Já pensou qual a melhor maneira de cozinhar a carne para a saúde do seu organismo? Carne assada, frita ou cozida: qual a mais saudável? A carne vermelha é uma proteína de alto valor biológico, pois contém aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, ferro e zinco. Contudo, o seu consumo também tem vindo a ser associado às doenças cardiovasculares e ao cancro, por causa do seu elevado teor em gorduras.
Alguns destes riscos estão relacionados com uma substância tóxica que se forma quando a carne atinge uma temperatura alta, em grelhados ou quando frita na frigideira, formando uma crosta escura. Essa substância ou substâncias são, na verdade, compostos chamados de aminas heterocíclicas, os quais poderão gerar radicais livres no nosso organismo, responsável pelo stress oxidativo e por danos no DNA. Portanto, resta saber qual a maneira mais saudável de consumir a carne.
Leia também: 7 erros comuns ao cozinhar carne: o que deve evitar fazer

Carne assada, frita ou cozida: qual a mais saudável?
Carne cozida
Para evitar o risco das doenças já referidas, o mais recomendado é mesmo consumir a carne cozida, pois assim não há lugar à formação daquela substância tóxica. A perda de nutrientes também não é muito significativa e até pode optar por cozer a vapor.
Se cozer em água, pode sempre aproveitar a água da cozedura para fazer sopas e risotos, congelando esse caldo.

Grelhador ou frigideira
Quem cozinhar a carne no grelhador (ou churrasco) ou na frigideira, deve mariná-la com limão, cebola e alho, pois estes ingredientes têm compostos bioativos, como os flavonoides, que evitam a formação da tal substância prejudicial ao organismo. Além disso, deve deixar a carne cozinhar até ela atingir o ponto certo.

Outras considerações
Idealmente, deve privilegiar-se uma carne magra, pois as carnes com muita gordura podem fazer aumentar os níveis de colesterol. Por isso, a carne vermelha só deve ser consumida até duas vezes por semana, em porções não superiores à carta de um baralho. Também é importante evitar as carnes processadas, pois elas são ricas em aditivos químicos prejudiciais à saúde.
Outra conclusão relevante de um estudo feito no Reino Unido é que é benéfico incluir fontes de fibras ao mesmo tempo que se consome carne vermelha, pois isso diminui o risco de certas doenças, uma vez que as fibras aceleram o ritmo intestinal e facilitam eliminação das toxinas do intestino. Assim, deve sempre acompanhar, especialmente as carnes vermelhas, com vegetais.
Leia também: 12 dicas para aprender a assar carne na perfeição

Receita de vitela assada com vinho
Ingredientes
– 1,5kg de pernil de vitela desossado
– 1 chávena de (chá) de vinho tinto seco
– 5 colheres (sopa) de caldo de carne
Modo de Preparação
– Num pirex, tempere a vitela com o caldo de carne e o vinho.
– Tape com papel de alumínio e leve ao frigorífico, durante 1 hora.
– Leve ao forno, pré-aquecido a 200°C, durante 1 hora.
– Retire o papel de alumínio e deixe dourar durante mais 30 minutos.
– Sirva acompanhado com batatas assadas ou cozidas.