É uma infusão preparada com uma flor, a Hibiscus Sabdariffa. O Chá de Hibisco para que serve: benefícios e contraindicações para a saúde.
O chá de hibisco é uma infusão preparada com uma flor, a Hibiscus Sabdariffa. As suas propriedades fazem deste chá um poderoso aliado na perda de peso, quando associado a uma dieta equilibrada e à prática regular de exercício.
Porém, seguramente que não sabe de todas as propriedades e benefícios que este chá guarda, nem tão pouco os efeitos secundários e as contraindicações que ele também pode ter. Assim, decidimos reunir para si, num mesmo artigo, as informações mais relevantes acerca desta bebida.
Respondemos às dúvidas mais frequentes e mais pesquisadas na internet por quem quer ficar a saber mais sobre este chá. Preparado para ser surpreendido.
Chá de Hibisco para que serve: benefícios e contraindicações para a saúde

O que é chá de hibisco?
O hibisco é uma flor, designada Hibiscus sabdariffa L. Esta flor tem tons vermelhos e é originária da Índia e da Malásia. O chá de hibisco é feito a partir das flores e dos botões desta espécie, que não deve ser confundida com a que existe nos jardins, por exemplo.
Qual a função? O que faz o chá de hibisco?
Esta bebida tem como principais funções ajudar na perda de peso, além das suas funções antioxidantes e anti-inflamatórias. É, por isso, um chá que contribui para o bem-estar geral do organismo.
Leia também
- Os 5 melhores chás para emagrecer e perder barriga
- 9 benefícios surpreendentes do chá de açafrão
- Como fazer Chá de Gengibre e limão, canela e mel (6 receitas)
Qual o benefício do chá de hibisco? O chá de hibisco é bom para quê?
Reduz a pressão arterial
A hipertensão pode estar na origem de problemas cardíacos, como enfartes ou acidentes vasculares cerebrais (AVC). De acordo com os estudos, o chá de hibisco é capaz de diminuir a pressão arterial.
A explicação está no facto de ele possuir antocianinas, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais, os quais contribuem para a prevenção do stress oxidativo das células, controlando as doenças cardiovasculares.
Ajuda a perder peso
O chá de hibisco ajuda a emagrecer, pois reduz as células de gordura, evitando a acumulação de gordura no corpo. Este chá possui flavonoides e antocianinas, as quais contribuem para também prevenir o aumento de peso.
Este chá contribui, assim, para que haja menos gordura acumulada em regiões críticas, como o abdómen e os quadris. Além disso, o chá de hibisco bloqueia ainda a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar.
Claro que para isso é preciso que o chá de hibisco seja integrado num estilo de vida saudável, caraterizado por uma dieta equilibrada e pela prática regular de exercício físico.
“Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris.”
Rômulo B. Rodrigues (2021). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL = SAÚDE PERFEITA – VOL. III (1st ed., p. 112). Lulu.com.

Controla o colesterol
O chá de hibisco reduz os níveis de colesterol presentes no sangue e os triglicerídeos em doentes com diabetes e síndrome metabólica (obesidade, hipertensão e hiperglicemia).
Os estudos têm vindo a demonstrar que o chá de hibisco favorece o aumento do colesterol “bom” (HDL) e a redução do colesterol “mau” (LDL), do colesterol total e dos triglicerídeos.
Chá de Hibisco para que serve: benefícios e contraindicações
Previne as doenças do fígado
Os antioxidantes também protegem o fígado e combatem doenças associadas a este órgão, neutralizando os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo.
É anti-inflamatório e antibacteriano
O ácido ascórbico presente neste chá estimula o sistema imunitário, fortalecendo as defesas e dando-lhe resistências anti-inflamatórias e antibacterianas que previnem resfriados e gripes.

Favorece o equilíbrio hormonal
O chá de hibisco alivia os sintomas de dores menstruais e ajuda a equilibrar os níveis hormonais.
Atua como antidepressivo
As suas vitaminas e minerais tornam este chá numa espécie de antidepressivo natural. O seu consumo regular combate a ansiedade e ajuda a relaxar a mente e o corpo.
Melhora a saúde do fígado
O chá de hibisco melhora ainda a saúde do fígado, pois aumenta as enzimas desintoxicantes e reduz os danos causados no órgão. Beber regularmente chá de hibisco evita as complicações decorrentes da esteatose hepática, como a gordura em excesso no fígado e a insuficiência hepática.
Auxilia na digestão
Como melhora o funcionamento do intestino, este chá ajuda na digestão. Por isso, pode ser ingerido após as refeições.

