural e saudável.
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento por alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se leu “Chá de valeriana para que serve? Confira tudo o que precisa saber!” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…