Início Saúde Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

O chá de hortelã tem um aroma irresistível, um sabor único e inúmeros benefícios. Descubra para que serve e como fazer.

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

O chá de hortelã tem um aroma irresistível, um sabor único e inúmeros benefícios. A hortelã está na origem de diversos benefícios, alguns deles até são bastante insuspeitos, pois já são conhecidos do grande público. É, por isso, um alimento bastante útil, pois as suas particularidades levam a que sejam geradas várias vantagens para a saúde.

Uma forma bastante prática e deliciosa de o fazer é por via do seu chá, com um aroma irresistível, um sabor único e inúmeros benefícios. Assim, é importante ter em casa hortelã, seja em folhas, seja em chá. Saiba para o que ele serve e como fazê-lo.

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Versatilidade

A hortelã é um alimento fascinante, havendo várias espécies de hortelã. Idealmente deve ser consumida em cru, pois o calor pode alterar as suas propriedades e a sua composição nutricional. Mas, como as suas características são bastante particulares, esta erva aromática, além do perfume, permite emprestar um sabor irresistível às refeições nas quais é incluída. Assim, este é um alimento bastante apreciado para os mais variados fins.

Sabia que ela permite reduzir a utilização de sal? É, por isso, importante tê-la cozinha. É que ela pode oferecer as suas características a diversas receitas. Por exemplo, em caldeiradas ou mesmo sopas, integrar hortelã é garantia de um aroma e de um sabor especiais. Também pode integrar em alguns molhos ou até em sobremesas, mas é sobretudo nas bebidas que adquire uma dimensão verdadeiramente sedutora, nomeadamente nos chás e infusões, mas também noutras bebidas!…


Leia também: Descubra porque deve juntar canela ao café

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Diversidade

A hortelã comum tem o nome científico de Mentha spicata. Mas há outras espécies, nomeadamente a também famosa hortelã-pimenta (Mentha piperita). Mencionamos apenas estas, que são as mais comuns, mas são várias as espécies. São tantas que se tornaria fastidioso e entediante estar a referi-las uma a uma.

Propriedades

A hortelã é pouco calórica (tem, sensivelmente, 40 calorias por cada 100 gramas), por isso é amiga de quem pretende fazer dietas saudáveis. Havendo várias espécies de hortelã, há aromas e sabores distintos, mas na generalidade a hortelã possui uma riqueza em cálcio, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C e folatos importantíssima. Estas são algumas das propriedades que estão na origem dos diversos benefícios gerados pelo consumo de hortelã.

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Benefícios

Sendo a hortelã alvo de diversos estudos, há benefícios incontestáveis que tornam esta planta num alimento extremamente vantajoso para a saúde. São vários os benefícios gerados pela hortelã, nomeadamente anti-inflamatórios, antibióticos e antifúngicos. Ela possui ainda uma ação analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca.

Como se teve oportunidade de ver, sendo pouco calórica, um dos seus muitos benefícios é o contributo para a perda de peso, além de ser um alimento saudável que permite reduzir o uso do sal. Assim, a hortelã é ótima para combater o colesterol alto.

A hortelã é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Por exemplo, os sintomas do Síndrome do Intestino Irritável podem ser diminuídos com o consumo de hortelã, além de contribuir para uma melhor digestão. A hortelã é um bom digestivo e também auxilia na eliminação de toxinas.

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

O desconforto gastrointestinal é reduzido, assim como outros sintomas relacionados com problemas de estômago. A hortelã contribui para uma boa digestão, facilitando-a, pois reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas.

Os enjoos (a sensação de náusea ou vómitos) também são diminuídos, pois contribui para a reposição da mucosa gástrica e intestinal. A hortelã, além de prevenir uma má digestão, também pode reduzir a flatulência, pois gera a diminuição dos movimentos peristálticos do intestino.

Não será surpresa para muita gente, mas a hortelã tem uma ação expectorante. Por conter mentol, contribui para o alívio não só das tosses, como da congestão nasal. Assim, em casos de gripe ou resfriado com tosse, nada melhor do que um chá quente de hortelã para uma melhor recuperação, pois o chá atuará no sentido de combater a congestão nasal ou pulmonar.


Leia também: 5 mitos sobre o mel: verdade ou mentira?


Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

A hortelã, nomeadamente em formato de chá, contribui para diminuir a ansiedade e o stress. As suas propriedades calmantes são ótimas para quem vive num contexto profissional, familiar ou social de grande tensão.

A hortelã também contribui para eliminar vermes. Assim, a hortelã demonstra grande capacidade para gerar benefícios em diversas vertentes. Revela-se particularmente útil para combater amebas e giárdia, por exemplo, por ter ação anti-parasitária.

Outros problemas de saúde que a hortelã previne ou combate, atenuando sintomas ou acelerando o processo de cura, são: a dor de cabeça; a cólica menstrual, as dores abdominais (pois possui ação anti-espasmódica)

Quem sofre de problemas como insónias tem no chá de hortelã uma boa forma de garantir uma noite tranquila, pois combate a insónia e permite um sono calmo.

Chá de hortelã
Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer

Contraindicações

Durante a gravidez, deve evitar-se o consumo de hortelã, nomeadamente em chá, porque ele pode afetar o bebé. Crianças com idade inferior a 5 anos de idade também não o devem beber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.