Chá de hibisco para a infeção urinária
As propriedades anti-inflamatórias do chá de hibisco podem ajudar a prevenir as infeções urinárias, assim como a aliviar os sintomas associados a este problema. Porém, convém notar que o chá de hibisco não constitui um tratamento por si só, pelo que em caso de infeção urinária, é importante consultar um médico e seguir as suas indicações terapêuticas.
Chá de hibisco para desinchar?
Sim, o chá de hibisco pode contribuir para prevenir a retenção de líquidos. Quando o corpo retém água em excesso, originam-se inchaços bastante incomodativos.
O chá de hibisco é rico em quercetina, um composto que tem uma ação diurética, ou seja, aumenta a produção da urina ao longo do dia. Assim, o consumo deste chá ajuda a eliminar uma maior quantidade de toxinas e de água retida no corpo.

Qual o horário em que se pode tomar?
Segundo os especialistas, deve evitar-se o consumo do chá de hibisco à noite, caso contrário ele pode interferir negativamente com a qualidade do sono da pessoa.
Por outro lado, se o objetivo da toma deste chá é emagrecer, então os especialistas sugerem que se ingira este chá 30 minutos antes das refeições principais.
Qual é a quantidade que se pode tomar?
Os especialistas recomendam que se tome uma a duas chávenas de chá de hibisco por dia, ou seja, o equivalente a 200 ml diários.
Como deve tomar o chá de hibisco? Quente ou frio?
O chá de hibisco pode ser bebido quente ou frio. Para o consumir gelado, deve colocar no frigorífico até ao máximo de 6 horas, após ter sido preparado. Contudo, se quiser tirar o melhor partido dos seus benefícios e propriedades, então deve bebê-lo quente.
Quem pode tomar chá de hibisco?
Excetuando as pessoas para quem este chá está contraindicado (e que adiante enumeraremos), este chá pode ser consumido por todos.
É preciso ter em atenção que, como todos os chás, ele pode ter efeitos secundários indesejados. Efeitos como: dores de cabeça, náuseas, hipotensão, cãibras e complicações do fígado. Ele pode ainda interferir com a ação de alguns medicamentos, como os anti-hipertensivos e o paracetamol.

Quem não pode tomar chá de hibisco? Quem amamenta pode tomar?
Este chá está contraindicado em alguns casos.
Como ele diminui os níveis de estrogénio no organismo, ele não é recomendável a pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais.
Também não se deve beber chá de hibisco durante a gestação ou enquanto se amamenta, já que há uma alteração no equilíbrio hormonal e este chá atua sobre a musculatura do útero, o que pode provocar um aborto ou mutações genéticas no feto.
Os doentes com doenças cardíacas graves também não devem beber este chá, pois ele tem uma ação diurética, que leva à eliminação contínua de potássio e de outros eletrólitos, importantes para a saúde destas pessoas.
Porque é que o chá de hibisco causa infertilidade?
O chá de hibisco altera a fertilidade, pois inibe, temporariamente, a ovulação. Logo, ele também deve ser evitado pelas mulheres que estejam a tentar engravidar.

Como fazer chá de hibisco para emagrecer
Ingredientes
– 1 colher de sopa de flor de hibisco seca
– 400 ml de água fervente
Modo de Preparação
Para preparar o chá de hibisco, coloque a água a ferver e, quando levantar fervura, retire do lume.
Depois, junte as flores de hibisco, tape o recipiente e deixe descansar durante 10 minutos, antes de coar e de beber.
Como fazer chá de hibisco com canela e para que serve
A canela é capaz de potenciar o efeito termogénico dos alimentos, pois aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e elimina gorduras. Além de reduzir o açúcar presente no sangue, a canela dá um sabor adocicado ao chá.
Ingredientes
– 1 litro de água
– 2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada
– 1 canela em pau
Modo de Preparação
Aqueça a água até levantar fervura.
Desligue o lume.
Acrescente os restantes ingredientes e abafe a infusão durante 5 a 10 minutos. Beba de seguida.
Como fazer chá de hibisco com gengibre e para que serve
O gengibre contribui para perder peso e aumentar a imunidade, além de ajudar a eliminar gorduras e a acelerar o metabolismo. O seu poder anti-inflamatório evita problemas como gripe, dor de garganta, diabetes e celulite.
Ingredientes
– 500 ml de água
– 2 colheres de sopa de flor de hibisco desidratada
– 1 colher de sobremesa rasa de gengibre em pó ou um pedaço pequeno da raiz
Modo de Preparação
Aqueça a água até que ela forme bolhinhas.
Depois, retire do lume, junte o hibisco e o gengibre e tape durante 10 a 15 minutos.
Beba quente ou frio.
Como fazer chá de hibisco com cavalinha e para que serve
A cavalinha ajuda a perder peso e é diurética, anti-inflamatória e desintoxicante. Ela ajuda a acelerar o metabolismo, a reduzir a retenção de líquidos e a combater a flacidez e a celulite.
Ingredientes
– 1 litro de água
– 5 colheres de sopa da flor de hibisco desidratada
– 3 colheres de sopa de flor de cavalinha picada
Modo de Preparação
Ferva a água com o hibisco e a cavalinha.
Retire do lume e abafe a bebida por 10 minutos.
Coe, deixe arrefecer e beba 30 minutos antes das refeições.
Como fazer gelatina de chá de hibisco
Se está calor e um chá não é o que mais lhe apetece, então experimente fazer esta agradável sobremesa, que ajuda a reduzir o inchaço e a perder peso. Esta é uma sugestão diferente que mostra que o chá de hibisco pode ser usado noutro tipo de receitas, igualmente saudáveis.
Ingredientes
– 400 ml de chá de hibisco morno preparado com 2 colheres de sopa de hibisco desidratado
– 10 gramas de gelatina em pó incolor
Modo de Preparação
Adicione a gelatina ao chá e verta o preparado em taças.
Leve ao frigorífico até ficar firme.
Coma ao lanche.

