O chá de cavalinha tem muitos benefícios, mas também alguns riscos associados. Descubra se o chá de cavalinha tem contraindicações. O chá de cavalinha é um chá bastante popular devido a todos os benefícios e vantagens que pode ter para o bom funcionamento do nosso corpo e organismo. Este chá pode mesmo contribuir para perder peso e, por isso, é uma bebida presente em quase todos os programas dietéticos.
Contudo, isso não significa que o chá de cavalinha também não possa ter contraindicações ou riscos associados ao seu consumo. Fique a conhecer melhor esta bebida.
O chá de cavalinha tem contraindicações? Tome nota!
Gravidez e aleitamento
Não há estudos suficientes que garantam que é seguro beber chá de cavalinha enquanto se está grávida ou a dar de mamar. Por isso, nesta fase da vida é preferível evitar beber chá de cavalinha.

Carência de tiamina
O chá de cavalinha agrava uma carência em tiamina pré-existente. Isto, porque a cavalinha possui tiaminase, uma enzima que degrada a vitamina B1. A deficiência em tiamina pode estar na origem de doenças como beriberi e encefalopatia de Wernick.
Assim, quem sofre de carência nesta vitamina, o que é muito comum em pessoas com problemas de alcoolismo, deve evitar o consumo de chá de cavalinha.
Alergia
Quem tem alergia ao hapteno, uma proteína presente, por exemplo, nas cenouras, deve evitar o consumo de chá de cavalinha, uma vez que esta bebida possui esta substância.
Problemas hepáticos
Alguns investigadores têm concluído que o chá de cavalinha pode ter um efeito nocivo na saúde hepática. Isso pode dever-se ao uso cada vez mais frequente de suplementos herbais. Apesar destas conclusões não serem corroboradas por todos os autores e estudos, quem sofre de doença hepática crónica deve ter alguma cautela no consumo demasiado regular de chá de cavalinha.

Diabetes
Os diabéticos também devem evitar o consumo de chá de cavalinha. É que o efeito hipoglicemiante deste chá, somado ao efeito da farmacoterapia, pode causar hipoglicemias de grau II ou III em doentes diabéticos. Assim, se for diabético e beber chá de cavalinha, deve fazer um controlo glicémico mais atento e regular.
Potássio e sódio
Todos sabemos que o chá de cavalinha é super diurético. Por esse motivo, ele pode contribuir para a perda excessiva de sódio e de potássio, criando carências destes micronutrientes. Como consequência, o indivíduo pode sentir fraqueza muscular, cãibras, paralisia e alterações no ritmo cardíaco.
A carência de sódio também pode ter efeitos secundários, tais como: confusão, letargia, alterações da personalidade, hiper-excitabilidade neuromuscular, convulsões, coma, edema cerebral e morte.

Benefícios
O consumo de chá de cavalinha também pode ter vantagens para a saúde. Ele é capaz de evitar a osteoporose, a retenção de líquidos, as pedras nos rins e a ansiedade. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o chá de cavalinha tem um forte poder cicatrizante.
Contudo, para conseguir beneficiar destas vantagens, sem prejudicar a sua saúde deve, antes de começar a consumir este chá, consultar um médico ou nutricionista, de forma a definir qual a dosagem mais adequada para si, tendo em conta a sua idade, peso, altura e condições de saúde.
Como fazer chá de cavalinha
Fazer chá de cavalinha é muito simples e prático. Contudo, não se esqueça que antes de experimentar este chá, deve aconselhar-se junto de um especialista, de modo a garantir que o consumo deste chá é seguro para si.

Receita de Chá de cavalinha
Ingredientes
1 chá de água fervente;
1 colher de sopa de cavalinha.
Modo de Preparação
Para fazer o chá basta colocar a cavalinha na água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se gostou deste artigo “O chá de cavalinha tem contraindicações?” faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…