Castanhas quentes e boas! Quentes e boas!
Ricas em hidratos de carbono e minerais, as castanhas podem ser usadas na confeção de vários pratos e até bebidas, com benefício para a saúde.
É quando chega o outono que os cartuchos de castanhas assadas encaixam na perfeição dos dias frios, mas este fruto está cada vez mais presente à mesa, recuperando a tradição de outros tempos, em que a castanha substituía os cereais no acompanhamento alimentar das principais refeições.
Diz o ditado que “em dia de São Martinho vai-se à adega e prova-se o vinho”! Na realidade, é tradição que em época de S. Martinho, à prova do vinho, jeropiga ou água-pé, se juntem as castanhas assadas, quentes e boas!
As características nutricionais do vinho, sobretudo a sua riqueza em polifenóis com ação antioxidante, protetores do desenvolvimento de patologias cardíacas encontram-se amplamente estudadas e documentadas. Contudo, devemos consumi-lo com moderação!
Relativamente às castanhas, os factos nutricionais falam por si:
O valor nutricional das castanhas
A castanha é um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos, contendo um elevado teor em amido e fibra. Por outro lado, o seu conteúdo em água é de cerca de 50%.
É também uma excelente fonte de minerais, como o potássio, o magnésio e o fósforo, além de conter vitamina B.
Ajuda, por isso, a manter o sistema nervoso saudável, sendo recomendada a pessoas sujeitas a stresse físico ou psicológico, ajudando-as a relaxar e até a dormir.
A castanha está também indicada para apoiar grandes esforços intelectuais, pois fortalece as funções do cérebro.
(cont.)
Comentários 2