Como melhorar o sabor do chá de hibisco
Nem todos apreciam o sabor deste chá que pode ser algo avinagrado. Claro que para melhorar o seu sabor não deve adicionar açúcar ao chá, caso contrário está a comprometer a sua eficácia enquanto bebida capaz de ajudar a perder peso.
Além da canela, que já mencionámos, há outros ingredientes que podem ser adicionados ao chá de hibisco para melhorar o seu sabor, sem comprometer a sua eficácia na perda de peso. Eis algumas sugestões:
– folhas de hortelã
– 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
– 1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado
– 1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
– 1/2 chávena (chá) de suco de limão-siciliano
– 1/2 chávena (chá) de água de coco
– 1/3 de chávena (chá) de suco de uva
Agora que já sabe tudo sobre o chá de hibisco, pode fazer um consumo mais informado e consciente desta bebida que, apesar dos benefícios, também pode ter efeitos indesejados em algumas pessoas.
Siga as indicações dos especialistas e usufrua de todas as vantagens das receitas que deixámos para si. Em caso de dúvida, não hesite em consultar o seu médico de família e saber se pode ou não incluir este chá na sua dieta diária.
Não se esqueça que este chá deve fazer parte de um estilo de vida saudável, marcado po um regime alimentar equilibrado e por uma atividade física regular.

Dados Nutricionais do Hibisco
Informações nutricionais |
|
por porção | |
Valor calórico | 74 kcal |
310 kJ | |
Gordura | 1,3 g |
Gorduras saturadas | 0,5 g |
Gorduras monoinsaturadas | 0,2 g |
Gorduras poliinsaturadas | < 0,1 g |
Carboidratos | 14,8 g |
Açúcares | 12,0 g |
Proteína | 0,9 g |
Fibra alimentar | 0,6 g |
Colesterol | 0,0 mg |
Sódio | < 0,1 g |
Água | 179,3 g |
Vitaminas |
|
por porção | |
Vitamina A | 0,0 mg |
Vitamina B1 | 2,6 mg |
Vitamina B11 | < 0,1 mg |
Vitamina B12 | 0,0 mg |
Vitamina B2 | 0,2 mg |
Vitamina B3 | 0,0 mg |
Vitamina B5 | 0,0 mg |
Vitamina B6 | 0,0 mg |
Vitamina C | 36,8 mg |
Vitamina D | 0,0 mg |
Vitamina E | 0,0 mg |
Vitamina K | 0,0 mg |
Minerais |
|
por porção | |
Cálcio | 2,0 mg |
Cobre | 0,1 mg |
Ferro | 17,3 mg |
Magnésio | 2,0 mg |
Manganês | 0,0 mg |
Fósforo | 6,0 mg |
Potássio | 18,0 mg |
Selênio | 0,0 mg |
Zinco | 0,2 mg |
Dados Nutricionais (Fonte: Yazio)

Chá de Hibisco para emagrecer e desinchar
Vídeo de : Joi Cozinha pratica
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos). Antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, deve ter o devido acompanhamento por alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se leu “Chá de hibisco: benefícios, contraindicações e como preparar” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Bibliografia:
- GAIA HERBS. Hibiscus Sabdariffa: A Research Review of Its Uses and Safety. Disponível em: <https://www.todaysdietitian.com/whitepapers/Hibiscus_Sabdariffa.pdf>. Acesso em 01 Mar 2021
- SURESH, V.; AMMAAN. Medicinal uses of Roselle (Hibiscus sabdariffa). Journal of Medicinal Plants Studies. Vol.5, n.4. 97-98, 2017
- BULLETIN OF ENVIRONMENT, PHARMACOLOGY AND LIFE SCIENCES . Roselle (Hibiscus sabdariffa L.) in Sudan, Cultivation and Their Uses. 2012. Disponível em: <http://bepls.com/may2012/10.pdf>. Acesso em 01 Mar 2021
quantos dias ele poder ser consumido.