Início Saúde Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Chá de Alecrim, um chá com muitos benefícios, delicioso e bastante fácil de preparar. Conheça a receita, os benefícios e as contra-indicações.

Chá de alecrim
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Chá de Alecrim, um chá com muitos benefícios, delicioso e bastante fácil de preparar. Conheça a receita, os benefícios e as contra-indicações.

As propriedades do chá de alecrim já são há muito conhecidas e os seus benefícios para a saúde são mais que muitos. Ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico, melhorar as funções do fígado e dos rins, reduzir os danos causados pelos radicais livres e prevenir determinados tipos de cancro.

Além disso, este chá tem propriedades antisséticas, antiespasmódicas, estimulantes, expectorantes, diuréticas, descongestionantes, funcionando ainda como relaxante muscular.

Contudo, há que ter noção que só conseguirá tirar partido destas vantagens, se consumir regularmente este chá, duas a três chávenas por dia. Saiba mais.

saúde
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Benefícios do chá de alecrim e como prepará-lo

O alecrim é um arbusto de origem mediterrânica, muito popular pelo seu aroma agradável e uso como tempero culinário. Porém, o óleo desta erva tem propriedades medicinais, assim como o seu chá que pode trazer vários benefícios para a saúde.

Não é por acaso que, desde os tempos das primeiras civilizações, o alecrim era utilizado para tratar problemas de pele, de memória, infeções, indigestão e até para estimular a circulação. Os benefícios deste chá estão relacionados com a presença de substâncias como: borneol; cânfora; pineno; cineol; mirceno.

Benefícios

Melhora a memória

Um estudo publicado na Therapeutic Advances in Psychopharmacology avaliou a relação entre a concentração de um dos principais compostos do alecrim no sangue e a melhoria da função cognitiva.

De acordo com a pesquisa, os participantes que apresentavam concentrações mais elevadas de 1,8 cineol na circulação sanguínea obtinham melhores resultados em determinadas tarefas mentais. A investigação adianta, ainda, que este composto é capaz de inibir as enzimas acetilcolinesterase e butirilcolinesterase, que atuam na degradação da acetilcolina.

Com a ingestão de chá de alecrim, há um aumento da concentração desta substância no cérebro, a qual melhora, especialmente, a capacidade de memorização e concentração, além de prevenir o declínio cognitivo relacionado com o envelhecimento.

saúde
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

É antibactericida

Os fitoquímicos do chá de alecrim têm propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Logo, este chá melhora e fortalece o sistema imunitário. Os antioxidantes desta planta funcionam, assim, como uma espécie de segunda linha de defesa, bloqueando os agentes agressores.

Mais especificamente, as investigações concluíram que este chá é capaz de eliminar diferentes tipos de bactérias, inibir a proliferação de patógenos e combater infeções fúngicas.

Tem função antioxidante

Os compostos antioxidantes do alecrim ajudam a proteger os neurónios dos danos degenerativos de algumas doenças. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Neurochemistry, o alecrim contém ácido carnósico, um composto fenólico que dificulta a ação dos compostos oxidantes nas células cerebrais. Por isso, o chá de alecrim previne a neurodegeneração e ajuda a manter o bom funcionamento cerebral.

Reduzindo a atividade dos radicais livres, o chá de alecrim consegue também retardar o envelhecimento da pele e de todo o organismo, diminuindo o risco de vir a ter algumas doenças.

Chá de Alecrim
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Melhora a digestão

Esta erva combate a dispepsia, isto é, a sensação de estômago pesado, após as refeições. Portanto, o chá de alecrim é muito recomendado para casos de indigestão, dor de estômago, gases, azia, ardor e sensação de enfartamento.

Trata o eczema

Uma infusão de alecrim pode servir, também, para tratar a pele. A aplicação do chá sobre uma área afetada melhora os sinais de eczema, por exemplo. O uso do chá duas a três vezes por dia é suficiente para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação, a vermelhidão e a coceira.

Previne o cancro

São vários os estudos que relacionam o consumo de alecrim ou o uso de óleos de alecrim com a diminuição do risco de vir a ter cancro. Muitas pesquisas concluíram que o alecrim inibe o desenvolvimento e crescimento dos tumores cancerígenos, podendo reduzir em metade a probabilidade da incidência de cancro.

Claro que para melhores resultados, há que combinar o chá de alecrim com uma dieta rica em frutas e verduras, para que a ingestão de antioxidantes pelo organismo seja maior.

Chá de Alecrim
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Melhora a circulação

O chá de alecrim atua diretamente no fluxo sanguíneo, baixando a tensão arterial e aumentando a quantidade de nutrientes transportada para as células. Ajuda, ainda, a melhorar a oxigenação para os músculos e outras regiões do corpo, assim como a potenciar o desempenho desportivo, a regeneração dos músculos no pós-treino e o metabolismo.

Neste sentido, há uma redução das dores reumáticas (como a artrite) e um alívio das lesões desportivas.

Fortalece o couro cabeludo

Segundo uma investigação publicada no Journal of the Medical Association Dermatology (JAMA Dermatology), o chá de alecrim previne a caspa e a alopecia. Faça uma infusão com 30g de folhas de alecrim desidratadas e um litro de água. Deixe repousar de um dia para o outro e, depois, utilize essa mistura para enxaguar os cabelos, após a aplicação do champô.

Chá de Alecrim
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Reduz o stress e melhora o humor

De acordo com o Medical Center da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos da América, o chá de alecrim tem propriedades calmantes e relaxantes, pois reduz os níveis de cortisol, a hormona do stress.

Portanto, recomenda-se a toma de uma ou duas chávenas deste chá por dia, de modo a reduzir a ansiedade e melhorar o humor, já que esta bebida tonifica o fígado.

Protege a visão

Uma pesquisa publicada na Investigative Ophthalmology & Visual Science concluiu que o ácido carnósico, um dos compostos ativos do alecrim, melhora a saúde ocular. Por isso, a ingestão do chá de alecrim pode prevenir e tratar doenças que afetam a retina, como a degeneração macular.

CONTRA-INDICAÇÕES

Gestantes;
Utilizadores de medicamentos anticoagulantes;
Hipertensos.

Chá de Alecrim
Chá de alecrim: receita, benefícios e contra-indicações para a saúde

Receita de chá de alecrim

Ingredientes

Folhas de alecrim

Água

Limão

Gengibre

Mel

Modo de Preparação

– Aqueça o equivalente a duas chávenas de água quente.

– Retire do lume, assim que iniciar a fervura.

– Acrescente duas colheres de folhas de alecrim e deixe repousar por 10 minutos.

– Coe e junte algumas gotas de limão, raspas de gengibre e uma colher de chá de mel.

Teresa Santos
Com formação em Humanidades, tem na investigação e na escrita a sua principal atividade. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.