Início Saúde Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Um chá que está na origem de diversos benefícios. Quer conhecê-los? Venha descobrir o Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer.

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer. Sabia que na Idade Média, como forma de proteger a família dos maus espíritos, as pessoas penduravam (nas nas noites de verão) erva-doce sobre as portas? As pessoas já desconfiavam nessa altura que esta planta podia ser bastante útil. Muitos historiadores defendem ter sido o imperador Carlos Magno a levar a planta para a Europa, tendo esta sido cultivada nas suas propriedades. Esta é uma planta medicinal que é muito utilizada contra diversos problemas de saúde. A erva-doce, que tem o nome científico de Pimpinella anisum (planta medicinal da família Apiaceae), é também conhecida por anis-verde, anis e pimpinela-branca.

O chá de erva-doce é algo que pode servir como um ótimo remédio caseiro, pois tem propriedades que estão na origem de diversos benefícios para a saúde. A erva-doce tem propriedades muito particulares. Uma das melhores formas de aproveitar os seus benefícios é com chá. Veja chá de erva-doce, conheça cinco benefícios deste chá.


Leia também: Açafrão com mel, remédio natural que não tem preço


Descubra 5 benefícios do Chá de Erva-doce

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Períodos dolorosos

Há investigadores a realizar um trabalho de investigação que analisa o papel da erva-doce na origem de uma ação que ajuda a impedir a contração do útero, algo que causa dor às mulheres com dismenorreia. Um problema comum para muitas mulheres é sofrer períodos dolorosos ou dismenorreia o que as leva a tomar medicamentos sem receita para tratar a dor sentida, nomeadamente medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Segundo o estudo, cerca de 10% a 20% das mulheres que sofrem de cólicas e desconforto severo ao longo do período menstrual não consegue encontrar algo que lhes cause alívio. Um estudo de 2012 sugeriu que a erva-doce pode ser útil nesse sentido, servindo como uma opção para essas mulheres que recorrem a tratamentos alternativos ou complementares.

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Cólicas

A erva-doce tem qualidades anti espasmódicas, por isso atua no sentido de reduzir sintomas de cólicas em bebés.

Reguladora do açúcar no sangue

O chá de erva-doce contribui para regular o açúcar no sangue.

Um estudo revelou que o extrato de erva-doce reduz os níveis de glicose no sangue a uma taxa que pode mesmo ser comparada à taxa apresentada por medicamentos anti-hiperglicémicos padrão.

Alívio da dor

O chá de erva-doce é também usado com a função de alívio da dor. Estudos revelam a descoberta de que o extrato de erva-doce contribui para a redução das indicações de dor, num valor semelhante ao que foi apresentado pela aspirina.

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Hidratação

O chá de erva-doce é uma bebida saborosa que não tem nem os benefícios, nem os malefícios da cafeína, mas que fornece às pessoas o benefício da hidratação. Todos sabemos como é importante para a saúde em geral manter o corpo bem hidratado!

Chá de erva-doce versus extrato de erva-doce?

Atenção que não é a mesma coisa falar em chá de erva-doce e falar em extrato de sementes de erva-doce. Enquanto os suplementos e extratos de ervas não são monitorizados pela Food and Drugs Administration (FDA) dos EUA, relativamente ao chá há essa monitorização.

O chá de erva-doce revela ser menos processado e, por isso, possui maior probabilidade de ser puro, com os impactos mensuráveis ​​e benéficos do chá de erva-doce a sugerirem várias razões para o beber.

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Chá de erva-doce

Este chá de erva-doce permite, por exemplo, combater os sintomas de gripe e resfriado, nomeadamente a tosse e o catarro.

Ingredientes

– 1 c. de chá com erva-doce seca

– 1 chávena de chá com água


Leia também: Vinagre de maçã e bicarbonato de sódio ajudam a perder peso


Modo de Preparação

– Coloque água fervente numa chávena com a erva-doce.

– Depois, tape a chávena e permita que assim descanse por 5 minutos.

– Posteriormente, coe e beba o seu chá.

Chá de Erva-doce
Chá de Erva-doce: benefícios e como fazer

Efeitos colaterais

Há raros relatos que podem surgir efeitos secundários como: náuseas, vómitos e reações alérgicas, nomeadamente se for consumido em excesso. Contudo, o chá de erva-doce normalmente não causa nenhum efeito colateral, se for bebido em quantidades consideradas adequadas.

No entanto, deve ter-se em conta que este chá não deve ser bebido por mulheres com cancro de mama ou por pessoas que fazem suplementação de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.